Audiência será realizada nesta quinta-feira, às 19h, no barracão do Sérgio Czkalski, na localidade de Pinheiro Machado, em Irati, com objetivo de apresentar o projeto técnico de adequação, manutenção e melhorias de estradas rurais

O Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional (Conder) realiza uma audiência pública nesta quinta-feira, às 19h, no barracão do Sérgio Czkalski, na localidade de Pinheiro Machado, em Irati, com objetivo de apresentar o projeto técnico de adequação, manutenção e melhorias de estradas rurais, por meio da Patrulha Rural.
Devem comparecer na audiência quem possui propriedades nas divisas dos trajetos entre Rio da Prata/Valeiros, Cadeadinho/Pinheiro Machado, Itapará/Campina Branca e Governador Ribas. O projeto deve realizar melhorias nas comunidades deRio da Prata, Itapará, Pinheiro Machado, Campina Branca e Governador Ribas. A reunião deve contar com a participação do presidente do Conder, Leandro Jasinski, que é prefeito de Rio Azul, do prefeito de Irati, Emiliano Gomes, que é vice-presidente do Conder, além da equipe técnica da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar).
O que é o programa Patrulha Rural?
O programa Patrulha Rural é desenvolvido desde 2017 pelo governo estadual com a finalidade de auxiliar os municípios na recuperação das estradas rurais. O programa é administrado pelos consórcios das associações de municípios, como é o caso do Conder.
As máquinas utilizadas para abrir bueiros, limpar estradas e realizar o patrolamento e cascalhamento, por exemplo, são cedidas pelo governo do Estado. As prefeituras são responsáveis pelo combustível e manutenção dos equipamentos. Já os funcionários contratados são pagos pelo Conder, que divide o custo entre os municípios consorciados. Em alguns casos, as prefeituras também disponibilizam maquinário próprio para auxiliar os trabalhos. Já a população também tem papel importante ajudando a remover cerca de terrenos para alargar estradas.
Os municípios que fazem parte do Conder são os dez que fazem parte da Amcespar (Irati, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Guamiranga, Prudentópolis, Rio Azul, Rebouças, Mallet, Imbituva e Inácio Martins) e também São Mateus do Sul, que entrou no consórcio justamente para ser beneficiado com o programa da Patrulha Rural.
• Siga o canal Najuá no WhatsApp