Cobrança de pedágios na região de Irati deve começar a partir de março

A previsão é que a tarifa cobrada em Irati seja de R$ 8,83. Concessionária Via…

12 de fevereiro de 2024 às 20h33m

A previsão é que a tarifa cobrada em Irati seja de R$ 8,83. Concessionária Via Araucária começa a operar antes da cobrança, a partir do dia 28 de fevereiro/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Via Araucária administrará praça de pedágio na BR-277, em Irati. Foto: Paulo Sava

As tarifas de pedágio na região de Irati devem começar a ser cobradas no final de março. A concessionária vencedora do leilão do lote 1, onde Irati é incluída, deve fazer o comunicado oficial à população dez dias antes do início da cobrança.

Em Irati, a concessionária vencedora é a Via Araucária, com sede em Curitiba e que deve instalar uma filial no município. Apesar da cobrança começar em março, a concessionária começa a operar oficialmente no dia 28 de fevereiro.

Em entrevista à Najuá, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, explicou que no fim deste mês, a rodovia passa para responsabilidade da nova concessionária. “Oficialmente a BR-277 passa a ser da Via Araucária no dia 28 de fevereiro. Mas eles vão cobrar dia 28 de fevereiro? Não. Vocês vão ver que eles estarão trabalhando com os serviços, com a manutenção, com todos os trabalhos, mas eles não vão cobrar. Eles provavelmente só vão cobrar no final de março. Por que não temos a data da cobrança? Porque depende do trabalho deles e depende da autorização da agência ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] que vai regular e ver se é possível”, disse.

Segundo o secretário, a previsão é que a cobrança não aconteça antes do final de março. “Depois do Carnaval, eles devem entrar com trabalhos autorizados pelos governos. Eles estão pedindo para entrar antes, para começar a trabalhar antes do dia 28. É possível que vocês vão ver eles trabalhando já após o carnaval. Oficialmente dia 28 eles serão os responsáveis e assim que a agência autorizar, eles vão dar comunicação dez dias antes de quando eles vão iniciar essa cobrança”, conta.

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Entre os serviços que começam a funcionar a partir do dia 28 de fevereiro, está o atendimento aos usuários. “A partir do dia 28, a concessionária é a responsável pelos serviços. Nós estamos dando suporte até o momento que a empresa oficialmente assume. Eles estarão com todo equipamento, profissionais atendendo, automaticamente, provavelmente, a partir da meia-noite e um segundo do dia 28 de fevereiro. Eles passam a ser responsáveis, inclusive, pelo atendimento do serviço ao usuário. Todos aqueles locais que tinham atendimento aos usuários já terão as equipes da empresa responsável”, afirma Sandro Alex.

A previsão é que a tarifa cobrada em Irati seja de R$ 8,83. Segundo a Agência Estadual de Notícias, houve uma redução de 34,11% no preço em comparação com a taxa anterior que era de R$ 13,40, no antigo contrato de concessões que foi encerrado em 2021.

De acordo com o secretário, o leilão possibilitou um desconto no valor do contrato. “Nós tivemos um valor muito menor do que era praticado naquele contrato, que não tinha obra nenhuma. Agora, tem todas as obras incluídas, inclusive, desde o primeiro dia, e que vão ter que duplicar isso tudo em quatro anos. Quer dizer do terceiro ao sétimo [ano], todas as obras tem que ser realizadas, mas desde o primeiro dia a sinalização, correção e pavimento perfeito, já no início. A duplicação acontece a partir do segundo ano porque eles precisam apresentar o projeto executivo, igual a nossa PR-990. Aprovar o licenciamento e é por isso que no segundo para o terceiro ano iniciam as duplicações”, conta.

Quem passar pela rodovia pedagiada com frequência poderá ter descontos. “Nós conhecíamos o TAG, antigamente falávamos o Sem Parar. Quem tem o Sem Parar também vai ter desconto. Vai ter mais 5% de desconto. O preço que tiver na tabela, quem tem o Sem Parar, que não passa na catraca, passa direto, tem 5% de desconto. Tem o desconto para o usuário frequente. Aquele usuário que passa poucas vezes numa praça, uma vez por mês ou uma vez por ano, ele paga aquela tarifa que está na placa. Mas aquela pessoa que passa uma vez por semana, duas vezes por semana, três vezes por semana, passa todo dia. Quanto mais essa pessoa passa, menos ela paga porque é justo que aquele que mais usa, pague menos do que aquele que só passa uma vez por ano. Isso chama-se desconto progressivo do usuário. Nós vamos ter as pessoas que utilizam mais, vão passar a pagar menos isso. Isso vai ser feito através do TAG porque automaticamente quando você passa ou quando você confirma que por várias vezes passou, automaticamente a tarifa vai caindo para você”, explica.

O desconto progressivo do usuário é feito a cada mês. “Ele começa no primeiro dia, vai dando desconto ao longo do segundo, do terceiro, do quarto e quando fecha o mês, ele alcança o desconto máximo. Ele zera, vem para o próximo mês e dessa mesma forma, ele vai pontuando. Você faz uma média mensal, com um valor muito mais reduzido do que aquele que passa uma vez por mês ou uma vez por ano”, disse.

O novo pedágio não terá isenção para quem mora próximo ao local. Apenas motos estarão isentas. Sandro Alex destacou que os municípios terão que fazer uma lei para subsidiar a isenção de moradores próximos aos pedágios. “Essa isenção que algumas pessoas tinham, isso depende agora de município para município porque a isenção não existe. O que pode existir é um subsídio, onde a Câmara de Vereadores aprova uma lei, junto com o município, concede a um distrito, uma comunidade ou algumas pessoas, por entendimento, que é necessário que eles estejam ou eles estão entre uma praça e o município, o município pode dar o subsídio. Isso chama-se subsídio de transporte”, conta.

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