Data relembra os 200 anos da Independência do Brasil. Expectativa dos organizadores é de superar o número de participantes do evento de 2021/Paulo Henrique Sava
Carreata de 2021 reuniu aproximadamente 2500 pessoas e teve a participação de cerca de 250 veículos. Foto: Paulo Sava/Arquivo Najuá |
Para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, será realizada uma carreata pelas principais ruas de Irati nesta quarta-feira, dia 7 de setembro. A concentração vai acontecer a partir das 09 h no estacionamento do Parque Aquático, onde haverá execução do Hino Nacional e manifestações de algumas pessoas. Depois, os participantes sairão em carreata pelas principais vias da cidade, passando pelas ruas Expedicionário José de Lima, Moisés de Oliveira, Abílio Carvalho Bastos, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Noé Rebesco, Trajano Gracia, 19 de Dezembro, 15 de Julho e Dona Noca.
O publicitário Dario Araújo Neto, um dos organizadores do evento, diz que a menor circulação de veículos na cidade em virtude do feriado auxiliará no deslocamento dos carros durante a carreata. “Será um trajeto tranquilo como foi no ano passado, por ser um feriado e no período da manhã, onde todos poderão, com orgulho, manifestar o seu patriotismo por esta data cívica significativa de 7 de setembro, comemorando 200 anos da nossa independência. Vai ser uma festa cívica e de patriotismo acima de tudo, em defesa da liberdade em todos os sentidos”, frisou.
A carreata contará com adesão de várias pessoas. A expectativa dos organizadores é de que o número de participantes supere o de 2021, que foi de aproximadamente 2.500 pessoas e 250 veículos, conforme Dario. “A exemplo do evento de 7 de setembro que ajudamos a formatar e realizar no ano passado, a carreata conta com dezenas de colaboradores, de pessoas interessadas em prestigiar esta data histórica. Então, nada mais importante do que tentarmos repetir ou até tentar superar o grande sucesso do evento do ano passado”, frisou.
Segundo Dario, a carreata será um evento cívico e patriótico e não terá cunho político. “Será um evento para toda a família, a exemplo do ano passado, que foi maravilhoso. Crianças, jovens, adultos e idosos se sentiram muito alegres com animação e pessoas da cidade e do interior, de todas as classes sociais e funções da sociedade. Foi muito bacana e esperamos que este ano seja mais bonito ainda”, finalizou.