Na primeira sessão de 2025 foram eleitos os integrantes das Comissões Permanentes, da Comissão de Ética Parlamentar e a nova Procuradora da Mulher/Da Redação

Na primeira reunião da Câmara de Irati realizada em 2025, que aconteceu na noite de terça-feira, foram definidos os integrantes das Comissões Permanentes da Casa. São elas: Justiça, Redação e Legalidade; Finanças, Tributos e Orçamento; Educação, Saúde e Assistência Social; Obras, Patrimônio e Serviços Públicos; além da Comissão de Ética Parlamentar e a nova Procuradora da Mulher.
A Comissão de Justiça, Redação e Legalidade será presidida pelo vereador José Renato Kffuri. O relator será Alcides Cezar Pinto (Batatinha). Já Silvana Rzepka também integra a comissão como membro. A Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento conta com o vereador João Henrique Sabag Duarte na função de presidente, Marcelo Duda (relator) e Teresinha Miranda Veres (membro).
A Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social ficou composta da seguinte forma: Silvana Rzepka (presidente), Teresinha Veres (relatora) e Sybil Dietrich (membro). A comissão de Obras, Serviços e Patrimônio Público conta com os seguintes componentes: presidente: Leomar Jacumasso; relator: Selmo Vieira; e membro Sybil Dietrich; Já a Comissão de Ética Parlamentar será presidida por Alcides Cezar Pinto, tendo como relator João Henrique Sabag Duarte e membro Marcelo Duda.
A vereadora Sybil Dietrich foi eleita Procuradora da Mulher de Irati. Essa função foi criada em 2019 com a finalidade de proteger os direitos e apoiar ações contra a violência e a discriminação das mulheres, incentivando atos que proporcionem a aplicação da Lei Maria da Penha.
Função das comissões
A Comissão de Justiça, Redação e Legalidade trata de assuntos relacionados ao aspecto constitucional e legal, gramatical e lógico dos projetos. Já a Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento analisa projetos de caráter financeiro, orçamentário e tributário especialmente sobre as emendas, contas, abertura de créditos e empréstimos públicos que alterem a receita ou a despesa do município, balancetes e balanços da Prefeitura, entre outros.
Os integrantes da Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos tem o objetivo de analisar obras e serviços prestados pelo município, autarquias, empresas públicas, sociedade de economia mista e concessionárias de serviços públicos do município, assim como os processos referentes ao patrimônio público municipal, indústria, comércio, agricultura e pecuária.
A Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social analisa situações envolvendo os setores de educação, ensino, idosos, pessoas portadoras de deficiência, artes, patrimônio histórico, esportes, higiene e saúde pública, bem como obras assistenciais.
Já a Comissão de Ética Parlamentar atua para preservar a dignidade do mandato dos vereadores e zelar pela observância dos preceitos deste Código e do Regimento Interno da Casa.




