Evento ocorre entre os dias 21 e 23 de setembro, com palestras, oficinas, dia de campo e encerra com um Jantar Tropeiro
Da Redação, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Henrique Sava
O Colégio Estadual Florestal de Educação Profissional (CEFEP) Presidente Costa e Silva – o Colégio Florestal – promove, entre os dias 21 e 23 de setembro, o 8º Encontro de Técnicos Florestais e o 2º Dia de Campo Florestal, que abordará o tema “A diversificação produtiva florestal nas pequenas propriedades rurais”. O evento resulta de parceria entre o Colégio Florestal e o Núcleo Regional de Educação de Irati (NRE), através do Departamento de Educação e Trabalho (DET) da Secretaria de Estado da Educação (SEED).
O Encontro de Técnicos Florestais é uma oportunidade de troca de experiências entre ex-alunos do Colégio Florestais e profissionais liberais ligados ao setor madeireiro e os relacionados a atividades comerciais, que abrangem os demais cursos técnicos oferecidos pela instituição, como o Técnico em Agronegócios e em Segurança do Trabalho e estudantes universitários. Segundo a diretora-geral do Colégio Florestal, Mariane Perin Gemin, por ser um evento já consolidado, o encontro estreita e fortalece os vínculos do colégio com empresas do setor e com a sociedade.
De acordo com a professora Janaíne Vozniak Batista, coordenadora de cursos técnicos do Colégio Florestal, o evento contempla os três cursos oferecidos pela instituição: Técnico em Florestas, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Agronegócios. “Pensamos num evento que una o segmento rural, agrícola e florestal. Por isso estamos fazendo essa divulgação, chamando empresas do segmento rural, que contempla agrícola e florestal para entrarem como apoiadores e patrocinadores do nosso evento”, enaltece a professora Janaíne.
A temática da diversificação produtiva em propriedades rurais tem sido uma exigência da SEED a todos os Colégios Florestais do Paraná, levando-se em consideração que a maior parte dos alunos é advinda de pequenas propriedades rurais, observa a professora. Nesse sentido, a produção madeireira é vista como uma alternativa econômica viável.
Entre os temas a serem abordados em palestras e oficinas estão: sistemas agrossilvopastoris; combate a incêndios e queimadas controladas; manejo de florestas de pinus e eucaliptus; topografia; Cadastro Ambiental Rural (CAR); importância da floresta legal; fomento florestal; áreas e unidades de conservação em pequenas propriedades; a introdução da erva-mate na propriedade rural; técnicas de bricolagem, de aproveitamento de resíduos de madeira, entre outros.
Serão 40 temas diferentes ao longo de dois dias de palestra: quarta, 21 de setembro e quinta, 22 de setembro, voltados a alunos, ex-alunos e pais de alunos. São ofertadas aproximadamente 600 vagas para as palestras – metade delas já reservadas para os alunos.
A sexta-feira, 23 de setembro, será reservada para o 2º Dia de Campo, com a abertura do colégio à comunidade, para visitação. Nesse dia, serão oferecidas nove oficinas: prática de coleta de sementes, adubação, correção de solo, combate a formigas, proteção de nascentes, marcenaria, serraria, entre outras.
1º Jantar Tropeiro
A organização do evento, segundo o professor Élisson Girardi, também coordenador de cursos no Colégio Florestal, pretende firmar uma tradição através do Jantar Tropeiro, que terá cardápio típico. Os organizadores sentiam a necessidade de uma confraternização entre os participantes do Encontro de Técnicos Florestais, que antes iam embora assim que se encerravam as palestras.
O cardápio inclui feijão tropeiro, arroz carreteiro, arroz branco, mandioca e polenta frita, farofa de bacon, couve refogada, salada de legumes, salada de escarola com bacon, salada de tomate, pepino azedo, torresmo, carne bovina de panela com molho, bananinha da costela assada e pernil suíno à pururuca. Ingressos estão sendo vendidos a R$ 50 por pessoa. Para estudantes, o ingresso sai por R$ 70 para as refeições nos dias de palestra e para o Jantar Tropeiro.
O Jantar Tropeiro acontece a partir das 20h do dia 23 de setembro, no Centro de Eventos Italiano e terá animação do grupo Herdeiros da Tradição. Mais informações e reservas de mesas pelos telefones (42) 3423-2511 e (42) 3423-2381 ou na Secretaria do Colégio Florestal, de segunda a sexta, das 8h às 12h; das 13h às 17h30 e das 19h às 22h.