Hotéis de Irati já estão com todas as vagas preenchidas para os rodeios que acontecem em julho. Iratiense que utiliza plataforma desde 2018 conta como as pessoas podem disponibilizar imóvel ou se hospedar/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub

As vagas dos hotéis de Irati estão lotadas para o período de realização dos rodeios Crioulo e Nacional, que acontecem em julho no município. Com a alta procura de hospedagem e a falta de vagas em hotéis, moradores de Irati podem disponibilizar parte de seus imóveis em aplicativos de aluguel, como o Airbnb, para conseguir uma renda extra.
O Airbnb é uma empresa que possibilita a locação de quartos, casas ou apartamentos de forma temporária. A locação é feita online por meio do aplicativo de celular ou site. Além deste serviço, o aplicativo possibilita que as pessoas cadastrem imóveis para a locação.
A engenheira civil Sandra Cristina Glinski é uma das moradoras que tem usado o aplicativo para alugar suítes de sua casa a diversos hospedes que vem a Irati. Ela conta que conheceu o sistema em 2018, durante uma viagem à Espanha, e acabou aderindo à prática. “Acompanhando uma amiga minha na casa da irmã dela e quando eu vi tinha pessoas estranhas na casa. Perguntei o que era aquilo e ela me explicou que alugava os cômodos da casa. Eles chamam de habitación. Eu achei interessante e pedi explicações para ela. Cheguei em Irati, chamei minha filha para me ajudar porque adolescente e jovem é mais experiente na internet, ela me ajudou, tiramos a foto. De início, eu comecei disponibilizando apenas uma suíte que eu tenho lá e a procura foi crescendo. Eu coloquei mais uma e mais uma. Hoje, eu tenho quatro suítes disponibilizadas, acomodam confortavelmente duas pessoas cada suíte e para o Rodeio Nacional, sinto muito, mas já está lotado”, brinca Sandra.
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A engenheira conta que ter hóspedes em sua casa é tranquilo, mesmo que sejam pessoas que nunca conheceu. “Depois que você conhece a pessoa, não é mais estranho. Parece que você conhece há anos aquelas pessoas”, disse.
Além de brasileiros, Sandra conta que já recebeu pessoas da Polônia, Argentina e Uruguai. “Eu recebi poloneses. Achei muito interessante isso. Até por sinal deixaram as bagagens ali e foram visitar Foz do Iguaçu. Recebi argentinos, uruguaios e aqui do Brasil. Hoje, eu tenho uma hóspede fixa. Ela é de Teresina no Piauí. Ela é professora na Unicentro, hoje mora em Curitiba e toda semana que ela vem dar aula, ela fica comigo lá”, conta.
Para locar os quartos no aplicativo, a engenheira explica que foi preciso estar atenta a alguns detalhes, como a disponibilização de banheiro para o hóspede. “Eu moro lá. Então, eu loquei um quarto. O quarto para você alugar para hospedagem tem que ter banheiro. Você tem de disponibilizar um banheiro com o chuveiro. E o chuveiro tem que ser muito bom. Não importa que seja um chuveiro elétrico. Mas ele tem que esquentar. Principalmente, em julho que a nossa região é maravilhosa [se refere ao frio]”, explica.
Sandra conta que a facilidade de acesso também auxilia na locação. “Tem um supermercado embaixo que eles podem pegar a alimentação. A uma quadra para cima, tem uma excelente panificadora. Na esquina de casa, eu tenho uma excelente churrascaria e um excelente buffet por quilo, a uns 600 metros para baixo tem outra panificadora, tem outro supermercado e a cidade está muito bem servida de delivery, de entrega domicílio. Eu não me preocupo com alimentação, mas mesmo assim, eu disponibilizo a minha cozinha, o fogão, a geladeira, o micro-ondas para caso eles queiram fazer um chimarrão, um cafezinho, um chazinho. Sempre tem conversa”, conta.





O ato de alugar parte do imóvel deu certo e Sandra reformou a casa para receber mais hóspedes. Ao todo, oito pessoas podem se hospedar em sua casa. “Eu tinha um dos quartos estava velho porque minha casa tem mais 40 anos. Eu reformei o banheiro, tirei carpete, coloquei um piso, comprei a cama de casal. Eu tenho um quarto só com cama de casal. Os outros são todos com cama de solteiro. Eu acho mais fácil de locar a cama de solteiro do que a de casal”, conta.
