Prédio que vai abrigar novo Ambulatório Médico de Especialidades está sendo construído em terreno próximo à Yazaki, na Vila São João. CIS teve mais de 36 mil atendimentos ambulatoriais no 1º semestre de 2023/Paulo Sava
O Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) completou 29 anos de atuação em Irati e região na última semana. A entidade está em fase de expansão dos atendimentos, tendo registrado 36.852 atendimentos no ambulatório somente no primeiro semestre de 2023.
Já na ala que presta atendimento a pacientes com doenças crônicas, foram 11.171 atendimentos. No Centro Especializado de Odontologia (CEO), foram 7167 pacientes atendidos; no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), foram 14996 atendimentos e ações de reabilitação psicossocial.
Em breve, o ambulatório e o CEO estarão funcionando no prédio do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) João Antônio de Almeida, que está sendo construído nas proximidades da Yazaki, na Vila São João. A obra foi iniciada há cerca de 30 dias. Em entrevista à Najuá, a presidente do CIS/Amcespar e prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, disse acreditar que a nova unidade estará concluída em, no máximo, um ano e meio. “Nós teremos, então, um espaço próprio do Consórcio de Saúde, saindo do aluguel e dando condições de acessibilidade e mais conforto de atendimento para os pacientes e os profissionais que ali trabalham”, frisou.
A empresa Torres Novas, de Guarapuava, está executando os trabalhos. Em entrevista, Valéria Musiat, engenheira responsável pela obra, contou como está o andamento da construção. “Tecnicamente, a obra está avançada, estamos com toda a parte da terraplanagem pronta, estamos com todo o corte e dobra de aço das estacas, blocos e baldrames prontos. Estamos nos preparando para começar as perfurações das estacas. A expectativa é de que, neste um ano de prazo, consigamos entregar a obra completa”, frisou.
A obra, orçada em pouco mais de R$ 14 milhões, está sendo custeada com recursos do Governo do Paraná. Segundo Valéria, a construção está adiantada em diversos aspectos. “Começamos a fazer a terraplanagem e a topografia um pouco antes do prazo de contagem da ordem de serviço. Conseguimos nos adiantar em vários aspectos e agora estamos aguardando uma confirmação do Governo do Estado para começarmos a perfuração. Fazendo isto, como já estamos com todo o corte e dobra de aço pronto, na hora de executar vai ser rápido. Eu acredito que, no máximo, em 40 dias, estaremos com tudo pronto, inclusive pilar, para começar uma laje”, pontuou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
O terreno mede aproximadamente 6,4 mil m². Já a nova unidade terá aproximadamente 2600 m², com 7 blocos, um de odontologia com 6 salas, além de salas de raio X, atendimento ginecológico e exames do coração. Existe a possibilidade de ser acoplado mais um terreno, que fica entre a unidade e a igreja do Conjunto Fernando Gomes. Segundo o secretário municipal de saúde de Irati, João Almeida Júnior, trata-se de uma das maiores obras da região na área de saúde. Por ser uma área de preservação, o local poderia ser utilizado como um bosque para descanso dos pacientes, na visão do secretário.
“Nós estamos em discussão para ver se conseguimos acoplar ele a este projeto, para que, no futuro, o Consórcio possa fazer um bosque com algumas mesinhas para que os pacientes atendidos possam ter um descanso e um local para ficar esperando os ônibus dos municípios e ter esta tranquilidade”, afirmou.
Conforto e comodidade – Segundo Valéria, a nova unidade vai proporcionar mais conforto no atendimento médico para a população. “Eu e todos os funcionários daqui, que somos usuários do SUS, que são diabéticos e fazem uso da AMCESPAR, estão contentes e sabem da importância e da necessidade de ter isto aqui. Então, a maior alegria para eles é estar contribuindo para a saúde de Irati e deles, pois muitos não vão precisar se locomover até Curitiba, Ponta Grossa ou outra cidade, uma vez que as especialidades serão amplas para atendimento: ortopedia, ginecologia e cardiologia”, comentou.
O local vai contar também com estacionamento para ônibus, vans e automóveis, o que dará mais comodidade para as pessoas. Além disso, os pacientes poderão ter atendimento médico mais próximo de casa, segundo a engenheira. “Eu já fui usuária do sistema de saúde, já tive que ir muitas vezes até Curitiba e sei o quanto isto é cansativo para todo mundo. É uma alegria contribuir, colocando o meu conhecimento em prática aqui dentro e contribuir com a saúde de todos da região”, frisou.
A instalação da nova unidade na região pode, inclusive, gerar oportunidades de novos negócios, na opinião de Valéria. “Até há boatos de que tem pessoas querendo se instalar com restaurantes e lanchonetes, então vai facilitar para todo mundo. Mesmo estando por perto, o ônibus vem de manhã e acaba voltando só à tarde, então vamos conseguir colocar bastante coisa para as pessoas se acomodarem e ficarem bem até o final do dia”, comentou.
Novo CAPS – O CIS/Amcespar também está em busca de recursos para a construção do novo CAPS de Irati, segundo Cleonice. “Estamos com um pedido há dois anos e estamos continuando nesta luta junto com os deputados para que viabilizem a obra do CAPS para Irati”, frisou.