Um ônibus do Hemepar esteve o dia todo na cidade durante o feriado desta terça (14), realizando coletas de sangue
Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub
Entre as atividades alusivas às comemorações pelos 97 anos de Rio Azul, prevaleceu o estímulo a um gesto de solidariedade: a doação de sangue. Um ônibus do Hemepar, especialmente equipado para realizar coletas de sangue, permaneceu ao longo de toda a terça-feira (14) em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o prefeito Silvio Paulo Girardi (PSC), a inclusão dessa atividade no calendário comemorativo reflete a preocupação do município com o baixo estoque de sangue nos Hemocentros e tinha como objetivo fazer desse gesto um hábito.
© Rodrigo Zub
Muitos jovens (foto) doaram sangue pela primeira vez
© Rodrigo Zub
Cerca de 60 pessoas doaram sangue durante a terça-feira, 14, em Rio Azul
A campanha em Rio Azul foi coordenada pela Unidade de Coleta de Sangue (UCT) do Hemepar de Irati. De acordo com a coordenadora do UCT, Emilinha Zarpellon, a expectativa era a de conseguir 70 doadores entre as 9h e às 17h. “É uma experiência muito boa, porque vamos conseguir educar as pessoas e elas vão ficar conhecendo como é o trabalho do Hemepar e como funciona a coleta de sangue. Para essa coleta, já nos preparávamos há alguns meses, até poder se concretizar no dia de hoje. Fomos muito bem recebidos pela população e só não está havendo mais doadores devido ao tempo, pois está chovendo muito, mas vai dar, ao menos, para deixar uma boa impressão sobre o trabalho do Hemepar”, avaliou.
Os jovens tiveram participação expressiva na campanha de coleta de sangue, segundo a chefia do UCT. “A doação de sangue é um dos gestos mais importantes para salvar vidas, por isso que nós estamos sempre atrás [de novos doadores], trabalhando com os nove municípios [da 4ª Regional de Saúde], fazendo com que as pessoas conheçam realmente qual é o sentido da doação de sangue. Por isso, esse trabalho é feito de várias maneiras, tanto em Irati, na nossa unidade, que hoje não está atendendo a coleta, pois estamos aqui, como em outros lugares por onde temos passado levando essa informação”, comentou Emilinha.
© Rodrigo Zub
Profissionais da secretaria de Saúde de Rio Azul e da Unidade de Coleta de Sangue de Irati coordenaram ação
© Rodrigo Zub
Ônibus do Hemepar, especialmente equipado para realizar coletas de sangue
O ônibus que esteve em Rio Azul pertence ao Hemepar de Curitiba e serve para a realização de coletas externas na região Metropolitana. A UCT de Irati agendou a visita do ônibus a Rio Azul há aproximadamente um ano para ter direito à vaga. Para municípios interessados em levar o ônibus da Hemepar para coletas externas, é necessário entrar em contato com o diretor do Hemocentro Coordenador, da 2ª Regional, Paulo Roberto Hatschbach, uma vez que esse serviço é prestado em parceria do Governo do Estado com as Regionais de Saúde. Segundo Emilinha, a solicitação deve ser feita com bastante antecedência.
A ideia da campanha era, principalmente, estimular a comunidade a criar o hábito de doar sangue. Emilinha salienta que, normalmente, a importância à doação de sangue começa a ser atribuída quando surge a necessidade de transfusão para algum familiar. Contudo, ela aponta que as pessoas estão se conscientizando sobre a importância de doar sangue.
© Rodrigo Zub
Objetivo da ação foi estimular doação voluntária de sangue
© Rodrigo Zub
Rio-azulenses aguardam para doar sangue
Doação deve ser agendada
A doação de sangue demanda o atendimento a um requisito básico: o doador precisa apresentar boas condições de saúde e não estar fazendo uso de medicamentos. O interessado deve se dirigir, portando um documento de identificação, até a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Irati, na Rua Coronel Grácia, 761, no Centro de Irati, ao lado do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) e do Colégio Estadual Duque de Caxias. Pode agendar a coleta também pelo telefone (42) 3422-3119, seja para um ou mais doadores. Por falta de funcionários, as coletas têm sido realizadas somente às terças e quintas, das 7h30 às 17h.
Acompanhamento de um médico
As coletas de sangue são sempre acompanhadas por um médico. Em Rio Azul, quem realizou esse acompanhamento foi o Dr. André, que se disponibilizou para o trabalho. Emilinha agradeceu a parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Azul.
Mais imagens da doação de sangue
© Rodrigo Zub