Candidatos ao Conselho Tutelar vão participar de debate em Irati

Debate será no dia 28 de setembro (quinta-feira), no Colégio São Vicente, às 19h; Eleições…

21 de setembro de 2023 às 23h08m

Debate será no dia 28 de setembro (quinta-feira), no Colégio São Vicente, às 19h; Eleições estão marcadas para o dia 1º de outubro em todo o País/Texto de Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Em entrevista à Najuá, o presidente da comissão eleitoral, Denis Musial, confirmou que será realizado um debate entre os candidatos ao Conselho Tutelar. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

Os candidatos que disputam as cinco vagas no Conselho Tutelar de Irati irão participar de um debate no dia 28 de setembro (próxima quinta-feira), às 19 h, na Faculdade São Vicente. A previsão é que haja transmissão pela internet.

A realização do debate foi confirmada pelo presidente da comissão eleitoral e assistente social, Denis Musial, em entrevista no programa Meio Dia em Notícias da Super Najuá. “É tradicional aqui no município, nós organizarmos um debate entre os candidatos. Vai ocorrer um debate aqui no município que vai envolver várias instituições que vão estar organizando para que a comunidade possa participar no dia”, disse.

A eleição do Conselho Tutelar acontece no dia 1º de outubro (domingo) em todo o País. Todas as pessoas habilitadas a votar podem participar do processo. “Hoje estão aptos a votar qualquer cidadão do município de Irati que esteja em pleno gozo de todos os seus direitos políticos, com domicílio eleitoral em Irati, cadastrados perante a Justiça Eleitoral até o dia 3 de julho, que foi a data de corte estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral, onde temos uma parceria super ótima e que vem nos apoiando nesse processo eleitoral”, conta Denis.

A votação será feita na urna eletrônica. Quem for votar deve levar o título de eleitor e um documento com foto. Em Irati, a votação será no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira para quem mora na área urbana. No interior, a votação ocorre nos colégios de Gonçalves Júnior, do Guamirim e do Itapará. A votação será das 8 às 17 h. Os votos serão contados na Casa dos Conselhos e a previsão é que os resultados sejam conhecidos ainda no domingo.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Neste ano, a eleição do Conselho Tutelar contou com a novidade de um processo seletivo para a escolha dos candidatos. Os participantes fizeram uma prova teórica onde era preciso ter acerto de mais de 60% para continuar na disputa. Segundo o presidente da comissão eleitoral, a decisão de fazer a prova ocorreu a partir de um pedido do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Essa novidade da prova era uma demanda que vinha do Conselho Municipal que tinha como proposta que todos candidatos ao Conselho Tutelar tivessem as mínimas condições. Ele passava por essa prova, onde o conteúdo que era exigido para essa prova eram questões que afetam os direitos da criança e do adolescente, que é exigido no seu dia a dia conhecer um pouco dessa legislação, essas leis voltadas à criança e adolescente no Brasil”, conta.

A campanha iniciou em 21 de agosto e deve acontecer até o fim de setembro, antes da eleição. Durante o período de 45 dias de campanha, os 21 candidatos selecionados podem usar as mídias sociais, mas não podem ter inserções em rádio e televisão. “Tem várias formas que eles podem realizar [a campanha]. Podem usar os meios sociais. O que é vedado é utilizar os meios de comunicação, como rádio e TV para fazer essa divulgação”, explica Denis.

Os candidatos que não respeitarem essas regras podem ser denunciados para a comissão eleitoral que irá averiguar a situação. É preciso se identificar para fazer a denúncia e apresentar materiais que comprovem a irregularidade.

Serão eleitos dez conselheiros, cinco titulares e cinco suplentes. O presidente da comissão eleitoral alerta sobre a responsabilidade dos suplentes, que substituem os titulares em algumas situações. “Por diferentes motivos, que o candidato foi eleito, está ali, mas por alguma situação levou ele a um processo de licença ou férias provisórias. Essa lista de suplentes é utilizada para dar suporte nessas situações de afastamentos dos conselheiros titulares”, conta.

Os candidatos eleitos passam por um curso preparatório, onde precisam cumprir um número mínimo de frequência. A posse acontece no dia 10 de janeiro e os conselheiros assumem um mandato de quatro anos.

O salário de conselheiro é de R$ 3.980,20 e exige dedicação total à atividade. “O serviço do Conselho Tutelar é um serviço ininterrupto, que é um serviço que não para. Ele tem que funcionar 24 horas por dia, tanto no meio da semana, quanto finais de semana e feriado. Existe uma escala que esses cinco conselheiros acabam fazendo e hoje o regime de trabalho acaba estabelecido aqui, pelo nosso regime, de 24 por 48. O candidato trabalha 24 horas e 48 de folga”, relata Denis.

O Conselho Tutelar também fornece estrutura física e de locomoção, com carros e motoristas para dar suporte à atividade.

Denis destaca que é importante que a população participe da eleição. “Conselheiros tutelares tem como porta de entrada a defesa dos direitos da criança e adolescente, em qualquer situação de direitos humanos. Eu escolher esse candidato, eu também coparticipo desse processo na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Essa proteção e essa defesa não são só do conselheiro tutelar, é da sociedade toda”, analisa.

Os candidatos e seus respectivos números são:
Ademir Carneiro 20;
Carlos Gomes 11;
Bruno de Lima 19;
Cláudio Ramos 50;
Cleusa Gonçalves Pereira 33;
Ederli 77;
Jenifer Purfirio 37;
Jéssica Santos 13;
Junior Lemes Pechefist 78;
Letícia Karvoski 15;
Mari Mufato 90;
Mario Gerva 62;
Alexandre Scharlau 27;
Rafaela Taylise 38;
Rhauan 23;
Rose de Castro 25;
Simone Aparecida Labiak 21;
Sirley Correia 16;
Sonia Mara da Rocha 12;
Thiago Gorte 10;
Vinicius Marcello 55.

Confira as imagens dos candidatos ao Conselho Tutelar

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.