Discussão sobre os benefícios da revitalização das duas ruas foi o tema principal da reunião mensal do Conselho de Trânsito de Irati
Da Redação
Readequação da Rua 19 de Dezembro. Um assunto que está gerando bastante polêmica entre à população de Irati. Na última quinta feira, 20, o tema voltou a ser debatido, desta vez durante a reunião mensal do Conselho de Trânsito, realizada na Casa dos Conselhos. Participaram do evento o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Diórgenes Ditrich, que também presidente do Conselho de Trânsito, e os conselheiros, Major Taborda, Silmar Dietrich, Roni Surek, Jorge Zen, Anderson Fillus, Josué Hilgemberg representando a empresa Transiratiense e Sérgio Caetano.
No início da reunião foram apresentados alguns requerimentos de comerciantes que reclamam de perdas nas vendas, em função da redução do espaço do estacionamento e da mudança de sentido da rua, que passou a ter o seu trânsito binário.
Diórgenes explicou aos presentes que as intervenções são necessárias para “devolver” a calçada para os pedestres. Ele defende a mudança amparado na resolução NBR 9050. A norma exige que os pedestres tenham acessibilidade a calçadas, bancos e rampas para deficientes, pessoas com mobilidade reduzidas e com deficiência visual.
Consultados sobre as mudanças os conselheiros se mostraram satisfeitos com as justificativas apresentadas por Diórgenes, que defende a substituição do petit-pavet pelo paver nas calçadas. Em entrevista a nossa reportagem na semana passada, Diórgenes afirmou que o paver é o tipo de piso mais adequado as inclinações e irregularidades das ruas de Irati. Segundo ele o petit-pavet é uma pedra que se solta devido ao longo tempo de uso. Para Diórgenes, a mudança irá diminuir, inclusive os atos de vandalismo da população, que costuma arremessar nas vias os objetos soltos ou utilizá-los em caso de briga.
Zeferino Bittencourt
A pedido da comissão de trânsito também estiveram presentes na reunião, o provedor da Santa Casa, Germano Strasmann, o Presidente do Conselho Deliberativo, Ico Andreassa e o administrador do Hospital, Sidnei Barankewicz que analisaram a possibilidade da Rua Zeferino Bittencourt, também ser revitalizada.
O projeto foi discutido de forma intensa entre os representantes da Santa Casa e os conselheiros, em função das modificações previstas que são: o alargamento da calçada, a mudança do ponto de táxi e da área de estacionamento que deverá ser única. Uma das preocupações é de que mudança na rua poderá ocasionar o aumento da velocidade dos condutores que estejam transitando em direção a Avenida Presidente Getúlio Vargas. Diórgenes esclareceu a situação, afirmando que não haverá nenhum problema nesse sentido, pois serão colocadas duas faixas elevadas, que servirão como redutores de velocidade.
Para ficarem por dentro do projeto, os conselheiros apresentaram sugestão para que Diórgenes faça uma montagem em 3D demonstrando como ficaria o espaço após a revitalização. Ficou definido que Andreassa será o responsável em entregar esse projeto aos administradores do hospital.