Colégio SESI abre inscrições para curso Técnico em Eletrotécnica

Curso está sendo oferecido de forma semipresencial, com aulas práticas aos sábados no Colégio SESI…

14 de fevereiro de 2023 às 10h27m

Curso está sendo oferecido de forma semipresencial, com aulas práticas aos sábados no Colégio SESI de Irati/Paulo Henrique Sava

Gerente da unidade SESI de Irati, Marcos Matoso, e a vendedora Maraísa Camargo. Foto: Paulo Henrique Sava

O Colégio SESI de Irati está com inscrições abertas para o curso Técnico em Eletrotécnica. As aulas estão acontecendo na modalidade semipresencial e tiveram início nesta segunda-feira, 13, via plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os encontros presenciais acontecerão aos sábados, nas dependências do Colégio, na Rua Coronel Emílio Gomes, 03, próximo à Prefeitura e ao Corpo de Bombeiros.

Segundo o gerente geral da unidade, Marcos Matoso, esta é uma das muitas oportunidades oferecidas pelo SESI em Irati relacionadas a cursos técnicos. Ele ressaltou que há uma grande procura por profissionais desta área por parte das indústrias. “É sensacional, tem muitas possibilidades aqui para o nosso público de Irati, do SESI e do SENAI, e uma delas é o curso Técnico em Eletrotécnica. Tem muitas indústrias procurando trabalhadores para esta área”, frisou.

Maraísa Camargo, vendedora do Colégio SESI, ressaltou que o curso atende à demanda da região porque oferece a formação em dois anos para quem está procurando uma vaga no mercado de trabalho. Outro ponto que facilita a procura pelo curso é o fato dele ser semipresencial.

“Sabemos que durante a semana é corrido, então a modalidade semipresencial tem facilitado. Tem aulas presenciais apenas aos sábados, então quem trabalha durante a semana na correria consegue vir aos sábados fazer aulas, que são práticas, então o aluno já vem no sábado para o laboratório. Ele terá acesso durante a semana a uma plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem e no sábado vem para tirar as dúvidas com o professor e aprender a parte prática da elétrica residencial e industrial. Por isto, a indústria tem um olhar atento para os nossos alunos, pois eles aprendem bastante na prática e já saem daqui sabendo como isto funciona”, destacou.

Matrículas – No próximo sábado, dia 18, será realizada a 1ª aula prática. Quem fizer a matrícula ainda durante a semana poderá participar. Mais informações podem ser obtidas no WhatsApp (42) 3421-4882 ou diretamente na secretaria do Colégio SESI, na Rua Coronel Emílio Gomes, 03, no horário das 08h às 12 horas e das 13h às 17 horas. Comparecendo à unidade, a pessoa poderá fazer uma visita aos laboratórios, tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do curso, tendo um atendimento personalizado.

Para a matrícula, a pessoa deve levar uma foto 3 por 4, RG e CPF do aluno e do responsável [em caso de menores de 18 anos], comprovante de residência, certidão de nascimento, declaração de matrícula e histórico de conclusão do Ensino Médio, Título de Eleitor e Carteira de Reservista [obrigatórios para maiores de 18 anos], comprovante de quitação eleitoral e carteira de trabalho.

Aulas práticas – O principal diferencial para os cursos técnicos do SESI/SENAI, segundo Marcos, são as aulas práticas, que serão realizadas aos sábados, das 08h às 12 horas e das 13h às 17 horas. “O curso técnico no SENAI é focado na prática, e um industrial, quando deseja contratar uma pessoa e ela já tem a habilidade prática do curso, fica mais fácil. A pessoa já entra jogando”, destacou, no sentido de já entrar com a prática no mercado de trabalho.

Possibilidades – Outra questão que envolve a escolha por um curso técnico é a abertura de um leque de possibilidades para este tipo de profissional assim que ele conclui a formação. “O aluno que vem fazer um curso Técnico em Eletrotécnica, por exemplo, poderá abrir um CNPJ como prestador de serviços, vai poder prestar concurso, caso ele tenha necessidade e seja a área em que quer atuar. Na abertura de CNPJ, o próprio aluno poderá escolher a área em que quer trabalhar, seja industrial ou residencial. Tem gente que tem interesse em fazer projetos elétricos, que é uma área bem bacana, fazer instalações residenciais, trabalhar com câmeras e monitoramento de alarmes, também tem esta possibilidade dentro do curso técnico. Há também aqueles que querem uma promoção dentro das indústrias em que já estão trabalhando. Então, estes objetivos são particulares, mas é um leque de opções que se abre para alunos que fazem cursos técnicos no SENAI”, pontuou.

Laboratórios – Os laboratórios do curso Técnico em Eletrotécnica são equipados com motores e outros aparelhos que levam a realidade da indústria para a sala de aula, segundo Maraísa. “Tem painéis, os pits separando a parte de monitoramento de câmeras exatamente desta forma, tem a estrutura de cabeamento. O aluno vem aqui e terá uma noção de como é um padrão, olhando e mexendo nele. O professor traz uma experiência de vivência de dificuldades que eles teriam na prática para dentro da sala de aula. Temos os materiais de motores da indústria dentro do SENAI para ele aprender na prática. Entrando na indústria, ele vai ter esta base”, comentou.

O objetivo da entidade com a realização dos cursos técnicos é unir teoria e prática durante o período de aprendizado, contou Marcos. “A nossa ideia é fazer uma conexão teoria e prática. Tem muitas pessoas que procuram o SENAI que já trabalham na área, mas não têm o diploma. Ela sabe fazer a coisa acontecer, mas quando você aprende a teoria no SENAI e faz esta conexão, acaba melhorando e apresenta mais produtividade. Outro ponto importante é que o curso técnico também traz inovação, falando sobre eficiência energética. O curso é sensacional”, enalteceu o gerente.

Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?

Público-alvo – O curso técnico atende a todos os públicos, mesmo aquelas pessoas que nunca sequer ouviram falar sobre eletrotécnica. “Eu comento com os alunos que vêm nos procurar e não têm noção nenhuma dos termos técnicos que terão um pouco de dificuldade no início, mas será tranquilo de ajustar no decorrer do curso. Quem já tem um pouquinho mais de formação técnica e já sabe vai ter um pouco mais de facilidade, mas vai precisar acompanhar o conteúdo. Conseguimos atender os dois públicos, tanto as pessoas que não têm noção nenhuma de curso técnico e querem aprender, bastando ter vontade, ou quem está nos procurando pelo diploma, já trabalha com isso, conhece e quer prestar serviços para as prefeituras e indústrias da região ou abrir seu CNPJ para ser um empreendedor”, pontuou Maraísa.

Outros cursos – O SESI/SENAI oferece também ao longo do ano outras possibilidades de formação técnica, como os cursos de Logística, Automação e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente o mercado de trabalho vive o chamado “apagão da TI [Tecnologia da Informação]”, ou seja, faltam pessoas que saibam desenvolver sistemas para computadores e celulares, segundo Marcos.

“Imagine você aprender a criar um sistema, a criar um aplicativo, é realmente sensacional. Tem uma indústria em Curitiba que estava precisando de uma pessoa nesta área para pagar R$ 12 mil. Então, corra atrás do SENAI e faça este curso”, finalizou.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.