CEEBJA está com matrículas abertas para 1º semestre de 2024

Período de pré-matrículas está aberto até o dia 22 de dezembro/Texto de Karin Franco, com…

18 de novembro de 2023 às 13h20m

Período de pré-matrículas está aberto até o dia 22 de dezembro/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava

Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) abriu o período de matrículas para os interessados em concluir os estudos. Foto: CEEBJA/Arquivo

O Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) está com o período de pré-matrículas aberto até o dia 22 de dezembro. As vagas são destinadas a jovens e adultos que desejam concluir os estudos do Ensino Fundamental e Médio. As aulas começam no 1º semestre de 2024.

As aulas do Ensino Fundamental e Médio são oferecidas nas modalidades presencial e online. “Nós temos o ensino presencial e temos um ensino online, aonde o aluno estuda pelas plataformas online e vem uma vez por semana na escola. Ele vê o dia que tem para ele vir, aonde ele faz algumas atividades e também faz algumas avaliações”, explica a professora do CEEBJA, Carla Ragugneti.

No momento da matrícula, o aluno poderá escolher a modalidade de ensino. O aluno também pode mudar o tipo de modalidade durante o semestre. “Vamos supor que ele começou presencial porque ele acha melhor, mas no decorrer do percurso, ele encontrou um emprego, ele não está conseguindo vir mais no presencial, ele pode migrar para o online”, conta a professora.

O ensino online é feito por meio de uma plataforma disponibilizada pelo governo estadual que oferece as aulas, atividades e disciplinas ofertadas pelo colégio.

Para completar o Ensino Fundamental, são dois anos de estudo. Já para o Ensino Médio, a duração é de um ano e meio. Esse tempo de formação é possível porque as aulas são divididas em bloco. “Nesse primeiro e nesse segundo semestre tem um bloco de quatro disciplinas. Eu vou citar como exemplo, pegando o português como carro-chefe e a disciplina de geografia. Quando ele passa para o terceiro semestre e o quarto semestre, que seria correspondente ao oitavo e ao nono ano, ele começa com história e matemática, por exemplo, e as demais disciplinas que vem junto com o carro-chefe. São quatro disciplinas no primeiro semestre, as quatro disciplinas do segundo, o terceiro e quarto, fechando o Ensino Fundamental em 2 anos”, explica o professor do CEEBJA, Gilberto Ivan Dias Soares.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

No Ensino Médio, a metodologia é dividida por meio de blocos de disciplinas, mas há diferença no presencial e no online. “A diferença no presencial e no online é que quando o aluno vai, vai encontrar a carga horária de 50 minutos ou uma hora, semelhante ao ensino regular, e ele vai ter acesso a todos os professores naquele dia que ele vai. Diferente do ensino presencial, que o horário é mais maciço, é mais cheio. O pessoal do Ensino Médio, do Ensino Fundamental, quando vão tirar algumas dúvidas a respeito do uso da plataforma, essas dúvidas existiram diretamente com a pedagoga ou com os professores que estão na escola”, conta o professor.

A avaliação do aluno que opta pela modalidade online é feita mediante a realização de algumas atividades presenciais feitas na escola e atividades realizadas na plataforma online. O turno em que as atividades presenciais serão feitas são escolhidas no momento da matrícula, onde o aluno pode escolher em ter essas atividades de manhã ou à noite.

Quem optar pelo online também precisa ter o hábito de verificar as atividades e fazê-las na mesma semana. “Ele deve acessar a plataforma e fazer as atividades durante a semana. Quando for para outra semana, ele já tem que estar com a plataforma em ordem. Por isso, os professores ficam monitorando, avisando: ‘Você deixou de fazer tal atividade’. O aluno na nossa escola, é feito um cuidado diferenciado, porque você tem que estar muito atento com ele. Tem a questão do auxílio, a questão que ele precisa. Toda dúvida, toda questão, os professores têm um grupo onde que eles tiram uma dúvida dos alunos, orientam. A pedagoga está para ver a questão de senha, questões de acesso. Todo esse suporte é dado”, disse Carla.

O CEEBJA oferece aos alunos uma estrutura com laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, tecnologia em sala de aula, com TV em sala de aula com multimídia e tablet, além de um espaço para realizar eventos.

Para fazer a pré-matrícula é preciso levar documentos pessoais como RG e CPF, uma cópia da conta de luz atualizada, certidão de nascimento, certidão de casamento (se houver) e histórico escolar. No caso de menores é preciso apresentar o RG e CPF dos pais ou responsável, além do comprovante de vacinação. Para as matrículas para o Ensino Fundamental, são aceitos alunos a partir de 15 anos completos.

Neste momento são realizadas as pré-matrículas somente para novos alunos. Alunos que que querem fazer transferência precisam completar o ano de estudo em seus atuais colégios e fazer a matrícula a partir de 03 de janeiro de 2024.

A pré-matrícula é feita pessoalmente no CEEBJA em Irati, que está localizado na rua Trajano Gracia, nº 273, próximo ao supermercado Cavalin Bora. O horário para a pré-matrícula na secretaria do colégio é de manhã, das 7h30 às 11h50, e à noite, das 18h30 às 22h50. A partir do dia 03 de janeiro de 2024, o horário será das 7h30 às 11h50 e das 13h às 17h20. O telefone para contato é (42) 3423-2414 (WhatsApp).

Evento da Consciência Negra: Na segunda-feira (20), o CEEBJA promove uma palestra com convidados de Moçambique para marcar o Dia da Consciência Negra. O evento acontece no colégio, a partir das 20h15, e é aberto ao público.

O professor Gilberto conta que a ideia do convite aos moçambicanos veio após ele conhecer a história deles. Os dois professores moram em Ponta Grossa e estão terminando seus estudos na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “Eles são refugiados de Moçambique, no continente africano. Quando aconteceu a Guerra em Moçambique, no ano de 1975, começaram as lutas locais e eles se refugiaram a partir de 1978, migrando para alguns países até chegarem em Ponta Grossa. Em Ponta Grossa foram acolhidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, iniciaram os seus estudos na UEPG. Eles vêm com alguma formação. Eu tive a oportunidade de conversar com eles, perguntar se eles gostariam de fazer uma fala sobre isso aqui em Irati e eles concordaram. É um casal, a professora Angelina e o professor Fernando”, conta.

Durante a palestra, o casal falará sobre a situação econômica e social de Moçambique, além de dar uma contextualização sobre a educação e formação no país africano. A professora Angelina é formada em Teologia, Filosofia e Matemática, e mestranda em Matemática. O professor Fernando é formado em Filosofia e Teologia, concluindo o curso de Pedagogia no final deste ano.

O evento ainda marcará a abertura de uma semana de atividades que será feita com os alunos. “Nós temos a continuação dos eventos, que tem algumas exposições, nós vamos abordar também a questão dos indígenas nessa semana. A semana da Consciência Negra, depois na quarta-feira, nós temos apresentação do teatro, tudo em cima de uma reflexão em cima de tudo o que aconteceu”, explica o professor.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.