Valor superou a arrecadação de 2023, que foi de mais de R$ 272 mil. Recursos obtidos durante a campanha serão destinados para cinco instituições de Irati, São Mateus do Sul e Rebouças/Paulo Sava
A Campanha X Solidário 2024, promovida pelo Grupo Ivasko, arrecadou mais de R$ 279 mil em sua 15ª edição. O valor arrecadado foi divulgado durante evento realizado na tarde da última quarta-feira, 06, no Rancho do Lago, às margens da BR 153, em Irati. No total, foram arrecadados R$ 279.286,50, que serão divididos entre cinco instituições de Irati, São Mateus do Sul e Rebouças. O valor superou a arrecadação de 2023, que foi de R$ 272.828,00.
Em entrevista à Najuá, a empresária Edna Ivasko, idealizadora da campanha, atribui o sucesso do X Solidário ao apoio da comunidade, que participa adquirindo os sanduíches. “A campanha X Solidário só tem o sucesso que tem pelo grande envolvimento da comunidade de Irati e região, que sempre acredita na campanha, colabora, compra e consome. A equipe do Ivasko produz sem medir esforços para que consigamos entregar o melhor lanche possível para as pessoas que venham a consumir”, frisou.
Instituições beneficiadas – Entre as instituições beneficiadas, estão a Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPCI), que recebeu a quantia de R$ 97.700,00, a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Hospital Erasto Gaertner, que dividirão o montante de R$ 60.500,00, e a Santa Casa de Irati, com R$ 49.086,50. A Associação Mulheres em Ação (AMA) de Rebouças recebeu R$ 20 mil, e a Associação São Mateuense de Apoio e Proteção ao Idoso (ASMAPI) recebeu R$ 52 mil.
Em entrevista à Najuá, a presidente da ANAPCI, Denise Dietrich, destacou que, a princípio, os recursos serão utilizados para a confecção de cestas de Natal para os pacientes e famílias atendidos pela instituição. Dentro das possibilidades, a entidade pretende comprar um veículo utilitário para que os voluntários possam fazer visitas e levar os donativos às famílias.
“Com certeza serão cestas de Natal que levamos para os pacientes e seus familiares, e também estamos tentando conseguir um carro utilitário para colocarmos na área rural, para não estragar o que já temos. Precisamos de um utilitário para pegar doações e levar para os pacientes”, frisou.
Sidnei Barankievicz, diretor administrativo da Santa Casa de Irati, contou que os recursos recebidos da campanha serão utilizados para compra de enxovais para a instituição. Ele contou como são compostos estes enxovais.
“O enxoval que a Santa Casa usa parece ser pouco, mas é muito tecido, são lençóis, fronhas, toalhas, tecidos para confeccionar os pijamas que os médicos usam, para embalar os materiais, que chamamos de “late”, que vão para a autoclave. São tecidos que se deterioram muito rápido, pois os produtos químicos utilizados pela lavanderia são muito fortes, por isso os tecidos precisam ser renovados todos os anos. Com certeza, este valor que será repassado será suficiente para a manutenção do enxoval da Santa Casa por pelo menos um ano”, comentou.
Ana Maria Borges, coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Irati, informou que a instituição pretende construir um espaço para descanso de pacientes e acompanhantes. “O recurso vai ser muito bem utilizado porque queremos fazer um espaço onde os pacientes e seus acompanhantes possam descansar. Atendemos não só o paciente, mas também o acompanhante e familiar que está junto, pois ele também está desgastado pela doença do paciente. Então, queremos fazer um espaço onde eles possam descansar, ter um lanche, tomar um café ou chazinho durante o período em que esperam. Ainda dependemos de muita coisa, da aprovação da Vigilância Sanitária e tudo, mas pretendemos fazer isto”, comentou.
Janete Zucco, presidente da Associação São Mateuense de Apoio e Proteção ao Idoso (ASMAPI), ressaltou que o valor de R$ 52 mil da campanha será utilizado na construção da sede própria da entidade, que já possui terreno, doado pela Prefeitura de São Mateus do Sul. Além disso, a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e deputada federal licenciada, Leandre Dal Ponte (PSD), liberou uma emenda de R$ 500 mil para a entidade.
“Este dinheiro vamos pegar para construir o Lar dos Idosos. Não temos como comprar equipamentos ainda por não termos a unidade. Como este era um ano político, algumas emendas não vieram para nós. O nosso sonho é de estarmos com nosso lar construído em dois anos. É mais gratificante ainda com todas as ações”, frisou.
Neiva de Lurdes Cosa, presidente da Associação Mulheres em Ação (AMA) de Rebouças, ressaltou que a entidade, composta por 26 mulheres que prestam serviço social nas áreas de desenvolvimento social e inclusão de pessoas, cuida de pacientes com câncer, que utilizam a Casa de Passagem São José. Ela destacou que os recursos de R$ 20 mil serão utilizados para pequenos reparos na casa.
“Provavelmente com este dinheiro, vamos fazer pequenos reparos no banheiro adaptado para cadeirante, que ainda não foi terminado, e custear as despesas, que somam mais de R$ 3 mil por mês. Nós pagamos todas as despesas do local e temos alimentação. Temos só a agradecer e aprender com este gesto solidário. É impressionante como impactamos positivamente a vida das pessoas através do amor. Nós, que trabalhamos nestas frentes, atendendo estas pessoas, saímos curados pelo amor, que realmente é o maior instrumento da humanidade para transformar qualquer realidade”, enalteceu.
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José Carlos Ivasko, presidente do Grupo Ivasko, elogiou o envolvimento de todos que colaboraram com a campanha. “Hoje é o dia de dizer parabéns para todos os envolvidos, pelas pessoas se importarem com a solidariedade, ajudar os outros, deixar um pouquinho do seu dia, das suas preocupações, e fazer algo para quem precisa mais do que nós, mesmo que este gesto seja resumido a comer um sanduíche, porque é ele que vai fazer com que ajudemos as pessoas”, pontuou.
Doação de lanches – Dentro da campanha, o Grupo Ivasko também entregou quase 1800 sanduíches para 11 escolas da rede municipal de ensino. Ana Paula Ivasko, gerente de marketing do grupo, falou sobre a emoção de entregar os lanches para as crianças.
“Quando vamos às escolas, escutamos os relatos dos gerentes que acompanham todas as entregas e nos emocionamos porque são relatos de pessoas que às vezes nunca comeram um X Salada, levando para o irmão, a irmã, o pai e a mãe, que ficaram em casa, experimentarem aquele lanche. É muito legal ver tudo isto e compartilhar com a própria família da criança. Vemos a necessidade da criança querendo participar com a família, as fotos e vídeos, acompanhamos no dia a dia, e nos emocionamos mais”, finalizou.