Carreata em Irati marca as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil

Evento reuniu aproximadamente 700 pessoas no Pavilhão do Parque Aquático na manhã desta quarta-feira, 07….

07 de setembro de 2022 às 15h57m

Evento reuniu aproximadamente 700 pessoas no Pavilhão do Parque Aquático na manhã desta quarta-feira, 07. Apoiadores manifestaram apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição/Paulo Henrique Sava


Cerca de 700 pessoas participaram da mobilização neste dia 07 de setembro em Irati. Foto: Paulo Henrique Sava


Uma carreata que contou com a participação de 100 veículos pelas ruas de Irati marcou a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, comemorados nesta desta quarta-feira, 07. O evento reuniu aproximadamente 700 pessoas no Pavilhão do Parque Aquático. Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) aproveitaram o momento para manifestar apoio ao presidente, que concorre à reeleição.

Pastores e integrantes de diversas igrejas evangélicas participaram do evento juntamente com a Banda Ebenézer, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que executou o Hino Nacional Brasileiro. Católicos também estiveram presentes no local. Após alguns discursos, os participantes saíram em carreata pelas ruas dos bairros Rio Bonito, Fósforo, Stroparo e pelas ruas centrais da cidade.

Dario Araújo Neto, um dos organizadores do evento, destacou que o evento não tem cunho político, mesmo com a presença de apoiadores de Bolsonaro no local. “O cunho deste evento não envolve posições políticas, seja quaisquer que sejam, é um movimento cívico. Nós estamos comemorando 200 anos de independência e este é o foco principal do nosso evento. São 200 anos em 7 de setembro, é uma data simbólica para o nosso país”, frisou.

Mesmo com a chuva que caiu hoje pela manhã, a participação do público superou as expectativas dos organizadores, segundo Dario. “A chuva persistiu, infelizmente, mas tivemos um bom público. Fizemos o máximo possível para que o evento seja bem-sucedido”, pontuou.

Vanderlei Zarpellon, integrante do Rotary Club de Irati e um dos organizadores do evento, manifestou sua emoção ao participar da mobilização. “Isto nos emociona e nos deixa muito mais fortalecidos para lutar pelo nosso Brasil. Nós queremos uma pátria livre, onde todos possam expressar sua religião, seus pensamentos e que Deus olhe pelo nosso Brasil, pela nossa independência e pelo nosso povo brasileiro”, comentou.

O evento realizado em Irati marca um momento histórico para o Brasil, na avaliação da presidente do Conselho Municipal de Segurança de Irati (CONSEG), Patrícia da Luz. “É um evento muito importante para o Brasil inteiro, principalmente para a nossa Irati por uma questão democrática e justa. Temos que encarar a realidade, não podemos ficar em casa de braços cruzados vendo a nação perecer. Nós estamos aqui hoje em virtude disso”, frisou.

Aproximadamente 100 carros participaram da carreata, que percorreu as principais ruas de Irati. Foto: Paulo Henrique Sava

Já para a comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Capitã Carla Adriana Spak Sobol, a carreata representou um evento “dos brasileiros”. “Temos que nos fazer presentes e mostrar para as crianças o que foi a Independência do Brasil e o momento que vivemos hoje. Temos que pensar no Brasil, na nossa bandeira, no nosso hino, respeitar os símbolos da nossa pátria. Se não mostrarmos para as crianças hoje, como elas vão defender o nosso Brasil no futuro? Eu me faço presente hoje pela importância, principalmente para as crianças e os meus filhos, eu preciso mostrar para eles que precisamos lutar por esta liberdade conquistada há 200 anos”, comentou.

A independência brasileira foi proclamada pelo imperador Dom Pedro I no dia 07 de setembro de 1822. O pastor Romeu Ribeiro Batista, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, destacou a importância deste ato histórico e da celebração do seu bicentenário. “Neste dia, portanto, um brasileiro que, imbuído dos melhores sentimentos, residindo nesta pátria querida, deu o brado da independência, que é sinônimo de liberdade, e como é bom termos liberdade. Um povo cativo, escravizado, sob o jugo de outra nação e outros povos, não se sente feliz”, afirmou.

O Brasil é classificado como um país laico, onde todas as religiões podem se manifestar com liberdade, expressando seus sentimentos, crenças e ideias, segundo Romeu. “Por isto, neste 07 de setembro, salve a nossa pátria brasileira! Na Bíblia Sagrada, tem um versículo que diz: “Se Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Esta é a liberdade que estamos vivendo hoje. Que Deus nos conserve neste país de um estado laico e que esta liberdade nossa jamais seja privada para que possamos sempre enaltecer a Deus e dizer que a ele devemos toda honra, glória e louvor”, finalizou.

Fotos: Paulo Henrique Sava

João Ivazki segura a Bandeira Nacional durante o evento

Chuva afastou o público que participaria do evento

Banda Ebenézer durante preparação para a execução do Hino Nacional Brasileiro

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.