Consórcio de saúde entra na Justiça para receber de prefeituras do Paraná

23 de outubro de 2014 às 15h18m

Consamu criou até um setor de cobrança para receber dos inadimplentes.
Atendimento de urgência e emergência funciona desde 2013 no oeste.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Cascavel


O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu) criou um setor de cobrança para tentar receber dos municípios que têm dívidas com o consórcio, mas como recebeu apenas parte dos pagamentos, a solução encontrada foi cobrar judicialmente as 30 prefeituras que têm dívidas em atraso.

O atendimento de urgência e emergência de toda a região oeste começou a funcionar em outubro de 2013, e desde então, as prefeituras deveriam pagar por mês R$ 0,99 por habitante. Porém, dos 43 municípios que fazem parte do consórcio, apenas 13 estão pagando.

O Consamu encaminhou o problema ao Ministério Público (MP-PR). “Nós não vamos interromper essa prestação de serviço, justamente por isso que resolvemos encaminhar para o Ministério Público e efetuar as cobranças judiciais porque é obvio que eles têm que pagar. Por parte do prefeito ele pode, inclusive, responder criminalmente a uma improbidade administrativa que pode acarretar em perda dos direitos políticos, pagamento de eventuais prejuízos e prisão”, diz o coordenador jurídico do Consamu, Rafael Brugnerotto.

A promotoria já abriu processo contra as prefeituras de Lindoeste, que não pagou nenhuma prestação e deve R$ 110 mil,  Pato Bragado, que tem parcelas de 2013 em atraso e Campo Bonito, que não pagou nada este ano. Esses são os casos mais graves, conforme o Consamu.

O secretário de Finanças de Lindoeste, Marcos Hilário, disse que até a próxima semana vai encaminhar uma proposta para quitar a dívida com o Consamu. Hilário afirmou ainda. que o serviço é inviável para a cidade porque é muito caro e o hospital municipal faz os atendimentos de urgência e emergência. Já os responsáveis pelas prefeituras de Pato Bragado e Campo Bonito não foram localizados.





Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.