Nova estrutura já foi utilizada durante os três shows realizados no rodeio de Irati. Espaço também poderá ser usado em outros eventos organizados pelo município ao longo do ano/Texto de Rodrigo Zub, com reportagem de Jussara Harmuch
Obra do Centro de Eventos tem uma área de 1.757 metros quadrados e foi iniciada em julho de 2019. Foto: Jussara Harmuch |
Na manhã do dia 15 de julho, aniversário de Irati, foi inaugurado o Centro de Eventos Aime Peixoto Vilela, no CT Willy Laars. O espaço possui estrutura de dois pavimentos e inclui churrasqueira, bar e camarotes no segundo piso. O salão de baile possui quase mil metros quadrados e o palco tem 170 metros quadrados. Ao todo, foram investidos R$ 4.591.574,42. Boa parte desse recurso foi repassado pelo governo estadual, com contrapartida municipal.
Os três bailes do rodeio de Irati já aconteceram na nova estrutura. Segundo informações da secretaria de Comunicação, centro de eventos possui hall de entrada, salão principal, administração, instalação sanitária, sala de apoio, circulação, camarins com instalação sanitária, palco com acesso por plataforma elevatória, camarote, sala de enfermagem, hall, instalação sanitária masculina e feminina, churrasqueira e cozinha, dispensa, bar, guichê, depósito de material de limpeza, fraldário, bilheteria, escadas de acesso e caixa d’água. A inauguração contou com uma bênção especial do pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz, Jorge Casimirski. Além da inauguração foi realizado um Ato Cívico em comemoração ao aniversário do município, que teve participação de secretários municipais, vereadores, prefeito, deputados e representantes de entidades.
Em entrevista à Najuá no dia da inauguração, o engenheiro civil, Dagoberto Waydzik, que era secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati na época que a obra do Centro de Eventos teve início, destacou que a administração municipal foi até o governo do Estado em 2017 para reivindicar a obra. Depois de conseguir a liberação do recurso, Dagoberto visitou o município de União da Vitória para conhecer um projeto semelhante.
“Lá nós vimos o que tinha de bom e de ruim para fazer essa obra. Teria muito mais para ser aplicado aqui como um forro acústico e ar condicionado, mas a verba foi menor do que a gente necessitava. Graças a Deus em 2019 caiu nas mãos da secretária Jéssica que conseguiu executar essa obra e terminar, o que vai beneficiar a nossa cidade de Irati”, disse Dagoberto.
A atual secretária de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati, Jéssica Custódio, que era fiscal da obra no início da construção do Centro de Eventos, afirma que foram feitas algumas adaptações no projeto em função dos valores liberados pelo Estado, que não foi suficiente para construir tudo que havia sido planejado. Isso aconteceu porque o custo dos materiais de construção teve um aumento considerável com a pandemia de coronavírus. “Retiramos algumas coisas que não trariam problemas. Por exemplo, o ar condicionado, nós temos os exaustores que substituem. São pequenos detalhes que não impossibilitar a realização de eventos”. A secretária revelou que o espaço receberá alguns mobiliários nos próximos dias e meses. Uma licitação foi aberta para aquisição de uma cisterna. Também será colocado cerâmica e feito a parte paisagística do local.
“Principal objetivo disso é fomentar o comércio nosso e mostrar para o Estado do Paraná e para o Brasil, o que Irati tem a oferecer em termos de produção e serviços. Isso que nós queremos fazer uma vitrine e fomentar o comércio em geral”.
O prefeito também destacou que a cidade vai organizar um rodeio country pela primeira vez durante a ExpoIrati. Ele ainda citou os shows de renome nacional que acontecerão no município e valorizou a presença do iratiense Paulinho Pezak, responsável pelo Santo Fole. “É o maior artista que temos em Irati, que é a equipe do Santo Fole, que vai abrilhantar e fazer a abertura oficial na quinta-feira, dia 4”, destacou Derbli.
Além de Santo Fole na abertura da ExpoIrati, os demais shows do evento serão com as duplas Thaeme & Thiago, Di Paullo & Paulino e João Neto & Frederico.
Prefeito Jorge Derbli mostra elevador que conduz as pessoas do segundo piso para o palco do Centro de Eventos. Foto: Jussara Harmuch |
“Inauguramos alguns equipamentos da assistência social, um CRAS novo na Vila Nova, na Vila Nova vamos inaugurar uma escola nova nos próximos dias, inauguramos uma Casa de Passagem, que era o antigo albergue totalmente remodelado nas proximidades da Yazaki, na Avenida Getúlio Vargas. Nós temos obras na área de saúde, no centro da cidade, que sabemos que estamos causando um pouquinho de transtorno, mas no final do ano nós queremos entregar um grande presente para Irati”.
O secretário disse que as críticas da população e da imprensa são importantes para a administrar avaliar as situações e realizar melhorias nos projetos quando há necessidade. “Não existe uma ideia, eu brinco que é um barquinho a remo nós de um lado e a população do outro. Para esse barco ir em frente todos devemos remar juntos. Porque se só de um lado remar ficaremos só dando voltinhas”.
A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, disse que o aniversário de Irati foi uma data para a população comemorar o desenvolvimento da cidade em vários setores. Já o presidente da Câmara de Irati, Hélio de Mello, citou a importância da retomada do rodeio de Irati, que não havia ocorrido em 2020 e 2021 em virtude da pandemia de coronavírus, pois é um evento que faz com que o nome da cidade seja divulgado para outras regiões do Estado.
Placa com os nomes dos gestores que integram a administração municipal no período de inauguração do Centro de Eventos. Foto: Jussara Harmuch |
Bailes do rodeio de Irati já aconteceram no Centro de Eventos do CT Willy Laars. Foto: Juarez Oliveira |
Centro de Eventos poderá receber eventos organizados pelo município. Foto: Rose Harmuch |