São 14 oficinas gratuitas para crianças e adolescentes. Aulas de ritmos, desenhos, zumba, dança livre e práticas corporais estão com inscrições abertas/Texto de Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira
O Centro da Juventude de Irati está com inscrições abertas para oficinas de esporte e cultura. As oficinas são gratuitas.
São cinco oficinas com inscrições abertas: ritmos, desenhos, zumba, dança livre e práticas corporais. As aulas começam em março. Ao todo, são 14 oficinas ativas. Além das que começam em março, também são oferecidas oficinas de circo, teatro, yoga, fotografia, bateria e violão, karatê, balé, jiu-jitsu e xadrez.
Em entrevista à Najuá, a coordenadora do Centro da Juventude, Patrícia Helena Borges, explica que as inscrições precisam ser feitas pessoalmente. “A criança ou o adolescente precisa ir até o Centro da Juventude com os documentos, RG e CPF dos pais e da criança ou adolescente, para realizar as inscrições. Fazemos na hora. Apresentamos as oficinas que tem, que, às vezes, eles vêm procurando uma oficina especifica. Nós já apresentamos as outras que tem e, geralmente, eles se inscrevem para outras também”, disse.
O foco das oficinas é atender crianças e adolescentes entre 12 e 21 anos, podendo participar jovens de até 29 anos. Contudo, há oficinas que atendem crianças a partir dos três anos.
A estrutura do local conta com sala de auditório, salas de informática, artes marciais, de dança, biblioteca com sala de música, salão de jogos, com mesas de tênis e pebolim, além da área externa. A área externa possui uma piscina que ainda não está em condições de uso.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
A infraestrutura inclui instrumentos para as aulas de música. Já nas aulas de fotografia, são usados materiais dos próprios alunos. “Não precisa ter uma máquina fotográfica. O aluno não tem necessidade porque geralmente temos celular. Quase todo mundo tem celular. Ela [a professora] começa no início, com o celular, ensinando a tirar foto, o ângulo, as configurações do celular, na câmera do celular”, afirma Patrícia.
A equipe do Centro da Juventude inclui orientadoras sociais, psicóloga, assistente social e servente. Os professores e instrutores de algumas oficinas são credenciados por licitação, mas há parcerias com secretarias municipais de Esporte e Cultura para a realização de oficinas. O espaço ainda possui oficinas realizadas por instrutores voluntários. Os recursos são custeados pela prefeitura de Irati.
As crianças ou os adolescentes podem fazer uma aula experimental para ver como funcionam as oficinas. “Se puderem estar indo para ver o espaço, conhecer a equipe, conhecer uma oficina ou outra que esteja acontecendo, se a criança se interessar ou adolescente se interessar pode estar fazendo uma aula experimental para ver se vai querer continuar, frequentar ou não”, disse.
O Centro da Juventude de Irati– denominado de Nagib Harmuche- fundador das rádios Najuá, está localizado na Avenida Perimetral João Stoklos, número 400, próximo ao Fórum Eleitoral. O horário de atendimento é das 8 h ao meio-dia e das 13 às 17 h. Mais informações pelo telefone 3132-6267, pelo e-mail centrodajuventudeirati@gmail.com ou pelo perfil no Instagram, @ceju_irati.
Confira abaixo mais fotos da estrutura do Centro da Juventude