Casos de abandono de animais crescem no fim de ano

03 de dezembro de 2025 às 10h40m

Secretaria de Defesa Animal de Irati alerta sobre o aumento do abandono de cães e gatos durante o período de festas e férias, e reforça que a prática é crime e pode resultar em prisão/ Texto de Diego Gauron

Abandono de animais cresce no fim de ano, período que exige mais responsabilidade dos tutores. Imagem: Ilustração

Com a chegada das festas e das férias, crescem as ocorrências de aumento dos casos de abandono de cães e gatos. Segundo a secretaria, essa é uma das épocas em que mais se registram situações de animais deixados para trás por famílias que viajam ou mudam de rotina.

O órgão destaca que o abandono é uma prática cruel e também um crime, previsto na Lei 14.064/20, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão. Além disso, lembra que os animais sentem medo, fome, frio e tristeza, e não devem ser tratados como objetos descartáveis.

A orientação é que os tutores se planejem antes de viajar, garantindo o bem-estar dos pets. Entre as alternativas estão levá-los junto, contratar um cuidador ou deixá-los em um hotel para animais.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.