Alunos realizaram apresentação oral de experimentos que fizeram. Além disso, foram desenvolvidas atividades interdisciplinares/Texto de Karin Franco e Rodrigo Zub, com reportagem de Jussara Harmuch
Colégio SESI promoveu feira de física na sexta-feira, 12. Foto: Divulgação |
Na sexta-feira (12), o Colégio SESI, de Irati, realizou a primeira feira de física, disciplina que é ministrada pelo professor Luís Alexandre Rauch. Além disso, foram desenvolvidas atividades interdisciplinares nas matérias de filosofia, sociologia, arte, língua portuguesa e inglês.
Em entrevista à Najuá, o diretor do Colégio SESI, Rafael Ruteski, disse que um dos pilares da instituição é fazer com que os alunos desenvolvam atividades práticas. “Nós acreditamos que a mão faz o cérebro evoluir. Todo o conteúdo visto na teoria, nós buscamos trazer para que possa ter atividades práticas. Dentro disso, eles tiveram o conteúdo dentro da sala de aula, tiveram um problema que foi criado, em cima desse problema, eles foram buscar uma solução que foi através de uma pesquisa e essa pesquisa originou o experimento. É isso que buscamos fazer e, na verdade, é baseado na dúvida que eles tiveram que resultou no fim das contas. Isso gera uma aprendizagem bem significativa, uma aprendizagem muito importante porque estimulou essa gurizada. Já estão há mais ou menos uns 30 dias buscando a solução. Além deles aprenderem, eles estão externando para o público, com a visita do público em geral, dos pais e dos jurados. Isso é algo bem importante”, conta.
A professora Avanilde Polak, que é responsável pelas disciplinas de língua portuguesa e produção textual, afirmou que a Feira começou a ser elaborada a partir da criação de uma logomarca. “Essa elaboração da logo envolveu a representação simbólica dos elementos que representam a temática da feira. Cores, a questão textual. As equipes de alunos, eles tinham que pesquisar sobre tema do experimento e sobre a feira no geral. O concurso da logo foi um concurso interno, onde os alunos buscaram a representação dessa temática, sendo do primeiro ano ‘Leis de Newton e hidrostática’, no segundo ano ‘Eletrostática e eletrodinâmica’ e no terceiro ano trabalhou com ‘Força mecânica e termodinâmica’. A partir da elaboração dessa logo, foi feita uma votação analisando os critérios pela comissão dos professores que estão envolvidos no projeto, que é uma equipe interdisciplinar, e foi escolhida logo que representou a feira nesse processo”, explicou.
Os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio SESI, Julia Gabriely Acordi, Larissa Pachalki, Isadora Pietroski, João Vitor Spak Sobol, João Pedro Pabis Grychynski e Leonardo Lourenço de Souza, foram os criadores da logo escolhida para representar a feira. “Nós buscamos as referências sobre a história de Newton, que muitos sabem do boato, dele sentado embaixo da macieira quando caiu uma maçã na cabeça dele, então ele criou a lei da gravidade que é uma das coisas mais importantes que temos hoje dentro da física”, explica uma das alunas.
Isadora destaca que foi realizada uma pesquisa para ter o resultado final. “Nós pesquisamos muito e acabamos formando ideias, esboços e no meio disso tudo, saiu a logo. Depois passamos para o computador e deu nisso”, disse.
Após a criação da logomarca teve início o trabalho de pesquisas com o experimento. Segundo Avanilde, as pesquisas teóricas visam que os alunos elaborem maquetes ou demonstrações práticas do que aprenderam. “Além de fazer essa representação para o dia da feira, os alunos trabalharam com o gênero textual artigo científico. Nesse artigo, os alunos tiveram que demonstrar as teorias que foram visitadas e também a forma como elaborar um experimento, os resultados que encontraram até o resultado final”, afirmou a professora.
Os trabalhos foram avaliados na parte escrita e também em uma apresentação oral. “Foi feito uma planilha com critérios tanto para elaboração do texto escrito, quanto para a apresentação oral. A apresentação do texto escrito, nós colocamos como critério primeiro a questão da linguagem, a abordagem mais científica, já pensando em preparar nossos alunos para o contexto universitário. A representação da escrita com a linguagem formal e a explicação de conceitos teóricos”, explica Avanilde.
Para avaliar a apresentação oral dos trabalhos foram convidados jurados de fora do colégio. “Com relação à apresentação hoje, nessa apresentação, escolhemos jurados de forma mais neutra possível, ou seja, pessoas externas ao colégio, que não acompanharam a elaboração do trabalho, para ficar uma atividade mais imparcial. Depois disso, vai ser feita uma avaliação dos alunos pelas notas que os jurados vão atribuir para os experimentos e depois a soma e a divisão com a nota do registro escrito, que para nós também, como escola, como colégio, trabalhamos e enfatizamos essa questão da escrita também”, conta a professora.
Fizeram parte do grupo de jurados a técnica pedagógica do Ensino Médio no Núcleo Regional de Educação, Mayra Andrieli Braganhol Baziewicz, a embaixadora dos Cursos Técnicos Profissionalizantes do Núcleo Regional de Educação, Cristiane de Fátima Jacumasso Gil, a funcionária da Folha de Irati, Esther Kremer, e a diretoria da Rádio Najuá, Jussara Harmuch.
O professor Luis Alexandre relata que cada turma elaborou os projetos por segmentos. “A primeira série está trabalhando com a parte das Leis de Newton e hidrostática, o segundo ano está trabalhando com a parte de energia elétrica e o terceiro ano com a parte de energia e termodinâmica”, explica.
Os professores responsáveis pelo projeto foram Luis Alexandre Rauch, de Física e Oficinas Tecnológicas, Karin Osinski Ferreira Zanlourensi, de Arte, Henrique Alexandro Senderski, de Filosofia e Sociologia, e Avanilde Polak, de Língua Portuguesa e Produção Textual. A equipe de direção é formada por Rafael Ruteski, Thais Gnatkoski e Antônio Sérgio Rodrigues.
Juradas da feira de física, profissionais do Núcleo Regional de Educação ao lado da diretora da Najuá, Jussara Harmuch. Foto: Jussara Harmuch |
Folha de avaliação dos jurados. Foto: Jussara Harmuch |
Diretor do Colégio SESI de Irati, Rafael Ruteski. Foto: Jussara Harmuch |
Professora Avanilde Polak. Foto: Jussara Harmuch |
Colégio SESI enfatiza importância dos alunos realizarem atividades práticas. Foto: Jussara Harmuch |