Concurso Literário de Haicai está com inscrições abertas

Inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto. Haicai é um tipo de…

12 de junho de 2023 às 21h46m

Inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto. Haicai é um tipo de poema com origem japonesa e descreve a natureza/Texto de Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Sava

Professoras Eliane Maria Born Boff e Dorotéa Iantas Miskalo contaram detalhes do Concurso Literário de Haicai Professor José Maria Orreda em participação no programa “Meio Dia em Notícias” da Super Najuá. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

Estão abertas até o dia 18 de agosto as inscrições para o 2° Concurso Literário de Haicai Professor José Maria Orreda, em Irati. O concurso premiará com certificado e publicação em livro os melhores haicais produzidos pelos candidatos.

Neste ano, o tema escolhido é “Outono”. Em entrevista à Najuá, a professora Eliane Maria Born Boff, do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais, explicou que o tema propicia explorar a criatividade dos participantes ao expressar a natureza. “As árvores vão mudando de cor, você olha já é outra paisagem. A finalidade de divulgar o poema de Haicai é a natureza. Começou no Japão. O haicarista percebe todas as nuances, as mudanças do tempo, muito ligado com a natureza. O outono agora está nos apresentando uma natureza muito linda”, disse Eliane.

O Haicai é um tipo de poema com origem japonesa e descreve a natureza. “O Haicai é constituído de três versos, ou seja, três linhas. Três linhas chamada de verso e que vai retratar o momento aqui e agora da natureza”, conta a professora Dorotéa Iantas Miskalo, que também faz parte do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais.

Considerado a menor forma poética do mundo, o Haicai não possui rimas, mas precisa obedecer a algumas regras. “Ele é constituído de 17 sílabas ou sons distribuídos em versos de cinco, sete, cinco sílabas, ou sons respectivamente. Ele contém uma referência à natureza por meio de palavras ligadas às estações do ano. Nós escolhemos o outono, a estação que estamos vivenciando”, explica Dorotéa.

O concurso é aberto a todas as idades, sendo que os candidatos serão separados em categorias: Infantil, até 12 anos; o Juvenil, até 17 anos e Adultos, nas demais idades.

Além das escolas e o público mais jovem, a organização também convida pessoas mais velhas interessadas em participar do concurso. “Eu até convido as pessoas de mais idade para fazer esse exercício haicai, para participar da reunião, porque ele é a poesia da síntese. Ele não tem rima. É um exercício muito interessante para você treinar a mente. É muito bom para conectar com a natureza e valorizar o presente”, afirma Eliane.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de agosto de forma online pelo e-mail chaodospinheiras@hotmail.com. É permitido uma única inscrição por autor, em um único âmbito, com no máximo dois haicais (podendo ser premiado apenas um). No corpo do e-mail, o candidato deverá colocar a identificação do autor, com nome completo, categoria que concorre, data de nascimento, endereço completo, telefone, e-mail, CEP, cidade e País. O poema inscrito deve conter a palavra “outono” para ser classificado. O regulamento completo está disponível no site www.kakient.com. Confira o regulamento abaixo

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

O concurso é uma homenagem ao professor José Maria Orreda, que foi professor de Educação Física, historiador e jornalista. Em sua trajetória como chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, ele oportunizou a prática da poesia haicai, na rede de ensino da região, bem como incentivou a participação em concursos, o que rendeu aos alunos e professores da região Centro-Sul do Paraná, grande destaque no cenário nacional e mundial no Japão, com registro em Antologias com haicais publicados em português e japonês.

A primeira edição do concurso foi em 2018. No ano seguinte ocorreu a publicação em livro dos poemas classificados. Com a retomada após a pandemia de Covid-19, a organização espera superar o sucesso da primeira edição. “A participação foi ótima, foi muito boa [na primeira edição do concurso]. Inclusive, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, da Cultura, do Núcleo Regional de Educação, a abrangência para os alunos é muito grande. A participação foi maravilhosa nesse primeiro concurso e esperamos que seja nesse também a participação dos alunos, tanto da rede municipal, estadual, de abrangência regional e outras abrangências também”, conta Dorotéa.

Concurso de Haicai é realizado pelo Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais com apoio das instituições de ensino de Irati. Foto: Divulgação

O vencedor do concurso será conhecido na primeira quinzena de outubro, por meio do e-mail do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais e da imprensa regional. Já a certificação dos poemas classificados acontecerá no 8º Encontro Regional do Haicai que acontece no dia 9 de novembro, em Irati, na Faculdade São Vicente. Quem não puder participar pessoalmente, receberá o certificado pelo correio.

O 2º Concurso de Haicai Professor José Maria Orreda é organizado pelo Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais e conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação de Irati, da Prefeitura de Irati, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e de Comunicação Social, da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), do Instituto Federal do Paraná (IFPR-Campus Irati), da Unicentro, do Centro Cultural Clube do Comércio, da Faculdade São Vicente e do Grêmio Haicai Ipê de São Paulo.

Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais: Criado há 17 anos, o Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais possui reuniões mensais no Centro Cultural Clube do Comércio para estudar, produzir e divulgar o Haicai. “As reuniões são presenciais e online, no segundo sábado do mês, das 14 h às 16 h. O convite é extensivo a quem desejar participar das reuniões”, convida Dorotéa.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.