Sandra conta que o locador também pode estabelecer algumas regras de convívio no imóvel. “Eu não permito que cozinhe. Isso foi na experiência, eu deixei que cozinhasse até que a pessoa fez lá uma sambiquira frita e não gostei muito do cheiro que ficou na casa. E sobra para eu limpar. Eu não permito que cozinhe, mas não proíbo que faça um lanchinho. Vocês podem pedir e comer lá. Prefiram que comam na sala de refeições porque é um momento de conversa”, comenta.
As regras são colocadas dentro dos quartos para que os hóspedes conheçam. “Eu tenho dentro dos quartos as regras da casa. Ensino como tomar o banho porque o meu chuveiro é a gás. É ducha. Ensina como abrir o chuveiro, como esperar a água quente. Ensina que existe uma chave lá no portão que a pessoa tem acesso e fica com ela, onde está, o porquê está, como acender luz, porque uma luz fica acesa, não precisa apagar a luz porquê de tudo isso. Também tem a senha do wi-fi porque todo mundo pede”, disse.
Normalmente, os quartos alugados são individuais, mas Sandra conta que há situações específicas que ela reúne jovens em um quarto com beliches. “Os vestibulandos vêm sozinho e são ali novinhos, inexperiente, assustado, numa cidade diferente. Eu acabo colocando em um quarto com beliches e eles ficam quatro pessoas estranhas no quarto. E saem de lá melhores amigos, amigos de infância. No vestibular eu ainda comecei fazendo Uber, levando essas crianças, que eu vou chamar, fazer as provas do vestibular porque universidade é longe, tem no João XXIII, tem no ali no DER, então, eles não conseguem ir. Em Irati, é muito difícil de você dizer vai reto toda a vida. Você vai ter que quebrar a esquina a qualquer momento, então eu acho mais fácil levando as pessoas. Os vestibulandos que são jovens, é mais fácil de você colocar juntos no mesmo quarto. Agora, famílias, pessoas com mais um pouco de idade, já são mais reservados”, explica.
A alta procura em um dos vestibulares também fez com que Sandra incentivasse outros vizinhos a aderir ao aplicativo. Foi o caso de uma vizinha que aceitou hospedar alguns jovens. “Faltou espaço na minha casa, eu comecei a chamar os vizinhos. Ela ofereceu a casa dela prontamente e eu estou indo na casa dela, baixar o aplicativo no celular dela e colocar o apartamento todo dela disponível no site”, conta.
O cadastro do imóvel é realizado no site do Airbnb de forma gratuita. O pagamento de uma taxa acontece apenas quando o imóvel é locado. “No site do Airbnb você tem que se cadastrar. Eles vão pedir muitas coisas, muitas informações suas, inclusive um cartão. Você tem que ter um cartão de crédito, um cartão de débito ou vai ter que ter um cartão só por causa disso. Você cadastra tudo isso. Tem a flechinha do ‘Vou hospedar’. Você clicando naquela flechinha você vai encontrar meios, seguir os passos, para você colocar o que você quer alugar”, disse.
Para conseguir locar, a dica é disponibilizar informações sobre o imóvel. “Quanto mais informação você colocar na propaganda do seu espaço, é melhor, porque muitos pedem uma mesa para você colocar o laptop, o notebook. Eles pedem acesso à internet ou Wi-Fi. O chuveiro tem que ser quente. Um exemplo, na minha casa não tem frigobar, não tem ar condicionado e não tem televisão no quarto. Tudo isso eu disponibilizo em comum na casa. A televisão só tem na sala, a geladeira e o fogão é só na cozinha, não tem no quarto e ar condicionado, abra a janela”, conta.
As diárias são contadas a cada 24 horas. “Eu recebo as pessoas até 21 horas. Nada impede que ela chegue, pegue a chave, saia para a balada e volta de madrugada, mas para eu apresentar o quarto é até às 21 horas. Pode chegar de manhã? Pode, não tem problema nenhum, mas são 24 horas a lotação. Chegou de manhã, no outro dia de manhã, fecha uma diária”, disse.
Os locadores são avaliados pelos hóspedes. A avaliação auxiliará outros hóspedes a decidirem se hospedar no imóvel. Contudo, Sandra alerta que é preciso observar as regras da plataforma. “No final da locação tem uma avaliação e nessa avaliação são três ou quatro itens que você tem que dar estrelas. Se se cumpriu aqueles itens, se foi satisfatório ou não. Mas o que gera multa na plataforma é você recusar o hóspede. Você tem que ter um motivo muito bom para recusar. Se você simplesmente recusar vem uma multinha bem salgadinha”, conta.
Quem desejar mais informações ou auxílio com a adesão ao aplicativo, pode falar com a engenheira no número de WhatsApp (42) 9928-7659.