As mudanças indicam novas formas de agir com adultos, gestantes, crianças e até em situações em que a pessoa está sozinha/ Reportagem de Diego Gauron

Você saberia o que fazer se alguém — ou até você mesmo — começasse a engasgar?
A reação correta nos primeiros segundos pode ser decisiva para salvar uma vida. Pensando nisso, a American Heart Association (AHA) atualizou suas diretrizes oficiais de primeiros socorros em casos de engasgo com obstrução das vias aéreas.
Para mostrar o que mudou e como agir em diferentes situações, a reportagem da Najuá visitou a 6ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Irati, onde o subtenente Gerson Machado demonstrou as novas orientações e explicou as diferenças entre os procedimentos; assista abaixo.
A principal mudança envolve as manobras de desobstrução em vítimas conscientes, tanto adultos quanto crianças. Antes, a recomendação era realizar apenas a compressão abdominal, conhecida como manobra de Heimlich. Agora, a atualização orienta alternar cinco pancadas nas costas com cinco compressões abdominais até que a obstrução seja eliminada.
Durante a demonstração, o subtenente também destacou como agir em casos específicos, como quando a pessoa está sozinha, em gestantes, e em crianças menores de um ano, situações que exigem técnicas adaptadas para evitar lesões e aumentar as chances de sucesso no socorro.
Além das manobras, os bombeiros reforçam que existe um sinal universal de engasgo — colocar as duas mãos ao redor do pescoço —, gesto que ajuda a identificar rapidamente a situação e pedir ajuda.
Assista à reportagem abaixo e saiba o que mudou nas orientações: