Candidatos a prefeito de Inácio Martins repercutem participação em debate

Três dos cinco postulantes à Prefeitura do município compareceram ao encontro, promovido pela Rádio Najuá…

19 de setembro de 2024 às 17h46m

Três dos cinco postulantes à Prefeitura do município compareceram ao encontro, promovido pela Rádio Najuá e pelo jornal Hoje Centro Sul/Paulo Sava, com auxílio na reportagem de Letícia Torres, do jornal Hoje Centro Sul

Candidatos à prefeitura de Inácio Martins, Marino Kutianski (PSDB), Kleber Erivelton Fernandes, o “Jornalista Kleber” (Novo) e Professor Élcio Wszolek (Federação Brasil da Esperança Fé Brasil, formada por PT, PCdoB e PV) participaram do debate organizado pela Rádio Najuá e pelo Jornal Hoje Centro Sul. Foto: Ciro Ivatiuk/Jornal Hoje Centro Sul

A Rádio Najuá e o jornal Hoje Centro Sul promoveram, na noite desta quarta-feira, 18, o debate entre os candidatos a prefeito de Inácio Martins. O encontro aconteceu na sede da emissora, em Irati. Três candidatos participaram do encontro. Foram eles: Kleber Erivelton Fernandes (Jornalista Kleber), na chapa pura do partido Novo, Marino Kutianski (PSDB) na coligação compromisso com a Igualdade e Respeito por Todos, que já foi prefeito de Inácio Martins, e o Professor Élcio Wszolek (PT) na Federação Brasil da Esperança Fé Brasil (PT/PC do B e PV).

Outros dois candidatos, Edmundo Vier, o “Dimas” (PSD), da coligação Continuidade, Desenvolvimento e Transformação, e Jorge Ferreira de Almeida, o “Jorge Boeira” (PL), da coligação Aliança pela Renovação, foram convidados, mas não puderam comparecer ao debate.

Em nota enviada à organização do encontro, a assessoria do candidato Edmundo Vier (Dimas) agradeceu o convite para participar do programa, mas alegou que ele não poderia comparecer por conta de compromissos assumidos anteriormente. A assessoria informou ainda que o candidato tem priorizado o contato direto com os eleitores em sua campanha.

“Além disso, o candidato tem priorizado um formato de campanha que privilegia o contato direto com os eleitores de Inácio Martins, acreditando que esta proximidade é a maneira mais eficaz de apresentar suas propostas e entender de perto as demandas da nossa comunidade. Continuaremos visitando os bairros e ouvindo a população, mantendo o compromisso de responder a todas as questões de forma clara e transparente”, frisou.

Já o candidato Jorge Ferreira de Almeida (Jorge Boeira) enviou nota no momento do debate à nossa organização dizendo que teve problemas com a agenda de um deputado e não conseguiria chegar a tempo de participar do programa.

Candidato Jornalista Kleber (Novo), em entrevista à jornalista Letícia Torres, do jornal Hoje Centro Sul. Foto: Jussara Harmuch

Cooperativismo – Um dos temas abordados durante o debate foi o cooperativismo. O candidato Jornalista Kleber propôs a criação de cooperativas para diversas áreas da produção agrícola.
“Mel, leiteria, produção de ovos e carnes, legumes e verduras, são diversos os tipos de cooperativas que poderíamos ter em Inácio Martins e contribuir com o desenvolvimento, pois isto faz com que o jovem não saia do campo, permaneça nas propriedades da família e gere renda. O agricultor é aquele que consome na cidade, gera mais renda, e gerando mais renda vem mais empregos e o município se desenvolve”, pontuou.

Letícia Torres e o candidato Professor Élcio (PT). Foto: Jussara Harmuch

Educação – Em relação à Secretaria de Educação, o candidato Professor Élcio prometeu que, se for eleito, modificará a forma de escolha do secretário da pasta. “Vamos fazer a escolha a partir de uma votação, de uma eleição entre a própria categoria (de professores e diretores). Nós escolheremos e elencaremos alguns nomes, e a partir daí, é compromisso nosso, a própria categoria vai fazer esta escolha. Esta é uma experiência que vamos iniciar com a educação. Posteriormente, talvez seja importante para a escolha das outras secretarias, mas neste momento, a secretária ou secretário de educação será escolhida ou escolhido a partir da opção da categoria”, comentou.

Candidato Marino Kutianski (PSDB), em entrevista a Paulo Sava depois do debate. Foto: Jussara Harmuch

Agroindústrias – Inácio Martins é conhecida como a capital do pinhão. Por conta disso, a atual gestão está construindo uma agroindústria para o processamento da semente. Marino Kutianski disse que, caso assuma a prefeitura em 2025, dará atenção também a outros tipos de agroindústria.

“Sabemos que hoje, focarmos em uma agroindústria é muito importante, e no nosso plano de governo não é só a agroindústria do pinhão que está no papel, mas vamos ter várias agroindústrias. Só que tem um pequeno problema: hoje, o nosso município de Inácio Martins tem muito latifúndio. Hoje, infelizmente, as nossas terras estão nas mãos de meia dúzia de grandes empresas. Onde está o pinhão de Inácio Martins? Está nas mãos das grandes empresas do nosso município. Se é um projeto de uma agroindústria para fomentar o pequeno produtor, temos sim alternativa, e está dentro do nosso plano de governo”, pontuou.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Repercussão – Em entrevista à jornalista Letícia Torres, do Jornal Hoje Centro Sul, logo após o debate, o candidato Jornalista Kleber destacou que o encontro foi importante para que os candidatos pudessem discutir ideias, projetos e o que eles pensam para o desenvolvimento do município. Ele lamentou a ausência dos candidatos Edmundo Vier (Dimas) e Jorge Boeira.

“Infelizmente, apenas três corajosos dos cinco candidatos a prefeito de Inácio Martins vieram até o debate da Najuá e do Hoje Centro Sul para mostrar suas propostas e projetos e discutir o que é melhor para o município. Será que os outros estão preparados para desenvolver Inácio Martins ou para continuar o desenvolvimento que tanto pregam? Nós, os três candidatos, tivemos coragem e estivemos aqui para mostrarmos o que pensamos para o desenvolvimento do nosso município”, comentou.

O candidato Professor Élcio (PT) ressaltou que o debate possibilitou que a população de Inácio Martins conhecesse os projetos de cada um dos candidatos presentes. “Neste momento, eu penso que a população pode entender qual o projeto político de cada um dos candidatos. Eu lamento a ausência dos outros dois candidatos, mas nós falamos dos nossos projetos e apresentamos nossas propostas”, destacou.

Marino também lamentou a ausência de Dimas e Jorge Boeira no debate. “É uma pena que os dois concorrentes, candidatos, não estiveram presentes junto conosco debatendo para levar à nossa população mais informação sobre o que ela precisa para a escolha, no dia 06 de outubro, de quem vai representar o município nos próximos anos. Nós temos compromisso com Inácio Martins”, finalizou.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.