Conheça o sistema de produção de fios e cabos da empresa Iraflex

Empresa iratiense produz fios de cobre certificados pelo INMETRO Paulo Henrique Sava Quem procura solução…

19 de junho de 2015 às 11h40m

Empresa iratiense produz fios de cobre certificados pelo INMETRO

Paulo Henrique Sava

Quem procura solução para problemas com as instalações elétricas, pode encontrar bem perto de casa. A reportagem da Najuá foi conhecer o trabalho da Iraflex, uma empresa que está instalada há quase um ano em Irati e atende toda a região com a fabricação de fios e cabos elétricos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Em entrevista, um dos proprietários da empresa, o engenheiro Marcos Filipak, comentou que a Iraflex produz fios residenciais flexíveis, sólidos e paralelos. “A matéria-prima principal é o cobre, que nós compramos em São Paulo, de empresas credenciadas junto ao INMETRO, que nos fornecem o arame propriamente dito, tanto sólido como em cordas, e a nossa indústria está voltada ao recobrimento desta matéria-prima nobre, que é o cobre, com o PVC anti-chamas. Este é o nosso trabalho junto ao INMETRO e à sociedade: fornecer um produto com qualidade para este mercado”, comentou.

De acordo com Filipak, a Iraflex abrange o mercado regional e também vende seus produtos em outros estados do Brasil, fabricando fios e cabos para a construção civil e para outras áreas. “Estes fios elétricos são usados também nas áreas automotiva, de jardinagem e na iluminação em geral, eu diria”, comentou.

{JIMG0}Produção

Filipak explica que o processo de produção dos fios e cabos tem início em São Paulo, com a aquisição do cobre e do PVC anti-chamas. “O mercado, infelizmente, oferece diversas opções para você trabalhar junto ao INMETRO ou não. A Iraflex, sendo uma empresa nova, com pessoas conceituadas em termos de conhecimento técnico, optou por trabalhar dentro das normas, e este é o nosso lema, assegurando que o consumidor tenha a garantia de um produto com qualidade”, destacou.

O engenheiro comenta que, quando a mercadoria adquirida chega até a empresa, algumas amostras são testadas em laboratório para se atestar a qualidade do cobre e se o material está dentro das normas do INMETRO. “Por exemplo, se chegarem cinco bobinas, eu sou obrigado a pegar uma amostra de pelo menos três bobinas para ver se aquele rol está dentro das normas ou não. Se aprovado, ele vai para o processo de industrialização, que envolve a máquina extrusora, que vai puxar este cobre e agregar o PVC em cima”, explicou Filipak.

Segundo o engenheiro, a empresa que vende o PVC também fornece um certificado de garantia do produto. “Os dois materiais utilizados como matéria-prima são certificados com a garantia que nós aplicamos em nossa matéria-prima”, destacou.

Filipak diz que, após este processo, ocorre o encobrimento do cobre pelo PVC. Depois disso, são feitos rolos de fios com 100 metros de comprimento. Esses rolos serão destinados ao consumidor final ou podem ser revendidos em lojas de materiais elétricos e de construção, seja na região Centro-Sul do Paraná ou em outros estados do Brasil.

O engenheiro comenta que o consumidor pode entrar em contato diretamente com a Iraflex para adquirir fios e cabos elétricos. “A Iraflex está aberta ao público em geral, para todos os consumidores, e que eles se sintam no direito de optar por comprar ou na indústria ou no comércio, pois a Iraflex está aberta às duas áreas, ao comércio atacadista ou direto ao consumidor”, destacou.

O empresário destaca ainda que a renda gerada pela empresa é reinvestida no município, através do pagamento de impostos. “Já que somos naturais de Irati, pessoas conhecidas por muitos, ficaríamos muito agradecidos pela visita, independente da aquisição ou não, para conhecer o produto que está sendo vendido na região, porque a gente escuta muito por aí que o fio de Irati não presta. Porém, eu digo que Irati hoje vende fios com qualidade para qualquer pessoa com conhecimento ou leiga, para a gente demonstrar todo o conhecimento técnico que qualquer consumidor queira ter na aquisição de um fio elétrico”, comentou.

Filipak garante que o produto fabricado pela Iraflex é de qualidade e está dentro das normas. “O consumidor fica livre para levar para qualquer pessoa com conhecimento e comprovar o que nós estamos produzindo”, concluiu.

Além de Marcos Filipak, a empresa Iraflex conta com os sócios Ademar Rocha, Evandro Zanlorenzi e Lucas Laurindo. Já o reboucense Alexandre auxilia na produção dos fios e cabos elétricos.

Contato

O consumidor que pretende adquirir produtos da Iraflex pode entrar em contato pelo telefone (42) 3422-6854 ou visitar a empresa, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 1.770, ao lado de um posto de combustíveis.

Confira como funciona o processo de produção dos fios nas imagens de Paulo Henrique Sava.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.