Chuvas deixam moradores e comerciantes apreensivos em Irati

Há previsão de mais pancadas até domingo, 14, em toda a região Paulo Henrique Sava…

13 de dezembro de 2014 às 14h40m

Há previsão de mais pancadas até domingo, 14, em toda a região

Paulo Henrique Sava

As fortes chuvas que caíram em Irati no fim da tarde desta quinta-feira, 11, causaram prejuízos para os comerciantes e moradores. Lojas e casas do centro e de alguns bairros da cidade foram invadidas pela água.

A reportagem da Najuá conversou com Clayton Bini, proprietário de um imóvel na Munhoz da Rocha. Ele confirmou que a Prefeitura Municipal realizou a abertura do córrego, que passa nas proximidades, mas, segundo o morador, não existe passagem da água no trecho entre a Rua Dr. Munhoz da Rocha e a Praça da Bandeira. Clayton comenta que a água invadiu todas as lojas da região. “A água não está passando pela galeria e está ficando aqui para nós. A galeria é muito pequena e a água não consegue passar”, comentou.

Clayton pede que sejam solucionados os problemas existentes nas galerias que passam pela Rua Dr. Munhoz da Rocha e vai até as proximidades da Praça da Bandeira. “Esta água está sendo represada no meio da passagem e está voltando para a rua”, explica.

Além disso, segundo o morador, a água que desce do início da Munhoz da Rocha acaba ficando represada na esquina porque as galerias não comportam um volume muito grande de água. “A manilha que nós temos mede 40 cm, o que é pouco para a quantidade de chuva que vem. Passa ano, passa administração, e a gente espera que seja resolvido o problema, mas sempre acaba sobrando para nós”, afirmou.

Bairros também sofreram com a enxurrada

Além das ruas centrais, alguns bairros foram afetados pelas chuvas. Na Vila São João, a água chegou a invadir a Rua Trajano Gracia, nas proximidades da Ciretran. As ruas próximas a Rádio Najuá também foram tomadas pela enxurrada. 

Na Vila Nova e nas Canisianas, algumas casas foram afetadas pelas enchentes. Os moradores da Rua Miguel Bay tiveram os maiores prejuízos, com muros destruídos e água invadindo as residências. 

A moradora Sandra Carneiro procurou a reportagem da Najuá e comentou que a situação foi desesperadora e que os problemas existentes no local ainda não foram solucionados, mesmo após diversas reuniões com órgãos públicos e privados responsáveis pela realização de obras e melhorias no bairro.

“Estamos completando seis meses de conversas e até agora ninguém resolveu nada. Neste momento, estamos pedindo socorro, pois, de dois anos para cá, se chover em Ponta Grossa, na Rua Miguel Bay ninguém dorme. Todo mundo fica acordado, com martelos na mão, colocando tábuas nas portas e nos portões, porque alaga tudo”, frisou.

Outros locais da cidade também foram atingidos pelas chuvas. No bairro Nossa Senhora da Luz, proximidades do Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm, moradores relatavam, por volta das 19 horas, que a água invadiu as residências e causou prejuízos para os moradores.  

Uma ouvinte da Najuá enviou as imagens da enxurrada na Vila Nova. Confira essas e outras imagens no álbum abaixo. 


Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.