Casas e estabelecimentos comerciais da área central ficaram inundados no fim da tarde de segunda-feira, 16
Da Redação
A chuva forte ocorrida no fim da tarde de segunda-feira, 16, provocou novos alagamentos e deslizamentos em Irati. A água inundou estabelecimentos comerciais e propriedades nas ruas Carlos Thoms, Alfredo Bufrem, Munhoz da Rocha, Conselheiro Zacarias, entre outras vias da área central. Moradores de alguns bairros também foram afetados com a enxurrada, que foi provocada em razão das galerias pluviais não suportarem a grande precipitação pluviométrica registrada em um intervalo curto de tempo.
Apesar da grande quantidade de chuva, a equipe do Corpo de Bombeiros de Irati não atendeu nenhuma ocorrência relacionada aos alagamentos. Nas redes sociais, várias pessoas postaram imagens de como ficou a situação das ruas e residências com o acúmulo de água.
A moradora Graciele Vieira questionou se a prefeitura de Irati pretende fazer a dragagem do rio, que fica próximo ao Colégio Florestal, que está quase transbordando. Uma residência ficou rodeada de água na rua Pará, na Vila São João.
No perímetro urbano da BR-153 foram registrados pelo menos três pontos de alagamentos no horário de pico entre 17 e 18 h. As enxurradas se concentraram nas proximidades da entrada do bairro Ouro Verde, da Associação da Copel e do campo do Sanhaço na Vila São João.
Na área central, a água da chuva misturada com barro inundou ruas e afetou estabelecimentos comerciais, conforme fotos registradas pelas moradoras Cleusi Menon e Andreia Duda.
“Os comerciantes têm que colocar portas de contenção para proteger seu patrimônio em dias de chuvas contra alagamentos. Quando na realidade, os loteamentos novos é quem tinham que criar sistema de contenção de água das chuvas e da terra, que provocam o assoreamento do Arroio dos Pereiras e do Rio das Antas, além do entupimento de bueiros e canalizações”, argumenta o morador Luiz Carlos Kloster.
Fotos: Fernando Insaurriaga Amaral, Graciele Vieira, Cleusi Menon, Andreia Duda, Darieli Gryczak, Samara Rodriguez Bonfim, Jéssica Kelte, Tadeu Stefaniak e Vitor Rocha
{album}
Chuva já havia ocasionado danos no sábado
No sábado, 14, a chuva forte já havia ocasionado diversos pontos de alagamento em Irati. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a enxurrada atingiu os bairros Lagoa, Vila São João, Nossa Senhora da Luz e Rio Bonito. O Corpo de Bombeiros informou que os moradores não precisaram sair de suas casas, apesar de a água invadir alguns terrenos, de acordo com imagens publicadas nas redes sociais.
A região central da cidade também sofreu alagamentos. Os pontos mais afetados foram às ruas Munhoz da Rocha, Carlos Thoms, 24 de maio e Alfredo Bufrem. Os estádios Fioravante Slaviero e Coronel Emílio Gomes ficaram encharcados com a chuva, o que impediu a realização da rodada do fim de semana dos Campeonatos Varzeano e Veteranos de Irati.