Moradores de aproximadamente 120 residências ficaram sem o serviço.
Um carteiro teve que ser afastado do trabalho após ser mordido.
Do G1 PR, com informações da RPCTV Guarapuava
Os Correios suspenderam o serviço de entrega de cartas e encomendas em aproximadamente 120 casas de União da Vitória, por elas estarem em áreas que possuem vários cachorros soltos nas ruas. De acordo com órgão, neste ano, um carteiro foi mordido por um animal e precisou ser afastado do trabalho.
Segundo os Correios, no Paraná, de janeiro até agosto de 2014, 70 profissionais foram atacados por cães que estavam soltos na rua.“Vamos retornar a entregar as correspondências nesses locais, somente depois de a população regularizar a situação de cães soltos nas ruas”, explica o gerente da central de distribuição dos Correios Tony Scarsanella.
De acordo com o carteiro Gilberto Kuns, que está na profissão há nove anos, muitos animais que atacam os trabalhadores têm dono. “Em alguns lugares o animal está dentro do pátio da casa, mas ele pula a cerca e atravessa na frente da moto. O que pode até derrubar a gente”, conta.
Para a dona de casa Julmara, a decisão dos Correios não é justa. “Olha, quando o carteiro passa por aqui e a gente está em casa, tento conter os animais. Mas a responsabilidade de animais de rua não é minha”, comenta Jucilmara.
Animais abandonados
De acordo com o último Censo Animal realizado na cidade, em 2013, União da Vitória tem aproximadamente três mil cachorros abandonados. O município não tem um canil municipal e a única ONG da cidade foi interditada após denúncias de maus-tratos em agosto de 2014. A prefeitura informou que pretende construir um canil até o fim deste ano.