Colégio de Rio Azul teve maior avanço no IDEB entre instituições estaduais

Índice saltou de 2,9, em 2015, para 5,5, em 2017. Resultado fica acima da meta…

05 de fevereiro de 2019 às 08h52m

Índice saltou de 2,9, em 2015, para 5,5, em 2017. Resultado fica acima da meta projetada para 2021 para o 9º ano do ensino fundamental

Da Redação, com informações da AEN e do INEP 
Um colégio de Rio Azul é a instituição paranaense com o maior avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre os anos de 2015 e 2017. O índice do Colégio Estadual Doutor Affonso Alves de Camargo para alunos do 9º ano do ensino fundamental (antiga 8ª série) saltou de 2,9 para 5,5, um avanço de 2,6 pontos. O resultado fica acima da meta projetada para o ano de 2021, que é de 5,3.
“O primeiro passo foi entendermos as razões pelas quais a nota estava baixa. A partir disso, estabelecemos diretrizes para melhorar e, consequentemente, a nota aumentar”, conta a diretora Gisele Machado. O IDEB da instituição vinha gradativamente em queda desde 2011, quando o índice do colégio era de 4,2. Em 2013, caiu para 3,5 e, dois anos depois, para 2,9.
No dia 29 de janeiro, o Governo do Paraná homenageou as escolas que alcançaram os melhores índices do IDEB em 2017, em cerimônia realizada no Teatro Guaíra, em Curitiba, na abertura da terceira etapa do Seminário Aprendizagem em Foco 2019. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou, na ocasião, que o Paraná pode ser o estado mais moderno do Brasil e que isso depende, antes, do bom desempenho da educação.
Em todo o estado, 106 escolas foram homenageadas pelo bom desempenho no IDEB. Do encontro em Curitiba, participaram 45 escolas, de 15 Núcleos Regionais da Educação (NREs) diferentes. Foram homenageadas as instituições com melhor desempenho nas categorias ensino fundamental e médio e as que apresentaram maior avanço no índice.
O secretário de Educação, Renato Feder, frisa que o índice é importante para saber o patamar em que se encontra o Paraná e, assim, planejar o patamar que se pretende atingir. Ele revelou a intenção de o Governo do Paraná criar sua própria prova diagnóstico, a fim de avaliar o desenvolvimento educacional no Estado.
Além do colégio de Rio Azul, foi homenageada pelo melhor desempenho entre as instituições de ensino fundamental a Escola Estadual Ângelo Trevisan, de Curitiba. O índice da escola foi de 6,6 em 2017.Entre as instituições de ensino médio, o destaque ficou para o Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que obteve índice de 5,2.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.