Programação do feriado de emancipação política do município, nesta quinta-feira (14) tem ato cívico e apresentações culturais ao longo do dia
Da Redação, com reportagem de Rodrigo Zub
Civismo e atividades culturais marcam o feriado alusivo ao aniversário de 98 anos de emancipação política do município de Rio Azul. O calendário oficial de atividades já se iniciou no último sábado (9), com um baile para a Melhor Idade, que teve participação da Fanfarra da Terceira Idade de Ponta Grossa e, no domingo (10), com o Arraiá no Parque, no Parque da Pedreira.
Nesta quinta (14), a programação oficial começa a partir das 9h da manhã, com o hasteamento de bandeiras na Praça Tiradentes. No ato cívico, haverá apresentação da Fanfarra Municipal de Rio Azul.
De acordo com a secretária de Cultura, Turismo, Esportes e Recreação, Sandra Romanhuk Nós, a partir das 11h da manhã, a Rua 14 de Julho, em frente à quadra da Escola Municipal Vanda Hessel, se transforma na “Rua da Dança”. Grupos de dança do município apresentarão coreografias como forma de prestar homenagem à cidade de Rio Azul pelo seu aniversário. A partir das 13h, o mesmo espaço vira a “Rua do Recreio”, com atividades recreativas, em parceria com a Prefeitura e o SESC de Ponta Grossa, que também vai apresentar um teatro de rua.
Um novo ato cívico, às 16h, na Praça Tiradentes, terá o descerramento das bandeiras. Nesse mesmo horário, será dada a largada do Passeio Ciclístico, que vai premiar com medalhas o ciclista mais velho, o ciclista mais novo, a bicicleta mais enfeitada e a bicicleta mais antiga.
Às 18h30, serão entregues os certificados do curso profissionalizante Oficina de Costura Preparando o Futuro.
Durante a noite, a partir das 21h, o grupo “Os Mateadores” encerra a programação festiva com um show na quadra da Escola Municipal Vanda Hessel, com entrada franca.
A secretária ressalta que toda a programação foi pensada de modo a ocorrer em espaços cobertos em função da eventualidade de ocorrerem chuvas neste dia. O único evento que pode ser cancelado devido ao mau tempo é o Passeio Ciclístico que, a princípio, está mantido até segunda ordem.
Livro do Centenário
Ao longo de todo o dia, na quadra da escola, serão vendidos quitutes em barraquinhas organizadas pelo grupo de dança Mule’ka e Provopar. Também na quadra, ocorre uma exposição fotográfica do concurso “Rio Azul – 98 anos”. As fotos selecionadas vão compor, futuramente, um álbum que deve ser publicado junto ao livro do Centenário de Rio Azul, que será lançado em 2018.
Esse livro vai reunir relatos de populares que vão contar a trajetória do município de Rio Azul ao longo de um século. A edição da obra está a cargo do professor Osdival Neves Albini. Quem quiser contribuir com relatos para a confecção do livro pode entrar em contato pelo telefone (42) 3463-2010, na Secretaria de Cultura.