Atualização em 12/10 – Projeto foi retirado da pauta da sessão da terça, dia 11. Recurso para compra do terreno e obras no prédio já está incluído no orçamento. Projeto constava na pauta em 2ª e última discussão na sessão desta terça, 11. /Jussara Harmuch
Presidente da Câmara justifica que local atual do estacionamento tem pouco espaço/Foto Rádio Najuá |
A Câmara Municipal aprovou em primeira discussão o projeto de lei nº 033/2022, que autoriza o Executivo a adquirir imóvel com a área de 647,80m², localizado na rua Alfredo Bufrem, nas proximidades do prédio do legislativo, no valor de R$ 836.070,00. A finalidade do imóvel é servir de estacionamento para a Câmara Municipal, fato informado pelo presidente Hélio de Mello (PV) no início de julho. O projeto que foi encaminhado pelo Executivo não cita o estacionamento, na justificativa aparece que a “aquisição atende ao interesse público de ampliar as instalações da Câmara de Vereadores”. Foram quatro votos contrários dos vereadores Jorge Luiz Zen (sem partido), Ronaldão (PSDB), Nego Jacumasso (PSD), e João Henrique Sabag Duarte (PV). Projeto consta na pauta em 2ª e última discussão na sessão desta terça. Atualização em 12/10 – Projeto foi retirado da pauta da sessão da terça, dia 11.
Jorge Zen, que na mesma sessão foi nomeado líder do governo, no lugar do vereador Nei Cabral, que faleceu dia 4 de setembro vítima de câncer, foi pego de surpresa e foi rebatido pelo presidente, Hélio de Mello (PV).
“Nós não conversamos mais, só hoje fiquei sabendo do projeto”, diz Jorge Zen. O presidente da Câmara, Hélio de Mello (PV) retruca. “Inclusive foi o Executivo que encaminhou o projeto”. Zen complementou com a observação: É que nós estamos tirando dinheiro, nós estamos pedindo para ‘ele’ comprar”, se referindo ao prefeito.
O primeiro a se manifestar contrário à aprovação do projeto na sessão da semana passada foi Ronaldão. Para ele a verba seria mais útil se fosse aplicada em outras obras que a população necessita: “Não precisa o município comprar mais terreno e o valor está um pouco alto. Este valor poderia ser investido em um posto de saúde no Nhapindazal para atender também o Tucholka, Vieira da rosa e Fragatas. Ttambém construir mais quatro salas de aula ou duas capelas mortuárias, inclusive na Vila São João”, diz.
Nego Jacumasso seguiu Ronaldão. “Concordo, é um dinheiro alto e este posto de saúde já me pediram ali no Nnahpindazal e capelas mortuárias são tão necessárias”.
A Najuá ouviu o vereador João Henrique Sabag Duarte (PV), que é médico. Ele também justificou que o dinheiro poderia ser melhor aplicado como em uma unidade de saúde para o bairro Nhapindazal.
“Antes de ser vereador eu sou médico e a gente conhece a real necessidade da população em relação à saúde. Então se este dinheiro puder ser usado na área da saúde, seria bem-vindo para consultas especializadas, para realização de exames de alta e média complexidade e até mesmo para a construção da unidade de saúde no bairro Nhapindazal”, disse.
Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?
Recurso já está garantido na LDO
O recurso para a compra do imóvel já foi incluído no orçamento municipal. No início de julho, quando foi realizada a audiência para discutir a Lei das Diretrizes Orçamentárias, a LDO, o Observatório Social de Irati, através do membro voluntário, Gerson Musial, indagou sobre o recurso de R$ 1 milhão e 400 mil reservados ao legislativo. Em entrevista à Najuá, Hélio de Mello, informou que o recurso está destinado para obras de ampliação do prédio da Câmara e que no ano passado os vereadores aprovaram, mas apesar disso, Hélio revela que há uma necessidade de melhorar o estacionamento e por isso os vereadores ainda pretendiam decidir se o recurso será usado para a ampliação do prédio ou para o estacionamento. Leia a matéria completa.