Projeto “Agrofloresta Paraná” foi lançado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) em evento realizado na sede do Centro Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva o Colégio Florestal de Irati/Paulo Sava
O Centro Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva, o Colégio Florestal de Irati, irá fornecer 40 mil mudas de diversas espécies para o projeto “Agrofloresta Paraná”. O lançamento do projeto, criado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) aconteceu na manhã desta sexta-feira, 20, nas dependências do Colégio. A data foi escolhida por conta da proximidade com o Dia da Árvore, celebrado no último sábado, 21.
No total, o Governo do Estado investiu R$ 100 mil para a produção das mudas. Inicialmente, 20 mil delas serão distribuídas para 15 Centros Estaduais de Educação Profissional. O restante será disponibilizado posteriormente. Cerca de 3,5 mil a 4 mil estudantes devem ser impactados diretamente pelo projeto, participando de atividades práticas de plantio, manejo e monitoramento das plantas.
O objetivo da iniciativa é conscientizar a comunidade escolar, formada por professores, funcionários, alunos e pais, sobre a importância da preservação do meio ambiente. Em entrevista coletiva, o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, destacou que a disseminação das mudas partiu do próprio Colégio Florestal.
“Partiu aqui de Irati, do Colégio Florestal, a disseminação de 40 mil mudas que serão distribuídas por todos os colégios agrícolas do estado do Paraná. Ou seja, uma cobertura de todas as regiões, e isto leva o nosso estudante a ter a consciência pela preservação do meio ambiente”, frisou.
Quer receber notícias pelo Whatsapp?
O projeto visa também demonstrar aos estudantes a possibilidade de gerar riqueza para o estado sem a prática do desmatamento. “O Agrofloresta traz esta consciência, de que você pode gerar riqueza sem desmatar. Aqui no Colégio Florestal temos este exemplo, que eles me demonstraram aqui: o plantio de erva-mate e a produção de mel. No mesmo espaço foi preservada a floresta, o plantio de erva-mate, que vai gerar o mate que nós, paranaenses, adoramos, e também o bom mel. Esta é uma forma e o exemplo que o Paraná dá para o Brasil, de trazer a educação pela preservação do meio ambiente”, comentou o secretário.
Referência – O Colégio Florestal de Irati é referência em todo o Paraná na produção de madeira e mudas de paisagismo. Por conta disso, a instituição foi escolhida para o lançamento do projeto. A diretora geral, Mariane Pierin Gemin, ressaltou que este projeto irá fortalecer o processo de ensino aprendizagem dos estudantes.
“É um conhecimento técnico, saindo de uma escola pública, onde temos muitos estudantes envolvidos, com recursos do Governo do Estado, com nossos professores e funcionários fazendo a diferença para a qualidade de vida do cidadão. A sustentabilidade não tem um apelo somente da produção em si, mas todo o bem-estar que vem junto para esta sociedade futuramente será perceptível por todos”, comentou.
Além deste projeto, estudantes do Colégio Florestal fizeram a arborização da Avenida Paraná e do Parque da Vila São João e de vários Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) e escolas municipais.