Objetivo da pesquisa é de identificar pontos importantes da cultura, do artesanato e da gastronomia que tragam uma memória afetiva do município e possam ter potencial turístico/Paulo Henrique Sava
Presidente do Conselho Municipal do Turismo de Irati (COMTUR), Vanessa Alberton. Foto: Paulo Henrique Sava |
“Hoje temos o borrego no rolete, que tem um conceito forte, mas não é algo que se tem no dia a dia nos restaurantes. Gostaríamos de ter algo mais usual e concreto para dizermos que é nosso prato típico. Prudentópolis tem o pierogue, que você já relaciona o nome (do município) com o prato, e nós precisamos destes detalhes importantes para a nossa aceitação dos moradores e turistas. É bacana ter este conceito formado”, frisou.
Para que as pessoas possam participar da pesquisa, foi criado um link que está sendo divulgado nas redes sociais do COMTUR e da ADECSUL. “Contamos com a participação de todos, não só para responder, mas compartilhando para que esta pesquisa chegue a um número maior de pessoas possível para responder e participar com a gente”, comentou Vanessa.
Café da manhã especial – Para marcar o Dia Municipal do Turismo, celebrado no último dia 16, foi realizado no sábado, 17, um café da manhã especial com os membros do Conselho e pessoas das famílias da comunidade do Pinho de Baixo na Pasta Dei Nonni. O grupo aproveitou para visitar a localidade e foi até a Pousada Dom Ignácio de Loyola, que tem como foco principal a sustentabilidade e a preservação ambiental. Os visitantes terminaram o tour pelo Pinho de Baixo no museu Casa Dei Nonni.
Mesmo sendo restrito, na visão de Vanessa, o passeio cumpriu sua meta de fazer um encontro alusivo ao turismo no município. “Foi um passeio bem bacana, que, apesar de pequeno e mais restrito, eu acredito que cumpriu bem o nosso foco, que era de fazer um encontro alusivo para discutir um pouco sobre o turismo, para mostrar que ele está acontecendo e valorizar o que temos no município. Foi só uma parcela porque temos muito mais do que é oferecido na comunidade do Pinho”, destacou.
Vanessa pediu que a comunidade interaja com esta página para divulgar a comunidade. “Se você foi passear lá no Pinho, tira uma selfie, uma foto de uma paisagem, de uma coisa legal que você viu, faz um vídeo, posta e marca a gente que conseguimos ir divulgando a comunidade e dar uma abrangência maior, levando o que temos aqui para mais gente. Vamos nos fortalecendo de forma conjunta”, destacou.
Foto: Reprodução Instagram |