Entre 1º e 17 de novembro, precipitação foi de 272,7 milímetros, conforme informações do INMET
Rodrigo Zub
A chuva registrada em apenas 17 dias bateu o recorde para o mês de novembro em Irati. O município alcançou a marca de 272,7 milímetros de precipitação desde o dia 1º, maior volume registrado para este período do ano, conforme informações da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que fica nos fundos do Colégio Florestal
.
Estação do INMET em Irati
Irati possui uma estação meteorológica instalada nos fundos do Colégio Florestal, em um terreno cedido pelo governo federal. No local são realizadas aferições e uma série de medições que permitem avaliar as condições do clima. A partir do trabalho dos observadores, boletins são enviados três vezes ao dia para a sede em Porto Alegre/RS, que recebe as informações de estações do Brasil todo para elaborar o mapa da previsão do tempo.
A estação do INMET de Irati pertence ao 8º distrito, composto pelos estados do Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em Ivaí, na região dos Campos, existe uma estação similar. Os dados coletados na estação meteorológica podem ter variados usos, desde a construção civil, a aviação e até na medicina. A previsão de nevoeiro, por exemplo, determina se haverá pousos e decolagens num aeroporto. Já a pressão atmosférica, que é inversa à pressão arterial do ser humano, é usada como referência para saber se há risco em operar um paciente.
Somente no fim da tarde de segunda-feira, 16, o acumulado de chuva foi de 69 milímetros no período entre 17 e 21 h. Por esse motivo, vários bairros e ruas da área central ficaram alagadas, assim como já havia ocorrido no sábado, 14. De acordo com a secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati, foram registrados 46 milímetros de chuva em apenas uma hora na segunda-feira, 16. Como consequência ocorreu o transbordamento do Arroio dos Pereiras e muita água e lama da parte alta da cidade desceram em direção a região central.
Segundo o INMET, a média do mês de novembro é de 117,6 milímetros de precipitação em Irati. O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) registrou a precipitação de 150 milímetros entre os dias 1º e 17 de novembro na estação instalada no município de Fernandes Pinheiro. Essa quantidade de chuva também superou a média do mês (128 milímetros). O maior volume registrado em Fernandes Pinheiro ocorreu entre 17 e 18 h de segunda-feira, 16, com 39, 6 milímetros.
O observador Antonio Skubis, que trabalha no INMET em Irati, diz que a quantidade de chuva registrada em uma determinada região pode ter variações dependendo da localização da estação meteorológica. Conforme Skubis, essa característica explica a diferença de precipitação registrada nas estações do Simepar em Fernandes Pinheiro e do INMET em Irati.
Meteorologistas do Simepar analisam que a chuva acima do normal já era prevista por conta dos efeitos do fenômeno climático El Niño, que é caracterizado por precipitações acima da média no Sul do país e escassez de chuvas no Nordeste.
© Jéssica Kelte
Chuvas causaram alagamentos na rua Alfredo Bufrem, no sábado, 14, e na segunda-feira, 16