Entre os assuntos, Agostinho Basso esclareceu dúvidas relativas ao fechamento de bares e casas agropecuárias/Paulo Henrique Sava, com informações da SECOM/Prefeitura de Irati
![]() |
Coordenador do COEF, Agostinho Basso, esclareceu dúvidas a respeito do fechamento do comércio em Irati. Foto: Reprodução WhatsApp |
Ainda em empresas do ramo alimentício, como restaurantes e panificadoras, será permitida a entrega de produtos no balcão e delivery. Nestes locais, o funcionamento aos domingos será permitido apenas por delivery. Bares devem permanecer fechados até o fim da vigência do decreto atual, não podendo trabalhar nem por delivery ou drive-thru.
Sobre as agropecuárias, o coordenador do COEF esclareceu que estes estabelecimentos também devem trabalhar de portas fechadas e apenas com delivery. “Nem retirada no balcão, apenas a empresa, via WhatsApp, telefone ou e-mail, pega o pedido e leva até a casa do cliente”, pontuou.
Lojas pets, que trabalham especificamente com banho e tosa, devem permanecer fechadas, pois estas atividades não são consideradas essenciais pelo COEF.
Oficinas de lataria e pintura, mecânicas e borracharias devem atender apenas serviços de emergência. Segundo Agostinho, algumas empresas deste ramo foram flagradas trabalhando normalmente na manhã de quinta-feira. “Elas devem atender aquilo que, de fato, não pode locomover o carro, que dificulte a locomoção do automóvel, da moto, seja o que for. Não pode as oficinas de lataria e pintura estarem com portas abertas, como vimos hoje (quinta-feira) pela manhã aqui na cidade, devem obedecer ao decreto e permanecer de portas fechadas. Em uma urgência, podem atender dentro do estabelecimento, mantendo as portas fechadas”, frisou.
Assim como clínicas odontológicas e médicas, as clínicas de fisioterapia podem atender apenas casos de urgência e emergência, além de pessoas que tiveram Covid-19. Outras situações devem ser remarcadas. “O profissional (fisioterapeuta) é suficientemente capaz, responsável por entender aqueles pacientes que podem ser remarcados e os casos que se caracterizam por necessidade de atendimento imediato. Se houver um paciente que necessite de atendimento imediato, os fisioterapeutas podem abrir seus consultórios e clínicas para receber estes pacientes e atendê-los de portas fechadas”, comentou.
Escolas e universidades particulares estão com todas as atividades presenciais suspensas, mesmo com o anúncio do retorno ao modelo híbrido feito pelo Governo do Estado recentemente, segundo Agostinho. “Estão suspensas de modo presencial todas as aulas para todas as idades e instituições, inclusive aulas práticas e estágios, até 02 de junho. Soubemos que o Governo do Estado acabou liberando algumas atividades das escolas, mas o decreto municipal, por ser mais restritivo, é soberano, e, portanto, estão canceladas as atividades em todo o município de Irati”, comentou.
O decreto também determina o fechamento de academias particulares, parques e praças públicas para prática esportiva. Atividades religiosas podem continuar sendo realizadas, respeitando o limite de 25% da capacidade de público de cada templo.
Aos domingos, apenas postos de combustíveis, farmácias e distribuidoras de gás poderão funcionar. Agostinho ressaltou que estas medidas são necessárias por conta da preocupação com o aumento expressivo de casos de Covid-19 em Irati nos últimos dias. “Por isto, pedimos mais uma vez a compreensão, a colaboração, o entendimento e a empatia para que possamos minimizar, estabilizar e achatar estes números, para que aqueles que realmente venham a precisar dos equipamentos de saúde possam encontrar uma vaga e, desta forma, serem atendidos”, finalizou.
Atendimento na Prefeitura – A Prefeitura de Irati retomará o atendimento ao público nesta segunda-feira (24), mas apenas com agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3132-6100.