De acordo com levantamento da Defesa Civil do município, alguns agricultores perderam entre 90 e 100% da safra
Rodrigo Zub, com informações da Assessoria de Teixeira Soares
© Assessoria da Prefeitura de Teixeira Soares
Chuva forte acompanhada de rajadas de vento e granizo devastou três comunidades rurais de Teixeira Soares
Uma chuva forte acompanhada de rajadas de vento e granizo devastou três comunidades rurais de Teixeira Soares no fim da tarde de segunda-feira, 8. Moradores do Assentamento Carvorite, São Joaquim e Colônia Nove tiveram as residências destruídas e perderam a produção de milho, soja e feijão. De acordo com levantamento da Defesa Civil do município, alguns agricultores perderam entre 90 e 100% da safra.
O prefeito Ivanor Muller relatou a reportagem da Najuá, que um produtor rural perdeu aproximadamente 25 alqueires de soja pronta para colheita em virtude da chuva. O temporal que durou aproximadamente 30 minutos derrubou árvores, causou destelhamento de casas, barracões e estrebarias de animais. Segundo a assessoria de imprensa do município, ainda houve alagamento de algumas casas, que ficaram com o mobiliário danificado.
Equipes da Defesa Civil e Assistência Social de Teixeira Soares estiveram nos locais atingidos prestando auxílio às famílias. Muller comenta que a prefeitura irá fornecer telhas, lonas e todo o material necessário aos agricultores que tiveram as casas destruídas ou parcialmente atingidas.
{album}
Levantamento preliminar
Dados preliminares revelam que entre 20 e 25 famílias foram afetadas pelo temporal. Nas localidades de Carvorite e São Joaquim houve destelhamento de nove casas e 11 barracões incluindo algumas estrebarias. Até o início da tarde de quarta-feira, 10, cerca de 16 famílias foram visitadas. Dessas, 12 tiveram perdas significativas de suas lavouras.
A assessoria de imprensa da prefeitura solicita que os produtores rurais, que foram afetados com a chuva de segunda-feira, 8, entrem em contato com a Defesa Civil, Assistência Social e a secretaria de Agricultura do município. Muller ainda enfatiza que a prefeitura está fazendo o levantamento necessário para baixar um decreto e solicitar ajuda do governo estadual e federal.
Sugestão de correção