Como agir caso você ou outra pessoa engasgue? Veja as novas recomendações de primeiros socorros

05 de novembro de 2025 às 19h38m

As mudanças indicam novas formas de agir com adultos, gestantes, crianças e até em situações em que a pessoa está sozinha/ Reportagem de Diego Gauron

Subtenente Gerson Machado demonstra as novas recomendações de primeiros socorros em casos de engasgo. Imagem: Diego Gauron

Você saberia o que fazer se alguém — ou até você mesmo — começasse a engasgar?
A reação correta nos primeiros segundos pode ser decisiva para salvar uma vida. Pensando nisso, a American Heart Association (AHA) atualizou suas diretrizes oficiais de primeiros socorros em casos de engasgo com obstrução das vias aéreas.

Para mostrar o que mudou e como agir em diferentes situações, a reportagem da Najuá visitou a 6ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Irati, onde o subtenente Gerson Machado demonstrou as novas orientações e explicou as diferenças entre os procedimentos; assista abaixo.

A principal mudança envolve as manobras de desobstrução em vítimas conscientes, tanto adultos quanto crianças. Antes, a recomendação era realizar apenas a compressão abdominal, conhecida como manobra de Heimlich. Agora, a atualização orienta alternar cinco pancadas nas costas com cinco compressões abdominais até que a obstrução seja eliminada.

Durante a demonstração, o subtenente também destacou como agir em casos específicos, como quando a pessoa está sozinha, em gestantes, e em crianças menores de um ano, situações que exigem técnicas adaptadas para evitar lesões e aumentar as chances de sucesso no socorro.

Além das manobras, os bombeiros reforçam que existe um sinal universal de engasgo — colocar as duas mãos ao redor do pescoço —, gesto que ajuda a identificar rapidamente a situação e pedir ajuda.

Assista à reportagem abaixo e saiba o que mudou nas orientações:

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.