Campanha X-Solidário arrecada mais de R$ 207 mil

Valores arrecadados com a venda de sanduíches e doações via transferência bancária serão repassados para…

28 de outubro de 2022 às 15h04m

Valores arrecadados com a venda de sanduíches e doações via transferência bancária serão repassados para a ANAPCI e os hospitais Erasto Gaertner e Santa Casa de Irati

Campanha X-Solidário arrecadou mais de R$ 207 mil em 2022. Foto: Bete Budel

 
A 13ª edição da Campanha X-Solidário arrecadou R$ 207.329,00 com a venda de sanduíches e doações via transferência bancária. Com isso, a organização superou a meta de 2021 quando foram arrecadados R$ 156 mil.

O valor obtido neste ano será dividido entre três instituições. Os hospitais Erasto Gaertner e a Santa Casa de Irati receberão R$ 82.931,60 cada um. Já a Associação Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer (ANAPCI) ficará com a quantia de R$ 41.465,80. Segundo informações do jornal Hoje Centro-Sul, o Erasto aplicará o recurso para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer através do Projeto Conscientizar +. A Santa Casa vai utilizar o dinheiro para a reforma do ambulatório de especialidades. Já a ANAPCI destinará o recurso para compra de cestas de Natal para as famílias dos pacientes oncológicos e aquisição de brinquedos para os filhos dos pacientes.

O valor obtido na campanha foi divulgado durante um evento realizado na tarde de ontem na chácara Santa Tê, na localidade de Cochinhos, em Irati. Durante o evento, alguns pacientes oncológicos deram depoimentos de como superaram a doença. Familiares de pacientes que morreram também falaram sobre as dificuldades do tratamento e como foi superar a perda de pessoas próximas. Os depoimentos emocionaram quem estava no local. Depois dos pronunciamentos dos representantes das instituições beneficiadas com a campanha, os médicos-palhaços que desenvolvem o projeto Risologistas deixaram o mais ambiente mais leve ao utilizar o bom humor para falar sobre o tratamento do câncer nos hospitais.

Em entrevista à reportagem do Hoje Centro-Sul, a idealizadora da campanha X-Solidário, a empresária Edna Ivasko, destacou a participação dos colaboradores e pessoas que contribuem para realização da ação. “Essa campanha todo ano nos surpreende também com a grande união da equipe [do Ivasko], da comunidade, em busca desse grande objetivo tão legal, humano e compensador, que é ajudar o próximo e quem está passando por uma doença tão difícil. É gratificante chegar a um resultado desse pensando na união e trabalho de tantas pessoas envolvidas”, disse Edna.

O empresário Zeca Ivasko diz que ficou surpreendido com o valor obtido neste ano que superou a campanha dos anos anteriores. Ele também enalteceu que a campanha mobiliza a população iratiense. “Não é uma mentira quando a gente fala que todo ano a gente é surpreendido positivamente com o valor. Sempre vem aquele medo, aquela insegurança no começo da campanha, mas depois as pessoas vão se engajando, vão indo e a Edna guarda os valores para essa hora e sempre é uma surpresa”, afirmou Zeca.

 
Casal Edna e Zeca Ivasko são os idealizadores e promovem anualmente a campanha X-Solidário. Foto: Bete Budel
 
Somando todas as edições da campanha X-Solidário já foram arrecadados mais de R$ 800 mil. Neste ano, mais de R$ 16 mil foram arrecadados somente com doações durante a live de abertura da campanha realizada no dia 31 de agosto. O valor obtido é repassado integralmente a uma conta bancária da campanha e repartido com a Santa Casa, o Erasto Gaertner e a ANAPCI. O mesmo acontece com os valores arrecadados na venda dos sanduíches. A venda do X-Solidário é feita também com parceiros do Grupo Ivasko. É o caso da Rede Feminina de Combate ao Câncer, ligada ao Erasto Gaertner.

 

Durante a campanha, também há a opção de comprar apenas o lanche e não retirar. Neste caso, o lanche foi doado as escolas de Irati. As instituições beneficiadas foram a Escola Olavo Anselmo Santini e o Colégio Estadual do Rio do Couro.

Na sessão da Câmara de Irati de terça-feira, o presidente da Casa, Hélio de Mello, que mora no Rio do Couro, destacou a importância da iniciativa em participação na Palavra Livre. Hélio comentou que muitos empresários compram os sanduiches numa quantidade maior justamente com objetivo de realizar a doação para as escolas. Também na sessão da Câmara, a vereadora Teresinha Miranda Veres, que já presidiu a ANAPCI, afirmou que a instituição foi a primeira a ser beneficiada com a campanha X-Solidário, passando a ser contemplada em todas as edições. “Em nome da ANAPCI e demais instituições agradeço ao Grupo Ivasko e a todos os seus colaboradores pela dedicação na campanha. Todo ano esta ação fica maior, mais pessoas abraçam a causa tantas empresas como cidadãos. Parabéns”. Já o vereador José Ronaldo Ferreira (Ronaldão), que realiza tratamento contra o câncer, disse que a campanha iniciou pequena e aumentou o valor arrecadado com o passar dos anos. “Uma ação muito importante que ajuda as instituições. Parabéns a todos os envolvidos, esperamos que esta campanha se torne ainda maior”.

 
Resultado da campanha deste ano foi apresentado na tarde de quinta-feira, 27. Foto: Bete Budel
Funcionários do grupo Ivasko soltaram algumas bexigas para simbolizar o sucesso da campanha X-Solidário, que chegou a 13ª edição em 2022. Foto: Bete Budel
Dinheiro arrecadado será dividido entre os hospitais Erasto Gaertner e Santa Casa de Irati e a ANAPCI. Foto: Marketing Ivasko
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.