Chuvas causam alagamentos em Irati

Integrantes da Defesa Civil do município e secretários municipais reuniram-se na manhã de hoje (26)…

26 de abril de 2010 às 09h32m

Integrantes da Defesa Civil do município e secretários municipais reuniram-se na manhã de hoje (26) para o balanço da situação e planejamento de ações emergenciais
Assessoria da PMI

As chuvas intensas que caíram na madrugada deste dia 26 causaram alagamentos em diversos pontos da cidade de Irati e as águas invadiram casas localizadas próximo do Rio das Antas e afluentes. Integrantes da Defesa Civil do município e secretários municipais reuniram-se na manhã do dia 26 para o balanço da situação e planejamento de ações emergenciais. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, 1º tenente Elcio José de Meira, não há desabrigados ou desalojados.

Meira relata que os pedidos de atendimento a moradores de áreas alagadas começaram às 4h e se estenderam pela manhã. “Até às 9h30 haviam sido atendidas 28 famílias, mas ninguém precisou ser removido, pois assim que o rio baixou, as pessoas puderam voltar para suas casas”, afirmou. O alagamento foi mais significativo em áreas dos bairros Vila Nova, Lamil, Canisianas e Nhapindazal, com ocorrência de inundações também em algumas ruas dos bairros Pedreira, Floresta, Lagoa, Vila São João, DER e centro da cidade.

“O solo está muito saturado e já não absorve a água da chuva, por isso a água sobe rápido. Se continuar chovendo forte na cabeceira do Rio das Antas, vamos retirar as pessoas das casas nos bairros com pontos mais críticos de alagamento, mesmo enfrentando a resistência de alguns moradores que não querem deixar as casas”, adiantou o comandante do Corpo de Bombeiros.

Mais de 200mm de chuva em cinco dias

Dados coletados pela Estação Climatológica Principal de Irati, sob coordenação do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, localizada no Colégio Florestal, apontam o índice pluviométrico de 201,5mm, somados os últimos cinco dias. Os índices foram de 0,9mm de chuva no dia 22; 50,2mm no dia 23; 6mm no dia 24; 72,2mm no dia 25; culminando com 82,4mm de chuva no dia 26.

Segundo a secretária municipal de Viação e Serviços Rurais, Rozenilda Romaniw Bárbara, a captação de água para abastecimento da cidade não foi comprometida, mas duas estações elevatórias localizadas no Conjunto Fragatas e no bairro Canisianas foram atingidas. A Prefeitura Municipal de Irati colocou à disposição da Defesa Civil funcionários, veículos e equipamentos pesados para retirada de móveis e auxílio a moradores e também escolas para, se for necessário, alojamentos.

Donativos são bem vindos

Equipes da Secretaria Municipal de Bem Estar Social estão efetuando o levantamento do número de famílias atingidas pela enchente e quais as necessidades mais urgentes que precisam ser supridas. O Provopar Municipal já iniciou campanha para arrecadação de donativos como alimentos não perecíveis, cobertores, colchões, roupas, calçados, móveis e colchões. Solicita-se a colaboração da população, que pode encaminhar as doações à sede do Provopar, na Rua Doutor Correia, 337. Para doar móveis e colchões, basta entrar em contato pelo telefone 3907-3105 e solicitar o carreto.

Situação na área rural

Efetuado esta manhã por funcionários da Secretaria de Viação e Serviços Rurais, um levantamento preliminar da situação na área rural dá conta de que rios transbordaram em diversas localidades. Pontos de alagamento impedem o trânsito de veículos pela estrada principal que atravessa de leste a oeste o território do município, ligando os distritos de Gonçalves Júnior e Itapará.

A secretária Rozenilda Romaniw Bárbara informou que as equipes aguardam as águas baixarem para, no período da tarde, darem continuidade ao levantamento da situação da enchente na área rural. Conforme a secretária municipal de Educação, Zenilda Stroparo, o transporte escolar foi suspenso em várias localidades onde as estradas não oferecem condições seguras de tráfego.

Serviço:
– Defesa Civil – Rozenilda Romaniw Bárbara, telefone  (42) 9107-0283  (42) 9107-0283
– Defesa Civil – 1º Tenente Elcio José de Meira, telefone  (42) 3907-3037  (42) 3907-3037
– Estação Climatológica Principal de Irati, coordenada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), localizada no Colégio Florestal Presidente Costa e Silva, Vila São João. Observador meteorológico Mauro Sérgio Siona, telefones  (42) 3422-3151  (42) 3422-3151  e  (42) 9936-8286  (42) 9936-8286

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.