Até a noite de domingo eram quatro pontos de inundações no bairro Canisianas, três no Nhapindazal e um na Vila dos Coelhos, conforme informações do Corpo de Bombeiros
Segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros de Irati, até a noite de ontem aproximadamente 80 pessoas tinham sido afetadas momentaneamente em função das chuvas registradas no fim de semana. Até aquele momento, nenhuma família estava desabrigada, ou seja, sem moradia.
De acordo com informações da Defesa Civil Municipal entre sábado e domingo foram registrados mais de 100 milímetros de chuva. Por isso, as equipes da Prefeitura estão monitorando as áreas consideradas de risco. Até a noite de ontem eram quatro pontos de inundações no bairro Canisianas, três no Nhapindazal e um na Vila dos Coelhos.
As chuvas causaram danos e interditaram estradas rurais no município. Foram constatados problemas em estradas das comunidades de Rio Preto, Água Mineral, onde a água passou por cima da ponte, Cerro da Ponte Alta, Rio do Couro, Rio Corrente, Pinheiro Machado e Linha E do Itapará, onde uma ponte foi arrastada. Conforme a secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati, alguns locais que haviam sido afetados e recuperados neste mês, foram danificados novamente.
Outros municípios da região: Nos outros municípios da região, houve interdição de vias rurais que estavam encobertas por forte correnteza em Rio Azul. Também ocorreu o extravasamento do Rio Cachoeira e de um córrego no município. A BR-153, em Rio Azul, chegou a ser interditada nas proximidades da entrada da comunidade do Butiazal, após a água invadir as duas pistas. Em Fernandes Pinheiro, conforme o Corpo de Bombeiros, ocorreu o extravasamento do lago do Parque da Prainha, mas ninguém foi afetado.
Em Imbituva, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal registraram vários pontos de alagamentos na BR-153, na PR-522 no trevo do Mato Branco e no interior do município nas comunidades de Arroio Grande, Bela Vista, Faxinal dos Galvão, Ribeira dos Leão Paulista e Mato Branco. Houve um deslizamento de terra. Segundo os bombeiros, 29 pessoas estavam desalojadas e seis desabrigadas até a noite de domingo. Foi necessário remover pessoas de áreas de risco e interditar uma residência que teve deslizamento de terra.
Em Rebouças, o Corpo de Bombeiros registrou alagamentos em 14 locais na área urbana e 40 no interior do município, que causaram destruição de bueiros e pontes. Foram registrados problemas nos rios Potinga, Riozinho e afluentes. Vinte e quatro pessoas estavam desalojadas e quatro desabrigadas no município até a noite de domingo. Os bombeiros removeram pessoas ilhadas e auxiliaram na remoção de objetos e isolamento de áreas de risco.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
A corporação ainda prestou apoio aos funcionários da Sanepar para que eles pudessem chegar em um local de manutenção da bomba de captação de água que abastece o município. No município de Mallet foram registrados alagamentos na área central da cidade e extravasamento do rio Xarqueada.
Em São Mateus do Sul, os alagamentos na área urbana atingiram as vilas Pinheirinho e Buasque. Já na área rural, os locais afetados com algamento das estradas rurais foram Retiro, Rio das Pedras, Taquaral do Bugre, Faxinal dos Ilhéus, Vargem Grande, Faxinal dos Elias e Terra Vermelha. Até a noite de domingo, havia sete pessoas desalojadas e quatro desabrigadas em São Mateus do Sul. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais atuaram para atender à população. Em São João do Triunfo, houve estragos em estradas e interdições nas áreas rurais. Quatro pessoas ficaram desabrigadas.
Em União da Vitória, 24 moradores estavam desalojados e quatro desabrigados. Houve interdição da BR-153. Em Porto Vitória foram registradas duas quedas de barreiras e muros de residências. Na cidade de São João do Triunfo, o Corpo de Bombeiros constatou estragos em estradas e interdições nas áreas rurais.
Em Prudentópolis, a estrada de Ligação na região Norte do município apresentou pontos com risco de deslizamento de terras. Por isso, houve necessidade de interditá-la. Os bombeiros também constataram quedas de árvores na área urbana. Uma pessoa com suspeita de ter sofrido um AVC foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de Guarapuava, pois os profissionais de Prudentópolis não conseguiram chegar até onde ela estava. Já na comunidade de Barra Seca, uma família com oito adultos e sete crianças foi resgatada de uma área que estava alagada.
Já em Guamiranga foram registrados vários pontos de alagamentos e danos em estradas rurais. As secretarias municipais realizaram os atendimentos necessários.
Fotos: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati