Candidatos a prefeito de Fernandes Pinheiro não comparecem em debate

Rádio Najuá e jornal Hoje Centro Sul promoveriam debate na quarta-feira, às 18 h, mas…

05 de setembro de 2024 às 21h53m

Rádio Najuá e jornal Hoje Centro Sul promoveriam debate na quarta-feira, às 18 h, mas os candidatos Rosene Pabis e Oziel Neivert não estiveram presentes/Redação Najuá e Hoje Centro Sul

Imagem mostra a jornalista Letícia Torres, que faria a apresentação do debate, e os advogados Guilherme Heraki (representando a assessoria jurídica) e Arturo Antoniassi (representante da OAB de Irati) no momento que foi comunicado aos ouvintes da Najuá e internautas da rádio e do jornal Hoje Centro Sul sobre a ausência dos candidatos. Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

A Rádio Najuá e o jornal Hoje Centro Sul pretendiam realizar um debate entre os candidatos a prefeito de Fernandes Pinheiro, para que eles pudessem expor suas propostas e o seu plano de governo na noite de quarta-feira, às 18 h. Porém, os candidatos Eliton Rosene Pabis (Progressistas) e Oziel Neivert (União Brasil) não compareceram.

Oziel não repassou o motivo de sua ausência. Ele e outras pessoas que fazem parte da assessoria de sua campanha não responderam nossas mensagens de WhatsApp, quando foram questionados se o candidato participaria do debate.

Já Rosene, por meio de sua assessoria, encaminhou uma nota ao diretor do jornal Hoje Centro Sul, Ciro Ivatiuk, informando que o candidato não estaria presente. “Eu, Rosene Pabis, candidato a Prefeito de Fernandes Pinheiro, em meu nome e da Vice Alda, comunicamos que, em razão do curto período de tempo para realização da campanha eleitoral, a qual estamos apenas a 32 dias da eleição [no caso de quarta-feira], optamos por não participar do debate realizado pela Rádio Najuá. Seguimos firmes e fortes na campanha, visitando os eleitores de casa em casa pessoalmente, e levando o plano de governo, o qual estamos preparados a fazer pelo nosso município”, dizia um trecho da nota do candidato justificando sua ausência no debate.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Para organizar o debate, os partidos que indicaram candidatos a prefeito foram convidados para uma reunião de esclarecimento das regras, conforme previsto em lei. A reunião ocorreu no dia 19 de agosto e teve a presença de Queila Lovato, que representou o candidato Rosene. Já o representante do candidato Oziel, que seria o seu vice Cristian Czelusniak, justificou que não participou da reunião em função da “correria de campanha”, mas disse que o candidato tinha interesse em participar do debate. A equipe de Oziel foi notificada sobre a data, horário e as regras do debate. A Justiça Eleitoral também foi comunicada.

O advogado Guilherme Heraki, representante da assessoria jurídica do debate, e o vice-presidente da subseção de Irati da OAB/PR, Arturo Antoniassi, estiveram presentes na rádio Najuá para acompanhar o debate. Ambos atestaram que todos os trâmites previstos na legislação eleitoral foram cumpridos pela equipe de organização para realização do evento. Eles ainda lamentaram a decisão dos candidatos de não participarem do debate.

O jornalista da Rádio Najuá, Rodrigo Zub ressalta que a intenção dos debates promovidos pela emissora com os candidatos de Irati e outros municípios da região é dar oportunidade para que eles exponham suas propostas e que elas cheguem ao maior número de eleitores, principalmente em locais distantes da área urbana, pois a forma dessas pessoas terem acesso às informações muitas vezes é o rádio ou os meios de comunicação. ““Em Fernandes Pinheiro, não há horário eleitoral no rádio porque não existem emissoras de rádio comercial ou comunitária na cidade. Em alguns locais do interior, também não há acesso à internet ou o sinal é de qualidade ruim. Sendo assim, um debate é uma oportunidade para os candidatos apresentarem as propostas dos seus planos de governo e também para convencer um eleitor indeciso a definir o seu voto. A Najuá organizou este espaço democrático, para que fossem discutidas propostas visando o desenvolvimento dos municípios. É uma pena, infelizmente quem perde é a população e a democracia com atitudes como essa dos candidatos. Se o candidato tem medo de se expor em uma entrevista ou debate como será o comportamento dele comandando um município, quando será cobrado para resolver problemas que impactam a vida das pessoas?”, questiona Rodrigo.

O diretor geral do jornal Hoje Centro Sul, Ciro Ivatiuk também lamenta a decisão dos candidatos de não participarem do debate. “O processo democrático requer transparência e atitude proativa dos postulantes à disputa eleitoral. Infelizmente isso não ocorreu em Fernandes Pinheiro, o que nos deixa atônitos, pois não utilizar os meios de comunicação sérios, como a rádio Najuá e o jornal Hoje Centro Sul, para estar mais próximos dos eleitores é uma atitude incompatível com o que se espera de um bom gestor público. E ambos os candidatos tiveram a mesma postura”, afirma Ciro.

O próximo debate eleitoral promovido pela Najuá e Hoje Centro Sul será na quarta-feira, dia 11, às 20h, com os candidatos a prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Muller e Adriano José Pitter Heinen (Pitter). O debate será na sede da rádio Najuá, em Irati.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.