Câmara homenageia Dogio Gauron com nome de rua em Irati

08 de agosto de 2025 às 10h23m

Vereadores de Irati aprovam por unanimidade a denominação de rua no bairro São Francisco em homenagem a Dogio Gauron, carinhosamente conhecido como “Dózio”, lembrado por sua atuação comunitária e legado de solidariedade/ Rodrigo Zub, com informações da Assessoria da Câmara de Irati

Dogio Gauron

Na sessão da Câmara de Irati de terça-feira, os vereadores aprovaram em segunda votação, por unanimidade de votos, o projeto de lei que denomina a Rua “C” do Loteamento Nazle Mansur, no bairro São Francisco, de Rua Dogio Gauron. O projeto foi apresentado pela vereadora Silvana Rzepka (PSD). O objetivo foi homenagear Dogio, que era conhecido como Dózio Gauron. Ele era pai do jornalista da Rádio Najuá, Diego Gauron.

O homenageado nasceu no dia 27 de julho de 1969, na localidade de Cadeadinho, interior de Irati. Silvana leu um breve histórico da vida de Dózio na sessão da Câmara.

“Aos 7 anos de idade, mudou-se com sua família para a cidade, fixando residência na área urbana, onde construiu sua vida. Iniciou seus estudos na Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, no bairro Vila São João. Desde muito jovem demonstrou responsabilidade e comprometimento. Com apenas 13 anos, começou sua trajetória profissional no comércio local, trabalhando no antigo Supermercado Stroparo, onde permaneceu por 17 anos. Foi nesse período que conheceu sua esposa, Leonilda Luciane, com quem constituiu sua família, sendo pai de Lenon Diego e Daiane Fernanda. Em 1997, deu um novo passo em sua vida profissional, abrindo sua própria mercearia no bairro São Francisco, onde atuou por mais 15 anos. Seu comércio não era apenas um local de trabalho, mas também um ponto de encontro da comunidade, onde cultivou amizades, sempre atendendo a todos com simpatia, honestidade e dedicação”, relatou a autora do projeto.

Dózio ainda foi ministro da Eucaristia na Capela São Francisco e atuou como coordenador da comunidade por sete anos. “Sempre esteve disposto a colaborar nas atividades da igreja e em causas sociais, com atenção especial às pessoas idosas e mais necessitadas. Homem de valores sólidos, amigo de todos, querido e respeitado, deixou um legado de trabalho, fé, solidariedade e amor ao próximo. Seu falecimento, ocorrido no dia 16 de maio de 2025, aos 55 anos de idade, deixou uma imensa saudade na família, nos amigos e em toda a comunidade do bairro São Francisco e da cidade de Irati”, enfatizou a vereadora Silvana.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.