Capoeirista iratiense de 8 anos conquista dois títulos no 1º Campeonato Sul-Americano de Capoeira

22 de janeiro de 2026 às 11h45m

Maria Júlia “Pipoca” dos Santos venceu nas categorias solo individual e jogo/Marina Bendhack com entrevista de Juarez Oliveira e Paulo Henrique Sava

Maria Júlia dos Santos, a “Pipoca”, de 8 anos, conquistou dois títulos no 1º Campeonato Sul Americano de capoeira. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

Resumo
-A iratiense Maria Júlia “Pipoca”, de apenas 8 anos, conquistou dois títulos (solo individual e jogo) no 1º Campeonato Sul-Americano de Capoeira, realizado em Lima, no Peru;
-Com os resultados, a atleta recebeu convites para disputar campeonatos no Brasil, Estados Unidos, Colômbia e Europa;
-A rápida evolução de Pipoca é fruto de talento, disciplina e treinamento com seu professor, Leandro Müller Bozza (Pimenta).

Com apenas 8 anos de idade, Maria Júlia “Pipoca” dos Santos, natural de Irati, encantou o Brasil e a América do Sul ao conquistar dois títulos no 1º Campeonato Sul-Americano de Capoeira, realizado recentemente em Lima, no Peru. Representando o Grupo Muzenza, ela brilhou tanto no solo individual quanto no jogo na sua categoria de idade, mostrando talento, disciplina e um futuro promissor na capoeira. O professor Leandro Müller Bozza (Pimenta), coordenador do Grupo Muzenza, também comentou sobre as conquistas da aluna.

Pipoca relata que levar o título em duas categorias, somado a experiência de viajar para fora do país e conhecer capoeiristas de outras nacionalidades foi enriquecedor. “Eu fiquei muito feliz quando eu soube que eu ganhei e foi uma experiência incrível para mim viajar pra fora do país. Eu consegui fazer bastante amizades novas, conhecer várias pessoas novas e recebi vários convites lá também. Fui convidada para ir para Boston, nos Estados Unidos, para ir para a Colômbia, também para disputar o Sul Brasileiro. Fui convidada também para ir ao Campeonato Europeu”, conta Pipoca.

A capoeirista de 8 anos estuda no período da manhã, faz meia hora de treinamento com o pai à tarde e, à noite, treina com o professor Pimenta. Sua dedicação a levou a conquistar dois títulos no Campeonato, um no solo individual e outro no jogo, explica Pipoca.

“Eu participei de duas batalhas. Uma batalha de solo, que graças a Deus eu consegui ganhar, daí vem uma medalha e um troféu, e consegui ganhar também a batalha do jogo, que graças a Deus eu ganhei, e vem a medalha e o troféu”, conta.

O 1º Campeonato Sul-Americano de Capoeira aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2025 e reuniu atletas de diferentes nacionalidades. Pelo desempenho do atleta na competição, surgem convites para participar de outros campeonatos, descreve Pimenta. “Depois de tantos resultados em 2025, foi um ano bem vitorioso pra cidade de Irati, principalmente para a Pipoca, onde ela conquistou o Campeonato Mundial e agora o Sul Americano de Capoeira também. E com os títulos dela, ela conseguiu vários convites para participar de outras competições, inclusive nos Estados Unidos e também na Europa, em Portugal”, afirma o professor.

Pimenta relata que desde as primeiras aulas Pipoca teve facilidade na capoeira. Em sua primeira participação em um campeonato, Maria Julia ficou em 2º lugar, mesmo estando há somente três meses na capoeira. Também já foi campeã mundial em sua categoria de idade. O professor destaca a evolução muito rápida da atleta, devido ao seu talento e dedicação.

“É um incentivo para os iratienses, é um incentivo para outros alunos da academia, para a cidade de Irati. Acredito que é uma campeã mundial, uma campeã sul-americana de capoeira, uma possível campeã europeia de capoeira, eu acho que isso tem um peso bem grande. A nossa cidade tem tantos talentos, em tantas modalidades e a capoeira tem se destacado com um talento tão novo como esse, que tem apenas dois anos de capoeira e vem conquistando tantos títulos. Para a cidade de Irati tem uma importância muito grande, a gente já está no cenário nacional, Irati está conhecida nacionalmente e pode ser conhecida internacionalmente, o primeiro passo já foi dado, que foi em Lima, no Peru”, comenta o professor.

Professor Leandro Müller Bozza (Pimenta), instrutor de Pipoca. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

Cada campeonato tem seu regulamento próprio e os jurados fazem a avaliação pela pontuação de cada movimento e da série. O professor estrutura seus treinos conforme o que é cobrado no campeonato almejado, esclarece Pimenta. “A gente inicia os treinos já analisando o regulamento, porque cada competição é distinta. Nessa competição, ela tinha 30 segundos para fazer um solo. Solo quer dizer combinações de movimentos individuais, onde ela não poderia gingar, deste modo, deveria fazer movimentos conjuntos, sequências de movimentos sem parar. Nessa sequência deveria ter chutes, saltos, floreios, e eles avaliavam isso”, afirma o professor.

Três mulheres brasileiras foram convidadas para o campeonato Sul-Americano e todas foram campeãs. Pimenta conta que se surpreendeu com o nível dos competidores.

“E o que a gente traz de experiência para os alunos, principalmente na parte de movimentação, algumas coisas que a gente não trabalha tanto aqui, que lá eles trabalham mais. A gente trabalha mais a parte de luta, mais a parte de salto. Eles trabalham mais a parte de flexibilidade. Então, cada campeonato é uma experiência nova. A gente sempre está observando o que o pessoal está trabalhando para em um possível Sul-Americano a gente já estar preparado e habituado com a movimentação dos atletas de lá”, declara.

A Academia Muzenza Capoeira Irati fica localizada na Avenida Noé Rebesco, nº 1600, no bairro Lagoa. As aulas também acontecem no Centro Cultural Clube do Comércio. Para mais informações sobre aulas, visite as redes sociais @pimentacapoeiramuzenza.

Pipoca e Pimenta. Foto: João Geraldo Mitz
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.