Concessionária vai patrocinar time de futsal juntamente com a empresa de laticínios Anila
Edilson Kernicki, com reportagem de Ademar Bettes
A concessionária Caminhos do Paraná, que na região administra as BRs 277 e 373, será a nova patrocinadora da equipe master da Assifusa (Associação Iratiense de Futebol de Salão) em 2016. O assessor de imprensa da empresa, Jefferson Ditrich, e o presidente da Assifusa, Carlos Daniel Gonçalves de Oliveira, o Professor Cajão, participaram do programa “Show de Bola”, na Najuá AM, para falar sobre a parceria com o time, que também tem o patrocínio da Anila.
Segundo o Professor Cajão, a intenção, desde novembro de 2015, era a de reforçar a equipe para a disputa do Campeonato Paranaense 2016, e por isso investiu na busca de novos patrocinadores. “Desde que iniciamos o trabalho de conversar com as empresas, a intenção é essa de aumentar nossos recursos para trazermos outros atletas com qualidade”, comenta. Cajão também falou a respeito do projeto de ampliar o número de convênios para incrementar a campanha do Sócio Torcedor.
“Nossa intenção não é aumentar o investimento, e sim mantê-lo, na parte do time adulto. O problema é que é um ano difícil, em que sabemos das dificuldades do País, do estado e do município. Portanto, sabemos que para a captação de recursos para os projetos devemos ter cuidado. Como em todas as equipes estão diminuindo um pouco os investimentos, se conseguirmos mantê-lo, que provavelmente conseguiremos até aumentá-lo, até o fim das negociações com as empresas, acredito que conseguiremos montar uma equipe muito competitiva”, aposta o treinador André Demczuk, o Dedé.
Na análise do treinador, as equipes do Colégio Londrinense e do Toledo, que subiram para a Série Ouro, fugiam à realidade econômica das concorrentes, por possuírem apoiadores muito fortes. Por isso, ele acredita num equilíbrio maior entre as equipes da Série Prata neste ano. “Pelo menos até o momento, entramos com totais condições de briga. A equipe que também achamos que vem forte é São José dos Pinhais, que fez uma fusão com o Coxa, as duas equipes que disputaram a Chave Prata. Estão fazendo uma unificação, será uma equipe só, em São José dos Pinhais, uma equipe bem forte. Tivemos a parceria com o Coxa no Sub-20 ano passado, então estamos mais ou menos por dentro de como será a equipe deles”, detalhou Dedé.
Questionado se conseguiu trazer alguém do Coritiba para a Assifusa, o treinador respondeu que, pelo contrário: foram eles que contrataram Valeta. Entre os atletas que permanecem na equipe iratiense estão o goleiro Diego, que estava na equipe em 2015; Murilo, Clade e Alakis. “E existe a possibilidade de o Dudu [permanecer]; ainda estamos negociando com ele”, comentou o treinador. Dudu está em Minas Gerais e o time aguarda um retorno até esta sexta-feira (22).
“O patrocínio através de leis de incentivo é algo ainda novo na nossa região. A Caminhos do Paraná faz patrocínios dessa forma desde 2007, mas a cada ano temos recebido mais projetos. O do [coral] Gaudeamus In Domino é pela Lei Rouanet, que é a Lei de Incentivo à Cultura; nós patrocinamos o coral através desse mecanismo legal, que é não pagar o imposto ao governo federal [Imposto de Renda] e sim repassar esse valor para a cultura da cidade. Mas também temos outros dois mecanismos muito importantes; um deles é a Lei do Esporte. Um dos projetos que se estuda para viabilizar o apoio é através do projeto que a Assifusa protocolou no Ministério do Esporte, e também vai propiciar, aí sim, um apoio bem substancial. Mas enquanto esse projeto não tem o aval, não tem a aprovação formal do Ministério do Esporte, a Caminhos do Paraná vai realizar o patrocínio diretamente do caixa, sem incentivo”, explica o assessor de imprensa da concessionária. O terceiro mecanismo de incentivo é o Fundo de Apoio à Infância.
Segundo Dedé, o protocolo para obter recursos através da Lei de Incentivo ao Esporte foi realizado em outubro de 2015. “A Assifusa se encaixou nos requisitos que o Ministério do Esporte exige. Fizemos o projeto, enviamos e agora dependemos da aprovação”, complementou Demczuk. A resposta do Ministério é aguardada para a próxima semana, quando retoma os trabalhos após o recesso de fim de ano. Nesse tipo de projeto, pessoas jurídicas podem deduzir até 1% do Imposto de Renda e pessoas físicas, até 6%.
“Procuramos muitas pessoas e a Caminhos do Paraná fez uma parceria diferente. Além de ter esse caminho [via Lei de Incentivo ao Esporte], entrou diretamente com o patrocínio, do caixa mesmo, para apoiar o projeto desde já. Com a entrada do projeto, mais tarde viria outro apoio financeiro”, explica o treinador da Assifusa. Outras empresas teriam acertado para colaborar com o time logo que aprovado o projeto de patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte junto ao Ministério.
Outro patrocinador da equipe master é a cooperativa de crédito Sicredi, que optou em não incluir o nome na equipe, conforme explica Demczuk. “Temos a abertura e a busca nossa para que nosso projeto fique 100% é mais um parceiro no sistema do Sicredi, que não vai o nome na equipe, mas participa de todas as ações com o máster”, detalha.
O nome da equipe está fechado. Pelo regulamento da Federação Paranaense de Futsal, o nome pode ter a denominação da instituição esportiva – no caso, Assifusa; ligado ao nome do município (Irati) e duas empresas patrocinadoras (Caminhos do Paraná e Anila).
Peneirada
Dedé reforçou o aviso de que na próxima sexta-feira (29) e no próximo sábado (30) ocorrem as peneiradas para as categorias de base. Na sexta (29), a partir das 17h, para as categorias sub-13 (nascidos em 2003 e 2004); sub-15 (nascidos em 2001 e 2002) e sub-17 (nascidos em 1999 e 2000). No sábado (30), a partir das 9h, para as categorias sub-9 (nascidos em 2007 e 2008) e sub-11 (nascidos em 2005 e 2006). Ambas as seletivas ocorrem no Ginásio de Esportes Fortunato Colaço Vaz, anexo ao Parque Aquático, no Rio Bonito. Mais informações pelos telefones (42) 9949-2919 – Chrystian Korevar e (42) 9808-0779 – André Demczuk.
Baile do Chope
Já está agendada para o dia 1º de abril, uma sexta-feira, o 1º Baile do Chope no Centro de Eventos Italiano. A renda do evento deve ser toda revertida em beneficio da Assifusa. Na ocasião, será apresentado o projeto 2016 e o novo uniforme do time.