Ação procura diferenciar os caminhões da coleta de lixo reciclável e do orgânico, pois a mesma empresa realiza os dois serviços com veículos com as mesmas características/Texto de Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira
A partir desta semana, os caminhões de lixo reciclável passaram a usar um jingle para diferenciar quando acontece a coleta de lixo reciclável na área urbana. A medida é um pedido da Secretaria de Meio Ambiente para diferenciar os caminhões da coleta de lixo orgânico do reciclável.
Desde julho, a coleta de recicláveis é realizada pela empresa Ecovale, que já era responsável pela coleta de lixo orgânico. Como há o uso dos mesmos veículos, houve a necessidade de diferenciá-los. “A empresa é uma só e os caminhões têm as mesmas características. São caminhões compactadores que precisavam de um diferencial para população não achar que o caminhão do orgânico está recolhendo o resíduo reciclável e acabar desmotivando a população, aqueles que já separam, que já tem a consciência, de acabar tendo uma desmotivação nesse sentido e conseguimos realizar com a empresa esse jingle. A partir de agora, esse jingle estará sendo tocado nos caminhões da coleta do reciclável para população conseguir diferenciar e saber que o caminhão do reciclável passou na minha rua, passou na minha casa fazendo a coleta”, explica a secretária de Meio Ambiente, Magda Lozinski.
Magda explica que a coleta de materiais recicláveis na área urbana foi terceirizada porque o Poder Público não conseguia mais ficar responsável por esse serviço. “Conseguimos promover uma licitação para coleta de resíduos recicláveis no município de Irati, uma vez que nós, enquanto secretaria de Meio Ambiente, já não estávamos dando conta em relação à questão da frota, em relação à questão de mão de obra, na coleta do resíduo reciclável”, conta a secretária.
O itinerário da coleta de resíduos recicláveis na área urbana continua o mesmo, mas sendo feito pela empresa Ecovale. A Prefeitura de Irati continua responsável pelo recolhimento na área rural, que também passou por reformulações. “Essa mudança aconteceu justamente pela licitação que ocorreu no mês de maio. Antes era a prefeitura que fazia todo o serviço de coleta de reciclável, tanto na área urbana quanto na área rural. Com a deterioração da frota e as questões também que eu já citei, acabamos tendo que reformular a coleta. Lembrando que hoje as coletas no meio rural não acontecem mais nos sábados como era antes. Vem ocorrendo toda sexta-feira. Cada sexta-feira com itinerário específico na área rural”, explica.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
No interior de Irati somente a comunidade do Guamirim é contemplada com a coleta de materiais recicláveis duas vezes por mês. As demais localidades do interior permanecerão com uma coleta mensal. Na área urbana, o morador pode encontrar no site da Prefeitura de Irati as informações sobre o itinerário. Para acessar é necessário selecionar o menu “Cidadão” e em seguida, a aba “Coleta Seletiva”.
A secretária reconhece que a coleta de materiais recicláveis apenas uma vez por semana em bairros de Irati é insuficiente. “A geração de lixo reciclável é muito maior por parte das casas, dos munícipes, quanto a questão do lixo orgânico. Porém, é um lixo mais limpo que ele pode ficar armazenado e não causa tanto problema quanto a questão do lixo úmido, o resto do alimento. Não é suficiente, mas é uma condição que conseguimos hoje propor e executar para a população”, disse Magda.
O único local com coleta de materiais recicláveis todos os dias é a área central. “A área central é uma área atendida todos os dias, de segunda a sexta-feira, posterior ao horário comercial, para que os caminhões não venham atrapalhar o trânsito, não aconteça nenhum acidente com os coletores. A região central é atendida de uma maneira diferenciada”, conta.
A secretária destaca que é importante que a população continue separando o lixo e descartando de forma correta. “Vemos que boa parte da população já faz essa separação e já tem essa consciência. Mas uma parte da população ainda faz a mistura dos resíduos. Estamos ao longo dos últimos cinco anos tentando educar a população que separe esse resíduo porque a prefeitura presta um serviço diferenciado. Vai passar o caminhão e vai levar o seu resíduo. Não precisa misturar. O principal ponto é que o seu resíduo reciclável está sendo fonte de renda para as famílias da associação e da cooperativa. Aquilo que descartamos na nossa casa, está trazendo, inclusive, alimento para as famílias que trabalham com a reciclagem”, explica.
Materiais como isopor e vidro devem ser descartados como recicláveis. No caso do vidro, a prefeitura estuda maneiras para fazer uma coleta específica desse material. No entanto, como o serviço ainda não está disponível, os vidros são recolhidos pela coleta de lixo reciclável. “Eu ainda peço que, se a população puder, pode descartar como reciclável, desde que enrolado num papelão, dentro de uma garrafa PET. Cortamos a garrafa PET e colocamos dentro porque a problemática do vidro é a questão dos acidentes que ocorrem com quem manuseia. Ele é 100% reciclável, mas a questão é o acidente que as pessoas que manuseiam os vidros. Às vezes, chegam quebrado e eles não sabem o que está vindo dentro daquela sacolinha, daquele recipiente e acabam se ferindo”, conta.
Informações e reclamações sobre a coleta de lixo em Irati podem ser enviar para o SAC da empresa Ecovale, para a Ouvidoria da Prefeitura de Irati ou na Secretaria de Meio Ambiente.