As unidades estarão abertas das 8 às 17h. Atendimento será das 7h30 às 17h30 nas situações que as famílias solicitaram horário ampliado no período de transição/Texto de Rodrigo Zub

Resumo
- Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) passam a atender em um novo horário a partir de segunda-feira, dia 28.
- Unidades vão funcionar das 8 às 17h; Famílias que solicitaram horário ampliado serão atendidas das 7h30 às 17h30.
- Pais lançaram uma petição pública solicitando que a prefeitura não adotasse o novo horário de atendimento.
Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) terão novo horário de atendimento a partir de segunda-feira, dia 28, quando as atividades serão retomadas após o recesso escolar. As unidades estarão abertas das 8 às 17h.
De acordo com a prefeitura, para as famílias que realizaram o cadastro e solicitaram o horário ampliado no período de transição, o atendimento será das 7h30 às 17h30. Em publicações nas redes sociais, a administração municipal afirma que a mudança foi comunicada em reuniões com as famílias e faz parte de novas diretrizes educacionais do município. “Situações excepcionais podem ser comunicadas às direções e à secretaria de Educação, e serão avaliadas. Contamos com a compreensão e parceria de todos nessa nova etapa!”, diz um trecho da postagem da prefeitura.
No mês passado, quando o assunto passou a ser discutido, a prefeitura de Irati encaminhou uma nota para a nossa reportagem justificando que a mudança nos horários dos CMEIs era uma demanda antiga e que agora precisa ser regulamentada. “As mudanças ocorrem devido à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a qual estabelece todas as normas da educação, que fala que o período de estudos deve acontecer em período parcial quatro horas e no integral, sete horas. Irati estava ofertando 11 horas de permanência da criança, e essa situação é irregular. Para ajudar as famílias será feito no próximo semestre um período de transição. O CMEI funcionará das 8 às 17 h, mas nos casos em que a família comprovar que ainda precisa de horário estendido, será ofertado das 7h30 às 17h30 até o final do ano letivo. Saliento que Irati era o único município da região que ainda mantinha as 11 horas para os CMEIS, os demais já estão adequados aos novos horários. Lembrando também da importância da permanência da criança com a família, que é um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e que com a redução da carga horária dos CMEIS, será respeitado”, dizia um trecho da nota.
Os pais e responsáveis por crianças matriculadas nos CMEIs criaram uma petição pública, que até o momento coletou 290 assinaturas de pessoas contrárias à mudança de horário. “A atual rotina de funcionamento, com início por volta das 7h, é fundamental para conciliar a vida profissional dos pais com os cuidados das crianças. Muitos dos responsáveis trabalham em serviços com início entre 7h10 e 7h30, como hospitais, indústrias, escolas, transporte, serviços públicos e privados, entre outros. Reivindicamos que seja mantido o horário atual de funcionamento dos CMEIs ou que se encontre uma alternativa viável, por meio do diálogo com a comunidade, que não prejudique os pais e responsáveis que trabalham em horários anteriores às 7h45”, solicitam os pais no abaixo-assinado.
Clique aqui e confira a petição