Coleta do Lixo Reciclável sofrerá alterações a partir da próxima semana em Irati

02 de fevereiro de 2019 às 09h52m

A partir da próxima semana, coleta será feita diariamente a partir das 18h no centro e duas vezes por semana nos bairros

Paulo Henrique Sava, com informações da Prefeitura de Irati 
A coleta do lixo reciclável sofrerá algumas alterações a partir da próxima segunda-feira, 04. Os itinerários serão percorridos pelos caminhões do município duas vezes por semana em cada bairro de Irati. Antes, a coleta seletiva era feita apenas uma vez por semana.
A população reclamava que precisava armazenar o lixo em casa e aguardar pelo menos sete dias pela passagem do caminhão da coleta seletiva. Por conta disso, houve a necessidade da alteração no roteiro, conforme explica a secretária de Ecologia e Meio Ambiente, Magda Lozinski.
“Uma das mudanças que estamos fazendo é a duplicação deste itinerário. Os caminhões do município passarão duas vezes por semana. A coleta seletiva passa a duas vezes por semana; a [coleta] do orgânico continua três vezes por semana, e no centro todos os dias”, comentou. De acordo com Magda, o roteiro existente previamente foi mantido, havendo apenas o acréscimo de mais um dia de coleta para cada bairro.
Também a partir da próxima semana, nem a empresa HMS (responsável pela coleta do lixo orgânico) e nem os agentes da coleta seletiva irão coletar as sacolas que contenham material reciclável misturado com orgânico. Se houver lixo misturado, os catadores deixarão as sacolas ou embalagens em frente à residência da pessoa, que terá de fazer a separação corretamente, inclusive higienizando os recicláveis.
“Aquele saquinho que tem reciclado misturado com resíduo orgânico não será coletado nem pela HMS e nem pela cooperativa ou associação. O morador vai ter que deixar em frente à sua casa o material separado”, comentou. Magda justifica que a medida foi tomada por conta da possibilidade de contaminação dos catadores ao entrarem em contato com materiais como fraldas, papel higiênico e restos de comida, além de cacos de vidro, o que pode causar ferimentos nas pessoas. Além disso, desta forma, evita-se que materiais que têm algum valor econômico sejam levados para o aterro sanitário.
Luciane Malinoski, presidente da Associação dos Catadores de Irati, ressalta que os catadores já foram informados sobre a nova ordem e receberam autorização para não apanharem material nas condições citadas. Ela também reclama que muitas vezes, além de papel higiênico, fraldas e cacos de vidro, as pessoas colocam junto com o lixo reciclável materiais contaminados, como sondas de uso pessoal, seringas e agulhas sujas de sangue. Estes materiais podem contaminar os catadores e até mesmo causar doenças.
Magda ressalta que este tipo de material é classificado como resíduo de serviços de saúde e deve ter sua destinação separada da coleta seletiva, devendo ser encaminhado para a Secretaria de Saúde, que vai destinar estes resíduos para o lixo hospitalar.
Realmente a pessoa acaba se perfurando com uma agulha ou outra coisa e a gente nunca sabe qual a procedência daquele resíduo, então é bem complicado mesmo para elas  
Magda Lozinski 
Secretária de Ecologia e Meio Ambiente de Irati 
Até mesmo animais mortos chegam às mãos dos catadores, conforme a representante da Cooperativa dos Catadores e Agentes Ambientais de Irati (COCCAIR), Rosângela Souza Soares.
Vem bicho morto, vem fralda, vem de tudo. As pessoas não separam, e nós pedimos a colaboração de todo mundo que pudesse separar certo nas suas casas, separando litros, latas, estas coisas separadas do orgânico. Seria uma ajuda para todos que trabalham na cooperativa.
Rosângela Souza Soares 
Representande da COCCAIR 

De acordo com Magda, cerca de 45 famílias sobrevivem da renda do material reciclável, tanto ligadas à cooperativa Coccair quanto à Associação Malinoski. Por isso há a necessidade de separação do lixo por parte da população.
Um ouvinte chegou até mesmo a sugerir a colocação de caixas coletoras de lixo reciclável nas ruas da cidade. No entanto, a secretária destacou que hoje não é possível a instalação de ecopontos. Ela diz também que é difícil fazer o esvaziamento de embalagens para devolução.

Disposição dos materiais

A secretária sugere que os moradores das áreas urbanas e rurais coloquem o material reciclável em sacos de rações de animal, uma vez que é difícil para os coletores tirarem o lixo da embalagem para devolução. “Como este itinerário tem que acontecer de forma ágil, os coletores pegam as sacolinhas e sacos plásticos com o reciclável e jogam no caminhão, que está andando e eles coletando. Fica muito difícil para a gente esvaziar embalagens de reciclável. Eu peço que os moradores coloquem o material em sacos que não irão mais utilizar no interior, como sacos de ração ou sacolinhas de supermercado, que coloque o reciclável ali que o pessoal coleta e leva”, finalizou.

Novo roteiro

No centro da cidade, a exemplo do que já ocorre com o lixo orgânico, a coleta passará a ser feita após as 18 horas. Esta é a única região onde o trabalho será feito diariamente. Nos demais bairros o roteiro será o seguinte:
ALTO DA GLÓRIA – segundas e quintas
ALTO DA LAGOA – sextas
CAMACUÃ – quartas e sextas
CANISIANAS – segundas e quintas
COLINA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – terças
CONJUNTO SANTA MONICA – segundas e quintas
CRUZEIRO DO SUL – segundas
DER – terças e quintas
ENGENHEIRO GUTIERREZ – terças e sextas
FERNANDO GOMES – terças e quintas
FLORESTA – terças e quintas
FÓSFORO – segundas e quintas
FRAGATAS – segundas e quartas
JARDIM AEROPORTO – terças e quintas
JARDIM CALIFÓRNIA – segundas e quartas
JARDIM DAS AMÉRICAS – sextas
JARDIM VIRGÍNIA – terças e quintas
JOAQUIM ZARPELLON – terças e sextas
LAGOA DE BAIXO – segundas
LAMIL – terças
MARCELO – terças e quintas
NHAPINDAZAL – segundas e quartas
NOSSA SENHORA DE LUZ – terças e sextas
OURO VERDE – segundas e quartas
PABIS – segundas e quartas
PEDREIRA – terças e quintas
PICHIBILSKI – segundas e quartas
PLANALTO – terças e quintas
PROMORAR 1 – terças e quintas
PROMORAR 2 – terças e quintas
RIO BONITO – quartas e sextas
RIOZINHO – terças e sextas
SANTO ANTÔNIO – quartas e sextas
SÃO FRANCISCO – segundas, quartas e quintas
SESI – terças
STROPARO – segundas e quintas
TUCHOLKA – segundas e quartas
VICENTE MACHADO – terças
VILA MATILDE – segundas e quintas
VILA NOVA – segundas e quartas
VILA RURAL – sextas
VILA SÃO JOÃO – segundas e quintas.
Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente pelo telefone 3907 3045.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.