Capitão da PM fala sobre fiscalização de som alto e abusos durante rodeio de Irati

14 de julho de 2016 às 11h52m

Segundo o subcomandante da 8ª Companhia, sanções serão aplicadas quando houver necessidade

Paulo Henrique Sava
Neste fim de semana tem início a 28ª edição do Rodeio de Integração, em comemoração aos 109 anos de emancipação política de Irati. Porém, uma das principais reclamações das pessoas que moram nas proximidades do CT Willy Laars é o volume excessivo do som durante o evento.
O som é originado predominantemente pelas narrações das provas campeiras, realizadas na pista de laço do CT, e pelos carros dos visitantes que acampam no local. A reportagem da Najuá procurou o comando da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar para saber quais medidas serão adotadas em caso de descumprimento da legislação vigente no município. 
O subcomandante da 8ª CIPM, Capitão Luciano de Jesus Romão, comenta que a PM irá atuar de maneira colaborativa para que a festa se desenvolva de forma pacífica e dentro da lei. “A gente irá atuar em parceria com a Guarda Municipal e as tratativas com a prefeitura, que está encaminhando alguns detalhes. Hoje (quinta-feira) a PM fará uma vistoria para que o local do evento não tenha nem objetos nem pontos inseguros, locais considerados perigosos para crianças e pessoas, e para que, num eventual desentendimento entre participantes, não sejam arremessados objetos”, comentou.  
Som particular
Segundo Romão, haverá um limite de tolerância para utilização de som alto. A definição para horário de desligamento total de som particular deve ficar no horário entre 23 e 01 hora da madrugada, nos três dias de festividade. “Uma vez batido o martelo e divulgada esta questão, a gente vai procurar efetivamente cumprir esta determinação, até mesmo se precisar intervir em algum excesso ou abuso, incômodo ou perturbação da comunidade fora do horário estabelecido, estaremos atuando de forma rigorosa”,afirmou. 
De acordo com o capitão, quem for surpreendido com som alto fora do horário estabelecido, será autuado por perturbação da tranquilidade e do sossego, assinará um Termo Circunstanciado e será intimado a participar de uma audiência junto ao Poder Judiciário e estará sujeito as sanções aplicadas pela Lei. “Se a emissão do ruído for proveniente de veículo, [o proprietário] ainda pode incorrer em alguma infração decorrente do Código de Trânsito também”, destacou. 
Som oficial 
No tocante ao som oficial do rodeio, a organização confirmou que ele será reduzido entre a meia noite e as 6 horas da manhã. “Se a organização achar por bem atuar desta forma e abaixar, ainda que haja alguma solicitação, se a tonalidade não estiver de acordo com o que a comunidade quer, podemos pedir para baixar mais um pouco, mas sempre dentro de uma conversa, dos ajustes cabíveis e de interação entre as instituições”, frisou. 
Consumo de bebidas alcoólicas 
Sobre o consumo de bebidas alcoólicas, a PM utilizará três etilômetros para medir a quantidade de álcool ingerida. Se for constatado abuso, o infrator será notificado e conduzido a DP para assinatura do Termo Circunstanciado.  
Durante os três dias do rodeio, a PM estará com um posto funcionando na entrada do CT Willy Laars. Os policiais estarão a disposição para prestar diversos tipos de atendimento, como perda de documentos e objetos, crianças que se perderem dos pais, entre outros. “O nosso objetivo é auxiliar no desenvolvimento da festa da melhor forma possível”, comentou.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.