Treze vereadores e respectivos suplentes tomaram posse dos cargos neste domingo (1º)
Edilson Kernicki, com reportagem de Élio Kohut
Tomaram posse, neste domingo (1º), às 10h da manhã, os treze vereadores eleitos para a Legislatura 2017/2020 da Câmara de Prudentópolis, bem como seus respectivos suplentes. Se antes a Câmara exercia grande oposição ao Executivo, nesta gestão o prefeito Adelmo Klosowski (PSDB) contará com um aliado como presidente da Câmara, que escolheu o vereador Marcos Roberto Lachovicz (PSDB) para presidir a Mesa Diretora. Para Adelmo, é importante ter o Legislativo de seu lado, sem deixar de lado sua função fiscalizadora.
“Quando a administração é correta, o prefeito faz questão de ter um Legislativo que fiscalize. A máquina pública é muito complexa e também é viciada. Estamos passando, no Brasil, por um momento de depuração de tudo isso, de moralização, de resgate da ética. E os vereadores têm um papel fundamental para fiscalizar o prefeito e ajudar”, reforçou.
O novo presidente da Câmara, Marcos Roberto Lachovicz (PSDB), foi eleito para o segundo mandato como o vereador mais votado nas eleições de outubro de 2016, com 5,21% dos votos válidos, ou 1.529 votos. Lachovicz agradeceu ao eleitorado pela confiança depositada e também aos demais vereadores, que escolheram a chapa que ele compõe para presidir a Câmara, para fazer um bom trabalho coletivo, ao fiscalizar e legislar.
Cezar Schirlo (PV), que retorna ao Legislativo, agradeceu a Deus, à família e aos amigos por mais uma oportunidade de representar o povo prudentopolitano na Câmara e se comprometeu a trabalhar pelo melhor em prol do município. “Temos uma responsabilidade muito grande nessa Casa de Leis. Quero dizer a todos os prudentopolitanos que podem ter certeza de que podem contar com esse vereador, porque não viemos para brincar com o dinheiro público”, comentou.
A vereadora Soraia Valéria Bubniak (PHS) destacou o fato de esta ser a primeira ocasião na história de Prudentópolis a contar com duas mulheres no Legislativo. “Nossas intenções são as mesmas firmadas em nosso juramento, de cumprir as leis, de trabalhar pelo desenvolvimento do município, pelo bem-estar de seu povo e estar atento para apoiar e discutir cada projeto que chegue, sempre com vistas ao interesse comum”, disse.
Soraia liderou a chapa que concorreu contra Lachovicz pela presidência da Câmara e obteve quatro votos. De acordo com ela, a formação da chapa leva em consideração o fato de que, nas eleições, sua coligação representava oposição ao governo e, portanto, é uma forma de dar uma resposta ao eleitor. “Nossa chance de ganhar era realmente muito remota, mas ficou essa intenção e essa resposta em respeito ao eleitor”, admitiu.
A vereadora rejeita o rótulo de oposição e se coloca, como os demais integrantes da chapa que concorria ao comando da Mesa Diretora, como “ponto de equilíbrio”. “Um ponto interessado em avaliar e apoiar todo bom projeto e questionar se houver alguma dúvida. Queremos ter, como é o ofício do vereador, essa liberdade, mas não seremos oposição por oposição”, concluiu.
José Pereira (PTB) se comprometeu também a exercer um trabalho honesto, transparente, com seriedade e unidos por Prudentópolis, pelo melhor e que, por isso, resolveu apoiar a situação quando se candidatou ao Legislativo.
Também reeleito, o vereador Luciano Marcos Antonio (PSDB), agradeceu a confiança do eleitorado. “Nosso trabalho tem sido feito, viemos desenvolvendo um trabalho perante a população de Prudentópolis. E que 2017 seja um ano de muita realização, promissor para o município e para a administração de Prudentópolis. Estou aqui, mais uma vez, no terceiro mandato, firme e com um desejo maior ainda de trazer muitas realizações para nosso município”, disse.
Foram também empossados os vereadores Carina Rampi (PRB); Adão Kostecki Primo (PSC); Audio Charachouski (PSDB); Valdir Bini (DEM); Iroslau Woruby (PTB); Lademiro Budnik (PSC); Jaison Kuhn (PV) e Anderson Alexandre Lemos (PV), além dos respectivos suplentes.