Claudemir promete realizar reforma administrativa nas secretarias municipais

Em entrevista a reportagem da Rádio Alvorada, prefeito eleito de Rebouças, voltou a adiar o…

27 de novembro de 2012 às 13h53m
Em entrevista a reportagem da Rádio Alvorada, prefeito eleito de Rebouças, voltou a adiar o anúncio dos novos secretários municipais e afirmou que irá reestruturar alguns departamentos

Rodrigo Zub, com reportagem de Edinei Andrade

© Rádio Alvorada

Claudemir dos Santos Herthel foi o prefeito eleito mais jovem da região Centro-Sul

Reboucense de nascimento e criação, graduado em Educação Física e Direito, ex- secretário de Esportes em Rio Azul, cidade onde conheceu sua esposa, Karla Flaiane Burko Herthel, o prefeito eleito mais jovem da região Centro-Sul, com apenas 33 anos, Claudemir dos Santos Herthel (PSDB), foi diplomado na noite de segunda-feira, 27, na Câmara de Vereadores, como novo chefe do executivo de Rebouças.

Após a solenidade de diplomação, Claudemir disse que pretende promover uma reestruturação de algumas secretarias municipais em Rebouças. Por esse motivo, ele não estipulou uma data para anunciar os nomes do seu secretariado. O tucano afirmou que uma de suas primeiras medidas na administração municipal será enviar um projeto de lei à câmara de vereadores, para que aconteça o desmembramento de algumas secretarias. Claudemir ainda cita que estuda a possibilidade de realizar a junção de alguns departamentos. Segundo ele, essas medidas têm o intuito de garantir uma reforma administrativa nos quadros do funcionalismo municipal.

Vereadores diplomadosAlém do prefeito e do vice, também foram diplomados na noite de segunda-feira, os nove vereadores eleitos no dia 7 de outubro. André Piskorz (PSDB), Professor Ricardo e Laércio do Sindicato (ambos do PT), Fábio Chiqueto (PSD), Professor Sérgio (PP), Silvio (PMDB), Luiza Andrade e Jader Molinari (ambos do PP) e Professora Ana Maria (DEM). A diplomação, como o próprio nome diz, é um documento que os políticos recebem e que os habilita a exercerem aquele cargo, atestando que o candidato eleito está apto a tomar posse do cargo ao qual foi eleito nas urnas.

Primeiras ações

Recentemente em entrevista coletiva à imprensa no dia 10 desse mês, Claudemir citou que pretende estabelecer um contrato de gestão com os futuros secretários municipais.  Quem não cumprir as metas poderá ser enoxerado do cargo. O prefeito eleito de Rebouças, também citou durante a oportunidade, que um de seus objetivos é realizar workshops, de dois em dois meses, para demonstrar todos os atos do executivo.

Promessas não são cumpridas

Porém, o fato que mais chamou atenção neste primeiro contato oficial com a imprensa regional após ser eleito, foi que Claudemir prometeu anunciar o novo secretariado, mas na hora h somente informou um fato que já era de conhecimento público. O radialista Júlio Vargas e o vereador Sidnei Jorge (Sidão) foram anunciados de forma oficial como membros da assessoria de imprensa de sua administração.

Neste dia, o prefeito eleito ainda garantiu que seu secretariado seria anunciado na semana seguinte, mas novamente não cumpriu a promessa. Na entrevista de ontem, 26, Claudemir citou que em respeito à atual administração prefere manter em sigilo, os nomes dos postulantes as vagas de secretários municipais.

“Pés no chão”

Eleito com 5.041 votos, Claudemir disse que a solenidade de diplomação foi um momento para agradecer o carinho que recebeu durante a campanha eleitoral, sobretudo das famílias que depositam muita expectativa em sua administração. “Sabemos da responsabilidade, mas estamos com os pés no chão para cumprir as metas. Quero estar com o povo e esta será minha grande preocupação durante os quatro anos de mandato”, destacou.

Emoção

O prefeito eleito enalteceu a importância do ato solene de diplomação, principalmente pela possibilidade de reunir os três poderes constituídos. Para Claudemir, a cerimônia teve um sentimento ainda mais especial para Antonio Oliveira Padilha (PMDB), diplomado como vice-prefeito, aos 73 anos. “Esse ato coroa e consagra a democracia nestas eleições que foram consideradas como ficha limpa. É importante salientar que esse ato solene transmite o sentimento de harmonia entre os poderes legislativo, representado pelos vereadores eleitos, poder executivo e judiciário representado pelo Dr. James Bourdignon [juiz de direito da Comarca de Rebouças]”.

Trabalho da justiça eleitoral

O juiz de direito da Comarca de Rebouças, James Bordignon, que presidiu a sessão solene de diplomação, diz que esse evento marca o encerramento dos trabalhos da justiça eleitoral nas eleições deste ano. “Os trabalhos que se iniciaram no mês de junho concluíram na segunda-feira, 26, com a entrega dos documentos de quem vai tomar posse”, disse.

Já o chefe do Cartório Eleitoral de Rebouças, Marco Aurélio Kanever, destacou que mais uma etapa foi cumprida, porém fez questão de ressaltar que as eleições são uma “novela permanente”, em que mudam os atores, mas o processo é constante e permanece o mesmo. Ele lembra que a partir de agora, o trabalho da justiça eleitoral é voltado para os processos em andamento e para a próxima eleição que acontece em 2014.

Participação ativa

Kanever aproveitou o espaço para agradecer os estagiários e voluntários que auxiliaram a equipe do Cartório Eleitoral de Rebouças durante todo o processo democrático. “O planejamento da eleição é demorado. Tivemos muitas reuniões em Curitiba e enfrentamos diversas dificuldades nestas eleições, mas isso tudo serve de aprendizado para melhorar no próximo pleito. Quero lembrar que, atuamos em boa parte do tempo com dois servidores, mas devido ao acumulo de trabalho tivemos o auxílio de um estagiário cedido ao cartório e de outros terceirizados contratados no período eleitoral. Contamos inclusive com a atuação de duas alunas voluntários”, relembra.

O chefe do cartório eleitoral comenta que os mesários tiveram grande importância para que a justiça eleitoral cumprisse seu objetivo de proporcionar um pleito justo, democrático e de forma totalmente transparente. “Em Rio Azul e Rebouças devemos enaltecer o grande índice de voluntariado. São inúmeros mesários e auxiliares que contribuem para que as eleições transcorram dentro da normalidade”.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.