Instituição está comemorando 30 anos de funcionamento no município com trabalho social que contribuiu na formação das crianças e jovens/Texto de Rodrigo Zub, com reportagem de Jussara Harmuch
Irmã Anice Bebber é a atual presidente da Cidade da Criança de Irati. Foto: Jussara Harmuch |
Em 2022, a Cidade da Criança de Irati está comemorando 30 anos de funcionamento no município. Para marcar a data várias atividades foram agendadas para o mês de outubro, o mês das crianças. No dia 7 de outubro aconteceu um baile no Centro de Eventos do CT Willy Laars, que foi animado pela Família Azzolini, de Francisco Beltrão. Os recursos arrecadados no evento foram repassados para a Cidade da Criança.
Já no dia 9 foi realizada uma missa em ação de graças com a presença do bispo diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi. Depois foi oferecido um jantar realizado pela associação que administra a Cidade da Criança, que é formada por três irmãs Anice, Bernadete e Matilde, e dez diretores. Na ocasião, o prefeito Jorge Derbli e sua esposa Maria de Fátima assistiram à missa. O prefeito agradeceu às irmãs pelo trabalho que desenvolvem no município. O casal que reside na Alemanha, Eva Linsky e Oswaldo Linsky, também esteve presente. Eles têm uma associação chamada Kinderdorf Irati e representam um grupo de cristãos.
A reportagem da Najuá conversou com o ex-prefeito de Irati, Alfredo Van der Neut, que administrou o município na época que foi doado o terreno para a Diocese com a finalidade de instalar a Cidade da Criança, em Irati. Alfredo conta como foi o procedimento. “Eu lembro que o padre Isaias Becker era brasileiro, mas fazia trabalho na Alemanha e estava à procura de um terreno para fazer um projeto da Cidade da Criança que poderia ser Irati ou outra cidade. ‘Ele foi na prefeitura pedir, você pode me ajudar’. Eu disse é você que vai ajudar Irati. Passaram por aqui nesses 30 anos, 7 mil crianças. Essas 7 mil crianças eram totalmente abandonadas. Foram adotadas por esse local e eles passaram a morar aqui”, recorda Alfredo.
Já a presidente da Cidade da Criança, a irmã Anice Bebber, relatou como é o dia a dia de trabalho na instituição. “O dia a dia aqui é como se fosse uma casa só que grande com bastante gente para comer, bastante gente para brincar, mas os colaboradores são dez. Eles são muito dedicados, eles ajudam bastante. Porque só as três irmãs não iam dar conta de tudo isso aqui. Tem umas 100 crianças semanalmente que entra aqui”, afirma Anice.
Oficinas de informática, música, ballet, entre outras atividades são realizadas na instituição. Alguns professores são contratados pela Cidade de Criança e outros atuam de forma voluntária.
Uma delas é a dona Catarina Andreassa, que possui 100 anos e ajuda a Cidade da Criança desde que a instituição funciona em Irati. Ela faz trabalhos de crochê e brilho em panos e toalhas, que são vendidas nos bazares que a entidade promove. As pessoas interessadas em ajudar a Cidade da Criança podem colaborar com dinheiro, alimentos e até doando serviço ou roupas para os bazares.
Na foto, Catarina Andreassa ao lado da filha Edite e de Oswaldo Linsky, que é um dos fundadores da Cidade da Criança. Foto: Jussara Harmuch |
A atual diretoria da Cidade da Criança é formada pela presidente Anice, o vice-presidente Sidnei Rodrigues, o tesoureiro Acir Carlos Horst e o secretário Cassiano Augusto Biscaia. Fazem parte do conselho fiscal: Sidnei Jonaldo Jorge (Sidão), Francis Luis Baranoski, Taciane Maria Horst, Izabel Soares e Andrade Jorge, Neli Regina Pabis e Nina Suemi Ike. A Congregação das Irmãs que moram na Cidade da Criança é Franciscanas de Ingolstadt.
A programação de aniversário da Cidade da Criança será finalizada no sábado, 22, com o Café Colonial da Família, a partir das 15 h, na sede da instituição. Outra atividade que marcou a comemoração foi o Café com Reencontros, onde egressos da instituição se reencontraram no último sábado, 15.