Consórcio de Saúde fará ações para prevenção de suicídios em Irati nesta terça-feira

Atividades integram a campanha “Setembro Amarelo” e serão realizadas a partir das 09h30min no Parque…

09 de setembro de 2024 às 16h51m

Atividades integram a campanha “Setembro Amarelo” e serão realizadas a partir das 09h30min no Parque Aquático/Paulo Sava

Campanha “Setembro Amarelo” terá diversas atividades nesta terça-feira, 10, no Parque Aquático. Foto: Divulgação

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) promoverá ações para prevenir suicídios nesta terça-feira, 10, a partir das 09h30min no Parque Aquático de Irati.

As atividades integram a campanha “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo fazer com que as pessoas busquem ajuda para evitar os suicídios, tema que, em alguns casos, é negligenciado.

Programação – A programação começará às 09h30min com uma palestra ministrada por Agostinho Vanderlei Basso. Em seguida, haverá uma aula de alongamento e dinâmica com a professora Daline Machula. Logo após, será feita uma apresentação de ballet, com performance de Cristina Barra do Amaral Bittencourt e Rafaelly Mitz e coreografia de Ana Flávia Martins. A parte musical ficará por conta de Ingrid Langner e Marcos Lima Júnior. A organização pede que os participantes compareçam utilizando camiseta branca ou amarela.

Campanha – A campanha “Setembro Amarelo” foi instituída há 25 anos. A data foi escolhida por conta da morte do jovem norte-americano Mike Emme, de 17 anos, que tirou a própria vida em 1994, dentro de um carro amarelo. Durante o funeral, familiares e amigos do jovem distribuíram cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem passando por algo parecido.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Em nota enviada à nossa reportagem, a organização do evento ressalta que o estigma que envolve a saúde mental é um dos obstáculos para a prevenção de doenças mentais. Na maioria dos casos, as pessoas preferem sofrer em silêncio, com medo de serem julgadas ou estigmatizadas.

“Pergunte a alguém como ela realmente está e esteja disposto a ouvir, sem julgamentos. Incentivar alguém a procurar ajuda profissional pode ser um passo crucial na prevenção do suicídio. Setembro Amarelo é mais do que apenas um mês de conscientização; é um lembrete de que a prevenção do suicídio é uma jornada contínua. Devemos continuar a aprender, crescer e criar um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para buscar ajuda e compartilhar suas dores sem medo”, diz um trecho da nota.

Foto: Divulgação
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.