Evento faz parte das comemorações dos 100 anos da entidade que reverencia a cultura em Irati/Paulo Sava
O Clube do Comércio de Irati celebra 100 anos de sua fundação no próximo dia 26 de agosto. Para celebrar a data, uma série de eventos foi programada. Entre eles, estão a Missa em Trovas, que foi celebrada na manhã de hoje, 29, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Rio Bonito. Outra atividade será uma oficina de trovas, que acontecerá logo mais, à tarde, nas dependências da entidade. Haverá também apresentações artísticas.
Nossa reportagem conversou com Andreia Motta, presidente da União Brasileira de Trovadores. Ela contou que a Missa em Trovas foi escrita pelo trovador Antônio Augusto de Assis, de Maringá, considerado um dos maiores trovadores do Brasil na atualidade. Esta celebração foi realizada pela 1ª vez em 1970 na Catedral de Maringá. Desde então, todos os anos a Missa em Trovas é celebrada durante os Jogos Florais, que reúnem trovadores de todo o Brasil. Andreia contou como foi a transformação do ritual da missa para o formato das trovas.
“A Missa em Trovas é a nossa Missa católica em versos. O Antônio Augusto de Assis, poeta que criou a missa em trovas, muito católico que é, transformou os dizeres em trova. A missa é toda ritmada”, frisou
Quem acompanhou a celebração pode conferir toda a beleza das trovas, segundo Andreia. “Eu acredito que a seção de Irati tenha reproduzido a missa para entregar a comunidade. Vale a pena ter este material e participar, é emocionante”, comentou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Andreia também ministrará uma oficina de trovas a partir das 14 horas, no Clube do Comércio. Ela deu detalhes sobre este evento. “Na verdade, eu vou fazer uma mini oficina, conversar acerca de trovas, suas origens e um pouquinho da técnica de uma forma infelizmente superficial porque o tempo é pequeno. Toda a comunidade está convidada para vir ao Centro Cultural Clube do Comércio às 14 horas para esta oficina de trovas”, pontuou.
Para Andréia, estes eventos servem para mostrar toda a beleza, lirismo e humor da trova. “Além do lirismo da trova, ou seja, esta poesia, a trova também pode trazer aquele aspecto reflexivo e o humor. Tudo isto será mostrado com a leitura de diversos autores nacionais”, finalizou.